Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os tumores invasivos dos seios paranasais habitualmente são responsáveis pelo aparecimento da síndrome de:
Fothergirll.
Horner.
Tolosa-Hunt.
Fitzgerald.
Kawasaki.
A fratura que tem o pior prognóstico quando tratada de maneira conservadora é a:
do enforcado.
de Jéferson, com deslocamento das massas laterais inferior a 4 cm.
do odontoide tipo I.
do odontoide tipo II.
do odontoide tipo III
A diferença essencial entre a cavidade siringomiélica e a cavidade hidromiélica é:
na hidromielia é revestida por células ependimárias e na siringomielia não.
na hidromielia é revestida com plexo coroide e na siringomielia não.
na siringomielia contém líquor e na hidromielia contém plasma.
na siringomielia é focal e na hidromielia é mais extensiva.
na siringomielia é um alargamento do canal central e na hidromielia é um alargamento do septo mediano anterior.
Com relação à insuficiência renal, julgue os itens seguintes.
Considere o seguinte caso clínico.
Uma mulher de cinquenta e sete anos de idade procurou o pronto-socorro, queixando-se de mal-estar e edema. Referiu ser saudável e não tomar medicamentos. Um exame físico abrangente, incluindo provas laboratoriais de rotina, fora realizado três meses antes, tendo sido os resultados totalmente normais. A paciente relatou que esses sintomas já ocorriam havia algumas semanas e que não observara mudanças no volume de urina, mas notara nictúria. O exame físico revelou paciente em bom estado geral, corada, acianótica, afebril ao toque, com edema nos membros inferiores e hipertensão. Não foram observados achados físicos dignos de nota. As provas laboratoriais mostraram os resultados listados a seguir. Eletrólitos séricos: sódio = 138 mEq/L, potássio = 5,8 mEq/L, cloreto = 100 mEq/L, bicarbonato = 18 mEq/L; ureia sanguinea = 92 mg/dL; creatinina sérica = 5,8 mg/dL; hematócrito = 31%; contagem de leucócitos = 9.700 mm3 e VHS = 40 mm/h; EAS: pH = 5,5, proteína = 2+, 10 a 20 hemácias por campo de grande aumento, e raros cilindros eritrocitários; anticorpos antinucleares, complemento (CH50), títulos de antiestreptolisina-O (ASO) e anticorpos reumáticos normais. Realizou-se biópsia renal percutânea, cujo resultado revelou que cerca de 80% dos glomérulos encontrados tinham crescentes epitélios proliferativos. A imunofluorescência mostrou retenção inespecífica de baixos níveis de IgG e IgA, complemento e fibrina.
No caso clínico apresentado, é correto o diagnóstico de glomerulonefrite idiopática rapidamente progressiva, e o tratamento de escolha deve ser constituído de pulsoterapia com metilpredisolona venosa e hemodiálise.
Com relação à insuficiência renal, julgue os itens seguintes.
Caso uma paciente de vinte oito anos de idade que se submete a tratamento de terapia renal substitutiva apresente, frequentemente, quadro de pielonefrite aguda (PNA) por cálculo coraliforme, será correto indicar a nefrectomia do rim nativo comprometido, devido ao risco de sepse grave por PNA.
A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.
Se um rapaz de vinte anos de idade, sadio, com peso de 70 kg e altura de 1,72 m, ingerir, rapidamente, 2 L de água mineral, ele apresentará inibição da secreção de vasopressina, redução da capacidade de concentração urinária, diurese hiposmótica e redução da carga corporal de sódio.
A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.
Considere o seguinte caso clínico.
Um paciente com setenta e cinco anos de idade, recém-submetido a ressecção transuretral da próstata, apresentava-se confuso e torporoso. Encontrava-se euvolêmico, com PA = 130 mmHg × 90 mmHg, peso = 80 kg, sódio = 113 mEq/L e potássio = 4,5 mEq/L no sangue e osmolaridade sérica = 23 mOsm. No intraoperatório, ele recebera 5 L de infusão intravenosa de cristaloides. Nesse caso clínico, a conduta correta seria infudir cloreto de sódio a 3% em uma velocidade de 100 mL/h por três horas, devendo-se, posteriormente, repetir os exames e reavaliar a condição clínica do paciente.
A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.
A concentração de sódio encontrada na solução de Ringer Lactato é de 130 mEq/L.
A respeito de distúrbios eletrolíticos, julgue os itens subsequentes.
Considere o seguinte caso clínico.
Um homem de quarenta e cinco anos de idade, em tratamento de carcinoma de pulmão com radioterapia, deu entrada, torporoso, no hospital. No exame físico, apresentava-se corado, hidratado, sem cianose, com peso de 70 kg, e não parecia emagrecido. Reagiu aos estímulos álgicos, abriu os olhos à solicitação verbal e não apresentou rigidez de nuca. Estava normotenso, sem edemas, e a ausculta cardíaca não demonstrou anormalidade. O paciente apresentava murmúrio vesicular diminuído na base pulmonar direita, e seu abdome não apresentava visceromegalias. A gasometria arterial e a glicemia, a creatinina e a ureia séricas estavam em níveis normais. O sódio sérico era de 110 mEq/L.
Nesse caso clínico, as quantidades aproximadas, em gramas ou milimoles de sódio, que deveriam ser calculadas inicialmente para reposição nas primeiras vinte e quatro horas do tratamento seriam, respectivamente: 24 g ou 420 mmol.
A respeito de alterações de doenças renais por uso de anti-inflamatórios e com relação a doenças hereditárias, julgue os próximos itens.
Considere o seguinte caso clínico.
Uma mulher de cinquenta anos de idade, com histórico de diabetes e não insulinodependente há dez anos, queixa-se de lombalgia, para cujo tratamento foram prescritos 50 mg de Voltaren®, três vezes ao dia. Após quatro semanas, a paciente retornou para avaliação, tendo os exames laboratoriais apresentado o seguinte resultado: eletrólitos séricos: sódio = 136,0 mEq/L, potássio = 6,2 mEq/L, cloreto = 106,0 mEq/L, bicarbonato = 18,0 mEq/L; ureia sanguínea = 55 mg/dL; creatinina sérica = 5,3 mg/dL. Além disso, em exames realizados um ano e seis meses antes, constatou-se que o nível sérico de creatinina dessa paciente era de 2,2 mg/dL. Com base nesse caso clínico, é correto afirmar que a piora da função renal deve-se ao uso de AINS, cuja ação de inibição de prostaglandina e prostaciclina ocasiona isquemia renal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...