Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O possível diagnóstico do seguinte quadro clínico: edema inicialmente palpebral, evoluindo para anasarca progressiva associada à proteinúria importante, hipoalbuminemia e geralmente com antecedentes de quadro de virose respiratória alguns dias antes, é.
Glomerulonefrite difusa aguda.
Síndrome nefrótica.
Insuficiência cardia por diocardiopatia.
Pielonefrite difusa aguda.
Kwashiokor.
A maioria dos casos de suspeita de fibrose cística (mucoviscidose) são diagnosticados nos primeiros meses de vida. O aumento da tripscina imunorreativa no teste do pezinho indica grande possibilidade da doença, porém o diagnóstico precisa sempre ser confirmado. Dado esse contexto, pergunta-se: qual é o exame específico para proceder a essa confirmação?
Pesquisa sérica de fibrina.
Pesquisa de aspergilose.
Teste de elitrólitos no suor.
Dosagem de eletrólitos séricos.
Hemoglobina glicolisada.
Na abordagem médica, diante de um paciente pediátrico, em ambiente hospitalar, com parada cardiorrespiratória, recomendam-se as seguintes manobras:
I. Iniciar compressões torácicas concomitantes com a ventilação.
II. Acesso venoso ou intraósseo de emergência + adrenalina EV, intraósseo ou pelo tubo a cada 3 - 4 min.
III. Ventilar e oxigenar (O2 a 100%).
IV. Garantir vias aéreas permeáveis, aspirar e, se necessário, entubar.
V. Monitorar e desfibrilar, se houver fibrilação.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA de manobras:
IV, III, I, II, V
I, II, III, IV, V
IV, I, II, III, V
V, II, IV, III, I
II, IV, III, I, V
De acordo com a OMS, são sete os sinais de alarme da criança com risco imediato de morte. Qual dos itens apresentados abaixo NÃO pertence a esse grupo?
Sinais de obstrução respiratória (tiragem, estridor, sufocação, falta de ar).
Dispneia intensa.
Sinais de choque.
Convulsão.
Choro intenso.
Uma criança com 10 anos de idade possui o quadro clínico de instalação abrupta e febre alta (39º C), cefaleia intensa, vômito em jato; foi submetida a punção lombar cujo resultado apresenta leucometria acima de 1000/mm3 sendo em sua maioria constituída por neutrófilos (80%), proteína de 250 mg/dL e glicose de 40 mg/dL. Esse caso trata-se possivelmente de:
Liquor normal para a faixa etária.
Abcesso cerebral.
Meningite bacteriana.
Meningite tuberculosa.
Liquor compatível com meningite viral.
Um recém-nascido (RN), pré-termo, com histórico de asfixia perinatal, hipoxemia, sem utilização de corticoterapia antenatal, apresenta no exame físico, especificamente no cardiovascular, um sopro sistólico ejetivo, rude, com batimentos precordiais divergentes, pulsos amplos, taquicardia, apneia, aumento progressivo de fígado, terceira bulha audível em todo precórdio, mas mais intenso no 2º e 3º EICE nas regiões subclaviculares com irradiação para axila e dorso. Esse caso pode ser considerado como:
Estenose mitral.
Miocardiopatia inespecífica.
Persistência do canal arterial.
CIV.
Estenose aórtica.
Um recém-nascido (RN), primeiro filho, com 5 dias de vida, com 3500 g, 49 cm, sem antecedentes de tocotraumatismo, de tipagem sanguínea semelhante à da mãe, com níveis de bilirrubina indireta de 8 mg e sob aleitamento materno, sugando forte. A mãe, porém, afirma apresentar pouco leite. Esse caso tratase de:
RN normal a termo AIG, sem anormalidade clinicolaboratorial.
RN normal, GIG, sem anormalidade clinicolaboratorial.
RN normal a termo com anemia hemolítica.
RN normal a termo com icterícia fisiológica.
RN normal a termo com síndrome de Gilbert.
Uma criança apresenta antecedentes de impetigo que, após aproximadamente 2 semanas, evolui com edema periocular e segue com edema ascendente de MMII com cacifo positivo e urina escura (semelhante a coca-cola ou chá forte). No exame físico apresenta níveis tensionais elevados. Para esse quadro clínico, o diagnóstico provável é:
Glomerulo nefrite difusa aguda.
Síndrome nefrótica.
Síndrome hemolítica.
Cistite hemorrágica.
Hepatite aguda tipo A.
Um paciente pediátrico, com 2 anos de idade, apresentou no exame físico os seguintes sintomas: irritabilidade, diarreia, anorexia, dificuldade para ganhar peso, febre, vômito, fralda noturna seca e sem foco infeccioso. O diagnóstico provável para esse quadro clínico é:
Infecção do trato urinário.
Otite média aguda.
Síndrome disabsortivo.
Sinusiopatia.
Intolerância à proteína de origem animal.
Um paciente pediátrico de 3 anos de idade, com peso de 15 kg, há 2 dias se apresenta sem febre, com 4 a 6 episódios de vômito e diarreia ao dia. O exame físico acusa: estado geral ruim, subfebril, com perda de peso de 1 kg, taquicardia discreta, respiração normal, enoftalmia, turgor de pele alterado com retorno em 2 segundos, pulsos periféricos um pouco finos, diurese escassa. Diante desse caso, com relação ao aspecto clínico do estado de hidratação, afirma-se:
I. Trata-se de quadro clínico compatível com desidratação moderada.
II. Trata-se de quadro clínico compatível com desidratação grave.
III. Trata-se de quadro clínico compatível com hidratação adequada e normal.
IV. Trata-se de quadro clínico compatível com choque hipovolêmico.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente a afirmativa II.
Somente a afirmativa I.
Somente a afirmativa IV.
Somente as afirmativas I e IV.
Somente as afirmativas II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...