Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Utilize o caso descrito abaixo para resolver às questões 41 e 42.
JS, 38 anos, casado, pescador, previamente hígido, procurou o serviço de Neurologia, queixando-se de que há 48 h iniciou com um desconforto em hemiface esquerda associada a discreta dor retroauricular ipsilateral. Ao acordar pela manhã estava com sensação de peso na respectiva região e ao olhar-se no espelho assustou-se ao perceber que seu rosto estava desfigurado. Deu-me um ar era sua única queixa. Nega uso de álcool, assim como de qualquer droga legal/ilegal. O exame clínico era normal, exceto por paralisia dos músculos da hemiface esquerda responsáveis pela mímica facial.
A partir dos dados do caso 2, é correto afirmar:
Houve acometimento central do VII par craniano contralateral à paralisia.
Houve acometimento periférico do VII par craniano ipsilateral à paralisia.
Houve acometimento periférico do V par craniano contralateral à paralisia.
Houve acometimento central do V par craniano ipsilateral à paralisia.
Houve acometimento periférico do VII par craniano contralateral à paralisia
MS, uma senhora de 46 anos, do lar, foi trazida à emergência por paralisia. Sintomas de fraqueza muscular iniciaram após uma infecção viral há dez dias. Iniciaram nos membros inferiores e gradualmente acometeram membros superiores também. Ao exame: funções cognitivas normais; esfíncteres preservados e sensibilidades normais; entretanto, nota-se tetraparesia acentuada associada à paresia facial periférica bilateral e com reflexo cutâneo-plantar em flexão bilateral.
Qual dos procedimentos abaixo listados você deve indicar para confirmar a hipótese diagnóstica da paciente MS do Caso 1?
TC do Crânio
RM do Crânio
RM da Medula espinhal
Eletroneuromiografia
Exame do Líquido Céfalo-Raquidiano
MS, uma senhora de 46 anos, do lar, foi trazida à emergência por paralisia. Sintomas de fraqueza muscular iniciaram após uma infecção viral há dez dias. Iniciaram nos membros inferiores e gradualmente acometeram membros superiores também. Ao exame: funções cognitivas normais; esfíncteres preservados e sensibilidades normais; entretanto, nota-se tetraparesia acentuada associada à paresia facial periférica bilateral e com reflexo cutâneo-plantar em flexão bilateral.
Considerando o caso 1, seu diagnóstico mais provável é:
Miastenia Gravis.
Esclerose Múltipla.
Síndrome de Guillain-Barre.
Doença do Neurônio Motor.
Paralisia Supranuclear Progressiva.
Assinale a alternativa contendo uma lista de drogas todas capazes de atenuar Tremor Essencial.
Álcool, benzodiazepínicos, beta-bloqueadores e barbitúricos
Álcool, benzodiazepínicos, beta-bloqueadores e carbamazepina
Benzodiazepínicos, beta-bloqueadores, barbitúricos e valproato de sódio
Benzodiazepínicos, beta-bloqueadores, fenitoína e etosuximide
Benzodiazepínicos, beta-bloqueadores, aspirina e valproato de sódio
Uma senhora negra de 61 anos, divorciada, foi encaminhada por dificuldade para andar e tristeza. Ela trabalhou durante aproximadamente 35 anos como dentista na sua cidade de origem e refere que estava assintomática até há cerca de um ano, quando seus sintomas atuais iniciaram. Durante estes últimos anos, tinha como atividade principal cuidar do seu jardim; porém, nos últimos meses nem isso consigo fazer, até parece que estou com a doença do amarelão. Usa, desde há aproximadamente 10 anos, moduretic para HAS e episodicamente toma bromazepam 3-6 mg/dia, especialmente quando sua filha lhe visita. Há dois anos o médico que lhe assiste recomendou cinarizina para tratar um transtorno do labirinto (sic) e desde então faz uso diário desta droga (25-75 mg/dia). Seu exame clínico exibia pobres alterações; contudo, além de uma face melancólica, hipertonia em roda denteada era bem evidente em ambos os membros superiores.
Diante disso, você deve pensar prioritariamente em:
Miastenia gravis.
