Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com fundamento na Lei no 6.745, de 28 de dezembro de 1985, que estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Santa Catarina, verificada acumulação proibida de cargos, funções ou empregos e, em processo sumário, comprovada a boa fé, o funcionário será obrigado a optar por um dos cargos no prazo de:
5 dias.
10 dias.
15 dias.
30 dias.
60 dias.
Sobre as doenças do sistema nervoso periférico:
I. Dentre as neuropatias periféricas associadas a proteínas monoclonais, o tipo mais frequente é a secundária ao mieloma múltiplo.
II. A neuropatia hereditária com suscetibilidade à paralisia por pressão é uma doença autossômica recessiva caracterizada por aumento da suscetibilidade dos nervos periféricos à tração mecânica ou compressão.
III. Na síndrome de Guillain-Barré (SGB), a presença de pleocitose moderada no exame do líquido cefalorraquidiano é uma característica da SGB associada à infecção pelo HIV.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Sobre as ataxias:
I. São causas de ataxia adquirida: álcool, drogas (anticonvulsivantes, quimioterápicos), doença celíaca, degeneração paraneoplásica e hipotireoidismo.
II. A ataxia de Friedreich é secundária à expansão do trinucleotídeo GAA no gene FRDA localizado no cromossomo 9 e caracteriza-se clinicamente por ataxia, arreflexia e sinais de envolvimento do SNC.
III. A ataxia espinocerebelar tipo 3 (doença de Machado-Joseph) está associada a padrão autossômico recessivo de herança e pode apresentar-se clinicamente com sintomas extrapiramidais predominantes.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Instruções: As informações abaixo referem-se às questões de números 58 a 60.
Em cada uma destas questões são apresentadas três afirmativas e para respondê-las use a chave abaixo:
Sobre as neurofibromatoses:
I. A neurofibromatose tipo 2 (NF2) é a síndrome neurocutânea mais comum, e ocorre em 1 a cada 3000 pessoas.
II. As lesões cutâneas da NF1 são manchas café-au-lait, neurofibroma subcutâneo, neurofibroma plexiforme e sardas axilares.
III. Os nódulos de Lisch, patognomônicos da NF1, são alterações esqueléticas que favorecem a ocorrência de fraturas patológicas e pseudoartrose subsequente.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Sobre as neoplasias do sistema nervoso central, é correto afirmar:
Os ependimomas estão localizados nas proximidades dos ventrículos e no espaço subaracnoideo, e são os principais tumores extramedulares nos adultos.
Os meningiomas são benignos em cerca de 80% dos casos e são mais prevalentes na segunda década de vida.
Os glioblastomas têm maior incidência em adultos jovens (30 a 40 anos) e estão associados à sobrevida de 1 a 2 anos.
Os papilomas do plexo coroide estão localizados no quarto ventrículo, ângulo pontocerebelar ou ventrículos laterais, e apresentam hidrocefalia como complicação frequente.
Os oligodendrogliomas têm maior incidência nas 6ª e 7ª décadas de vida e localização mais comum na fossa posterior.
É correto afirmar:
São causas de insônia: acromegalia, uso de betabloqueadores e doença pulmonar obstrutiva crônica.
São características clínicas secundárias à insônia crônica: aumento do ritmo cardíaco, aumento do tônus simpático, diminuição do metabolismo de glicose cerebral e aumento dos níveis de melatonina noturna.
São características clínicas da narcolepsia: hipersonolência, cataplexia, alucinações hipnagógicas e paralisia do sono.
A narcolepsia é caracterizada por ataques de sono associados a alucinações hipnagógicas na maioria dos casos.
O sonambulismo é a parassonia mais prevalente e sua maior incidência ocorre nas 3a e 4a décadas de vida.
I-2, II-4, III-3, IV-6, V-5, VI-1.
I-1, II-6, III-4, IV-2, V-5, VI-3.
I-6, II-3, III-5, IV-2, V-1, VI-4.
I-3, II-6, III-5, IV-1, V-2, VI-4.
I-6, II-3, III-5, IV-2, V-4, VI-1.
Sobre as cefaleias autonômicas trigeminais (CAT), é correto afirmar:
Na análise do sangue da veia jugular ipsilateral ao lado doloroso durante os ataques de cefaleia em salvas e hemicrania paroxística encontram-se concentrações aumentadas do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina e do peptídeo vasoativo intestinal.
Fazem parte do grupo das CAT a cefaleia em salvas, a hemicrania paroxística e a síndrome SUNCT (short-lasting unilateral neuralgiform headache attacks with conjunctival injection and tearing).
O efeito terapêutico do sumatriptano nos ataques de cefaleia em salvas está possivelmente relacionado à grande facilidade com que a droga ultrapassa a barreira hematoencefálica e antagoniza os receptores centrais 5-HT1D e 5-HT1B.
A cefaleia em salvas epsódica pode ser tratada por estimulação de alta frequência do hipotálamo posterior como primeira opção terapêutica.
Apneia obstrutiva do sono, tabagismo, altitudes elevadas, diferentemente do uso de álcool e da privação de sono, são gatilhos associados ao aparecimento dos episódios dolorosos em salvas.
É correto afirmar sobre a encefalomielite disseminada aguda (ADEM):
A presença de lesões grandes, edematosas, captantes de gadolínio e que acometem a substância cinzenta superficial (córtex) e profunda (núcleos da base) são achados característicos ao exame de imagem por ressonância magnética.
A leucoencefalite hemorrágica aguda é a forma variante mais comum e menos grave de ADEM, o que se deve a menor intensidade de resposta imunológica do indivíduo acometido ou ao tipo de agente infeccioso envolvido na fase présintomática.
É mais comum em adolescentes e adultos com menos de 40 anos de idade; antecedente infeccioso ou vacinal pode ser detectado entre 50 e 75% dos casos.
Quando comparada à esclerose múltipla, as manifestações clínicas costumam ser mais discretas e raramente podem incluir encefalopatia, coma, crise epiléptica tônicoclônica generalizada, cefaleia, neurite óptica, déficits piramidais, cerebelares e sensitivos.
Trata-se de condição monofásica e não recidivante.
Sobre as síndromes neurológicas do espectro anti-aquaporina-4, é correto afirmar:
Pacientes soronegativos para a anti-aquaporina-4 apresentam risco aumentado para outras doenças da autoimunidade.
Os interferons beta e o acetato de glatirâmer são opções terapêuticas.
A ocorrência de leucoencefalopatia posterior reversível parece ser mais comum em indivíduos soronegativos para a antiaquaporina- 4.
A presença do autoanticorpo sérico anti-aquaporina-4 não se correlaciona com o risco de recidivas clínicas e não interfere na conduta terapêutica.
Neurite óptica recorrente ou bilateral, mielite transversa longitudinalmente extensa, neuromielite óptica, vômitos ou soluços incoercíveis são manifestações clínicas possíveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...