Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as vias de entrada no organismo de agentes químicos ocupacionais, como por exemplo as poeiras, a via mais importante é a
respiratória (nasal).
pele intacta.
digestiva.
pele doente (com eczemas e fissuras, por exemplo).
respiratória (oral).
Na NR 17 − Ergonomia, o Anexo II trata sobre o trabalho em teleatendimento/telemarketing. Em relação à questão das pausas de descanso, é correto afirmar:
O operador terá direito de optar ou pelas pausas (2 períodos de 10 minutos), ou pelo intervalo para repouso e alimentação (20 minutos).
A fruição de pausas de descanso deverá ocorrer no posto de trabalho.
Devem ser garantidas pausas no trabalho imediatamente após operação onde haja ocorrido ameaças, abuso verbal, agressões ou que tenha sido especialmente desgastante.
As pausas estão excluídas do tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento.
O registro de pausas deve ser disponibilizado para a fiscalização do trabalho; não há necessidade dos trabalhadores terem acesso aos seus registros.
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado pela Lei no 6.321, de 14 de abril de 1976, que faculta às pessoas jurídicas a dedução das despesas com a alimentação dos próprios trabalhadores em até 4% do Imposto de Renda (IR) devido, e está regulamentado pelo Decreto no 05, de 14 de janeiro de 1991, e pela Portaria no 03, de 1o de março de 2002. O percentual protéicocalórico (NdpCal) em todas as refeições deve ser de, no mínimo,
seis por cento.
dez por cento.
doze por cento.
vinte por cento.
vinte e cinco por cento.
Em relação ao trabalho em turnos, analise os itens abaixo:
I. Em trabalhadores que exercem suas atividades em turnos alternantes e/ou em trabalho noturno, com dificuldades de adaptação, o diagnóstico de transtorno do ciclo vigília-sono relacionado ao trabalho, excluídas outras causas não-ocupacionais, pode ser enquadrado no Grupo I da Classificação de Schilling, em que o trabalho desempenha o papel de causa necessária.
II. Em casos particulares de trabalhadores previamente lábeis ou hipersuscetíveis, circunstâncias, como o trabalho em turnos ou trabalho noturno, poderiam eventualmente desencadear, agravar ou contribuir para a recidiva da doença, o que levaria a enquadrá- la no Grupo III da Classificação de Schilling.
III. Trabalhadores em turnos e trabalhadores noturnos não estão sujeitos a sofrerem maiores riscos de doenças cardiovasculares, gastrintestinais e transtornos mentais.
É correto o que consta APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Servidor é médico, 40 anos de idade, com quadro clínico de insônia, irritabilidade, fadiga, tremores e inquietação, com história de grande envolvimento subjetivo com o trabalho, passou a tratar com indiferença seus pacientes e sentir-se incompetente no trabalho, associado a um sentimento de exaustão emocional. Está cogitando abandonar o trabalho. A melhor hipótese diagnóstica para o caso descrito é
Neurastenia (Síndrome de fadiga relacionada ao trabalho).
Estado de estresse pós-traumático.
Episódio depressivo.
Síndrome de Burn-Out ou síndrome do esgotamento profissional.
Neurose profissional.
Durante um atendimento de exame admissional no TRF de uma mulher de 26 anos de idade, da carreira da Magistratura, a vacina que o médico do trabalho deve indicar, segundo o Calendário de Vacinação Ocupacional − SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) é:
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
HPV.
Vacinas contra difteria, tétano e coqueluche.
Hepatites A&B.
Influenza.
Maria, 21 anos de idade, ensino médio completo, está no seu primeiro emprego, com início das atividades há um ano; função: operadora de telemarketing; trabalha numa empresa que presta serviço para uma companhia telefônica; é responsável por atender clientes que querem cancelar o serviço telefônico e tem uma supervisora que exige produtividade, ou seja, o menor índice possível de cancelamentos de assinantes. Relata que frequentemente ouve xingamentos e maus-tratos dos clientes durante seu trabalho. Há cerca de 2 (dois) meses começou com sintomas de ansiedade, irritabilidade, desânimo, insônia e anorexia. Foi ao médico psiquiatra, e este fez um diagnóstico de síndrome depressiva e ansiosa, e solicitou um afastamento inicial de 30 (trinta) dias. Nesse caso, é correto afirmar:
não há relação entre a doença e o trabalho, pois é o primeiro emprego e o tempo de exposição não é suficiente para desencadear tal síndrome.
há relação entre as condições difíceis do trabalho e a síndrome apresentada, classificada como Grupo I da Classificação de Schilling.
não há relação com o trabalho, pois esse quadro clínico é comum em mulheres nessa faixa etária.
trata-se de nexo epidemiológico, portanto, o perito do INSS não deverá caracterizar a espécie acidentária.
há elementos na anamnese ocupacional que permitem o estabelecimento do nexo ocupacional no Grupo II da Classificação de Schilling.
O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento. Em todos os graus de risco, o profissional que deve integrar necessariamente o SESMT em maior número é o
Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Médico do Trabalho.
Enfermeiro do Trabalho.
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
Técnico de Segurança do Trabalho.
Conforme a NR 5, que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA antes da posse. O treinamento deverá contemplar, no mínimo, os seguintes itens:
I. estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo.
II. noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa.
III. noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida − AIDS, e medidas de prevenção.
IV. noções sobre uso, abuso e dependência de álcool e outras substâncias psicoativas, e medidas de prevenção.
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR 9), é correto afirmar:
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos existentes nos ambientes de trabalho, que são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
A primeira etapa do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores.
A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA deverão ser feitas, obrigatoriamente, pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho − SESMT.
As medidas de proteção individual antecedem, hierarquicamente, as de proteção coletiva.
A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência, e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...