Anemia falciforme.
Miosite paraneoplásica.
Depressão e parkinsonismo induzido por Cinarizina.
Doença de Parkinson associada a Depressão secundária.
AH, 31 anos, é um trabalhador de escritório em uma firma de Araquari, norte de Santa Catarina. Relata que ultimamente sua capacidade de trabalho está indo para o beleléu. A memória está péssima e uma preguiça grande lhe impede de fazer suas tarefas. Além disso, relata ganho de peso acentuado aproximadamente 20 kg no último ano. Aos 16 anos, devido a um ataque epilético, episódio único, foi lhe prescrito fenitoína e desde então usa 100 mg/dia. Sua história familiar é negativa. Ao exame, nota-se significativa lentidão cognitiva e um peso exagerado, 105 kg para uma altura de 1,72 m e reflexos tendinosos aquileus com respostas lentas.
Diante disso, qual dos diagnósticos é o mais provável?
Miastenia Gravis
Obesidade mórbida
Síndrome Miastênica
Hipotireoidismo primário
Hipotireodismo secundário ao uso de fenitoína
Um senhor de 49 anos foi encaminhado para avaliação por apresentar comportamento inadequado. Ele é um servidor público e familiares revelam uma vida normal até há cerca de um mês quando seus sintomas iniciaram. Além disso, referem uso abusivo de álcool desde há alguns anos e que há cerca de três meses esteve envolvido em um acidente de trânsito sem maiores consequências; porém, foi mantido em serviço de emergência por 24 h para observação. Seu exame revela hipertrofia de parótidas e sintomas sugestivos de demência: desorientação temporo- -espacial e dificuldade para andar, bem como para identificar pessoas familiares. Seus movimentos oculares eram normais.
Diante dessas informações, qual das alternativas diagnósticas abaixo listadas deveria ser prioritária?
Meningite crônica
Doença de Alzheimer
Hematoma subdural crônico
Hidrocefalia de baixa pressão
Síndrome de Wernick-Korsakoff
Pessoas sofredoras de Miastenia Gravis apresentam fraqueza muscular como sintoma principal. Caracteristicamente ela se acentua no período vespertino. Isso se deve a bloqueio dos receptores da acetil colina na placa motora por autoanticorpos produzidos no Timo. Caso tenham diplopia como queixa associada é bastante provável que exibam ptose palpebral, uni ou bilateral.
Nesta situação, poderíamos fazer 3 testes diagnósticos. Identifique a alternativa correta.
Colocar água quente sobre a pálpebra, Dipirona IM, Teste de Jolly.
Colocar gelo sobre a pálpebra, Cloridrato de Edrofônio IM, Teste de Jolly.
Colocar água morna na pálpebra, Cloridrato de Edrofônio, Teste de Jolly.
Colocar água quente sobre a pálpebra, Midazolam IM, Teste de Jolly.
Colocar gelo sobre a pálpebra, Midazolam IM, Teste de Jolly.
JS é um adulto jovem encaminhado para avaliação por crises de epilepsia de início tardio. Ele é natural do sul catarinense onde trabalha no campo. Suas crises iniciaram-se recentemente e pela descrição são do tipo tônico-clônicas. Entretanto, EEG exibe inequívocos sinais de atividade irritativa focal temporal direita. O seu exame clínico é normal. Sua história pregressa não exibe nada relevante; todavia, sua mãe e outro irmão também apresentam crises epiléticas esporadicamente. A mãe conhece carne de porco com pipoca.
Com estes dados é possível estabelecer o diagnóstico de Epilepsia Parcial; mas, qual seria a mais provável etiologia da epilepsia de SS?
Cisticercose
Criptococose
Mal formação artério-venosa
Tumor cerebral
Sensibilidade alterada é um detalhe semiológico que deveria ser motivo para, em princípio, excluir a possibilidade diagnóstica de qualquer apresentação da Doença do Neurônio Motor.
Outro sintoma, descrito em uma das alternativas abaixo, deveria igualmente questionar essa possibilidade. Identifique-a.
Disartria
Atrofia muscular
Incontinência vesical
Fasciculações
Disfagia
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...