Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 9 anos chega ao ambulatório com queixa de baixo rendimento escolar. Não há história de qualquer intercorrência perinatal ou atraso do desenvolvimento psicomotor. Ingressou na escola aos 4 anos e foi alfabetizada aos 6 anos sem nenhuma dificuldade. Os sintomas tiveram início no último ano, após a troca de turma e são relatados pela escola, mas não pelo professor do curso de inglês. Durante a consulta, a criança disse: não me sinto bem nessa escola e os colegas mexem muito comigo.Amãe está muito preocupada porque a filha não quer mais brincar com os primos, dorme muito e está com pouco apetite.Aavaliação neuropsicológica revelou: QI global: 84 (executivo: 78; verbal: 90). Dentre as opções abaixo, qual seria a conduta mais recomendada?
Iniciar metilfenidato.
Encaminhar para o fonoaudiólogo.
Solicitar eletroencefalograma.
Solicitar exame de neuroimagem.
Encaminhar a criança para avaliação da saúde mental.
Entre os achados clínicos listados abaixo, aquele que pode indicar uma lesão motora central em uma criança de 6 meses é a presença de:
reflexo tônico-cervical assimétrico.
hipotonia.
preensão plantar.
reflexo de Landau.
sinal de Babinsky.
Um paciente de 8 anos foi internado com quadro clínico sugestivo de encefalomielite aguda disseminada (ADEM), confirmado pela ressonância magnética. Dentre os achados liquóricos abaixo, qual o que você comumente espera encontrar nessa criança?
Presença de bandas oligoclonais.
Síntese intratecal de IgG.
Celularidade discretamente aumentada com proteína elevada.
Reação deWeinberg positiva.
Entre as drogas antiepilépticas listadas abaixo, qual a mais indicada para iniciar o tratamento de um adolescente de 14 anos com crises mioclônicas frequentes e que são agravadas pela privação do sono e uso de bebidas alcoólicas?
Lamotrigina.
Etosuximida.
Clobazam
Ácido valproico.
Carbamazepina.
Você está atendendo uma criança de 2 anos que está apresentando crise convulsiva tônico-clônica generalizada há 45 minutos e que não foi revertida após o tratamento venoso com diazepam (3 doses) e fenitoína (dose de ataque). Neste caso, o próximo passo terapêutico a ser dado é:
repetir o diazepam venoso.
iniciar midazolam em infusão contínua.
iniciar tiopental venoso.
aplicar midazolam intranasal.
iniciar quetamina venosa.
Entre os achados laboratoriais abaixo, qual o que sugere o diagnóstico de doença da betaoxidação em um lactente com epilepsia, hipoglicemia e hiperamoniemia leve?
Acidose metabólica com anion gap aumentado.
Cetonúria.
Exame de elementos anormais na urina com resultado normal.
Ureia com níveis inferiores a 10 mg/dL.
Acidose metabólica com anion gap normal.
Um menino de 2 anos chega ao pronto-socorro para atendimento. Sua mãe relata que o paciente, desde hoje, não está conseguindo ficar de pé, cai com facilidade e está sentindo fortes dores, pois chora quando fica de pé. Ao ser perguntado, informa que a criança estava com quadro gripal há cerca de uma semana. Seu exame clínico foi normal e o exame neurológico evidencia: redução distal da força em membros inferiores com hiporreflexia bilateral do reflexo Aquileu; sensibilidade e pares cranianos sem alterações. Considerando sua principal hipótese diagnóstica, qual seria o achado laboratorial que você esperaria encontrar?
Elevação da bilirrubina indireta.
Elevação da celularidade no liquor.
Elevação da celularidade no liquor.
Elevação da proteína no liquor.
CPKsuperior a 5.000 U/mL.
Paciente de 6 anos, do sexo masculino, filho de pais consanguíneos, previamente hígido, com quadro de epilepsia mioclônica progressiva iniciada há 10 meses , associada à regressão do desenvolvimento psicomotor. Seu exame neurológico evidencia déficit cognitivo leve a moderado e ataxia cerebelar com sinais piramidais. Dentre os exames abaixo, assinale aquele que poderá auxiliar no diagnóstico etiológico desta encefalopatia.
Dosagem de betaglicuronidase.
Eletrorretinograma.
Eletroencefalograma.
Exame do liquor.
Dosagem de galactocerebrosidase.
Uma criança com 8 anos foi admitida em uma Unidade de Terapia Intensiva com quadro de meningite bacteriana. No liquor foi isolado Meningococo do tipo C.Atualmente está no quinto dia de tratamento com ceftriaxona e você foi chamado porque o paciente está apresentando febre, alteração do sensório e hemograma alterado com elevação da proteína-C reativa. Dentre as opções abaixo, qual a orientação que deve ser oferecida ao pediatra assistente?
Realizar nova punção lombar.
Manter o tratamento clínico e observar evolução em48 horas.
Associar aciclovir ao esquema terapêutico.
Trocar o antibiótico para cefepima.
Solicitar exame de neuroimagem (ressonância).
Uma criança de 7 anos chega ao ambulatório de neuropediatria para consulta de primeira vez, com queixa de dificuldades no aprendizado e na alfabetização. A mãe não relata nenhum outro sintoma na anamnese dirigida, o exame neurológico é normal e sua hipótese diagnóstica é que o paciente a presenta dislexia . A mãe trouxe um eletroencefalograma solicitado pelo pediatra e o exame apresenta a seguinte alteração: EEG anormal inespecífico, com ritmo dominante posterior com frequência teta de 5 Hz. Nesse caso, a melhor droga a ser prescrita é:
nenhuma.
carbamazepina
ácido valproico.
topiramato.
lamotrigina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...