Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos tumores malignos da tireoide, assinale a alternativa incorreta.
O carcinoma medular é um câncer bastante comum que se origina nas células foliculares. Essas células são mais evidentes por coloração de imuno-histoquímica para calcitonita e células neuroendócrinas.
A maioria dos tumores malignos da tireoide origina-se de células epiteliais da glândula.
O carcinoma papilar da tireoide origina-se das células foliculares e é a variante histológica mais comum do câncer da tireoide.
O carcinoma folicular da tireoide é um tumor maligno das células epiteliais e é o segundo câncer mais frequente nesta glândula.
Os tumores oncocíticos são neoplasias caracterizadas pela presença de células de Hürthle
Em relação aos Tumores Germinativos do Testículo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Entre as principais características dos TGT está a de possuir uma velocidade de crescimento muito rápida, com tempo de duplicação de 30 (trinta) a 40 (quarenta) dias.
( ) O seguimento dos pacientes com carcinoma in situ (Cis) indica que 50% (cinquenta por cento) destes evoluem para TGT em 5 (cinco) anos.
( ) Os tumores de testículo têm a capacidade de produzir glicoproteínas que são excelentes indicadores da atividade tumoral. A maioria dos seminomas produz a alfafetoproteína e a fração beta da gonadotrofina coriônica (beta HCG).
( ) O desenvolvimento da doença metastásica é três vezes mais comum nos tumores seminomatosos, motivo pelo qual são considerados mais agressivos.
F/ V/ V/ V
V/ V/ V/ V
F/ F/ V/ V
V/ F/ F/ F
V/ V/ F/ F
J. P., sexo masculino, foi diagnosticado com câncer de pênis com lesões infiltrativas e, após vários exames, foram constatadas lesões penianas extensas, proximais e com envolvimento da bolsa testicular. Dessa forma, pode-se afirmar que o tratamento mais adequado para este caso é realizar um(a)
penectomia parcial.
penectomia total.
circuncisão.
emasculação.
tratamento com laser, radioterapia, quimioterapia ou associação de rádio e quimioterapia.
Em relação ao carcinoma espinocelular (CEC) de pênis, analise as assertivas abaixo.
I. O CEC de pênis é praticamente uma doença locorregional.
II. A via linfática é a via de disseminação usual desse câncer, sendo acometidos sucessivamente os linfonodos inguinais superficiais; a seguir, os inguinais profundos; depois os ilíacos; e finalmente os periaórticos.
III. A via de disseminação hematogênica é bastante comum, já que o tumor acomete um órgão muito vascularizado.
É correto o que se afirma em
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
J. L. C., sexo masculino, sexagenário, vai ao consultório médico levando consigo os exames solicitados pelo cancerologista. Ao abri-los, o especialista se depara com níveis séricos de PSA: 11ng/ml. Com base nesse quadro, é correto afirmar que
o risco de câncer de próstata é baixo, estando indicada biópsia rotineira.
a chance de existir neoplasia prostática é relativamente alta, estando indicada biópsia local, independente dos achados do toque digital.
há chances desprezíveis de presença de câncer de próstata em pacientes com toque prostático normal.
o risco de câncer de próstata é baixo, estando indicada biópsia local, dependendo dos achados do toque digital.
a chance de existir neoplasia prostática é alta, estando indicada biópsia local em caso de toque digital positivo.
Em relação ao câncer de próstata, assinale a alternativa correta.
Mais de 95% (noventa e cinco por cento) das neoplasias de câncer de próstata são representadas pelos adenocarcinomas, que se localizam na zona central em 75% (setenta e cinco por cento) dos casos.
O sistema de graduação histológico mais utilizado é o de Gleason. Nesse sistema, os tumores são classificados em cinco graus, denominando-se grau V as lesões mais diferenciadas e grau I as mais indiferenciadas.
Nas neoplasias prostáticas, a presença de marcadores tumorais específicos, como a fosfatase ácida e o antígeno prostático específico permite que, por meio de métodos imunoistoquímicos, os adenocarcinomas locais possam ser diferenciados de outros tumores.
Diferentemente de outras neoplasias, a evolução dos pacientes com adenocarcinoma da próstata não está relacionada com a extensão da neoplasia.
Além do toque retal e da ultrassonografia transretal, que permitem avaliar localmente a extensão do tumor, o estadiamento é feito exclusivamente por antígeno prostático específico.
L. M., 35 anos, sexo feminino, apresenta papanicolau alterado e na colposcopia a junção escamo-cervical (JEC) não foi adequadamente visualizada. Assinale a alternativa que apresenta o procedimento ideal para estadiamento nesse caso.
Anamnese e exame físico.
Ultrassonografia pélvica.
Citologia esfoliativa.
Histologia de lesões biopsadas (curetagem endocervical).
Ultrassonografia transvaginal.
Na doença de Hodgkin refratária ou recorrente após o tratamento radioterápico somente, é recomendado:
esquema de resgate DHAP.
BEAM.
BCNU.
CBV e transplante.
ABVD por 6 a 8 ciclos.
A melhor opção de tratamento para os linfomas de baixo grau CD20 positivos é:
CHOP.
MCP.
combinação deCHOPcom radioterapia.
combinação de rituximabe com quimioterapia.
combinação deMCPcom quimioterapia.
Olinfoma de células Bde Burkitt éumlinfoma:
de baixo grau de célulasTou células B.
de alto grau de célulasTou células B.
do manto de células B
de grau intermediário de célulasTou células B.
angiocêntrico de células T.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...