Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à púrpura pós-transfusional (PPT), pode-se afirmar que:
O tratamento com imunoglobulinas intravenosas deve ser evitado, pois pode causar a plaquetopenia paradoxal.
A plasmaferese para remover anticorpos se mostrou ineficaz porque nesta reação pós-transfusional não foram detectados anticorpos específicos contra plaquetas no soro do receptor.
As transfusões adicionais de plaquetas podem ser realizadas, com segurança após 24 horas do primeiro episódio, pois a PPT tende a desaparecer com transfusões posteriores
Em geral, não há necessidade de terapia específica, mas as transfusões posteriores necessitam de um intervalo de pelo menos 48 horas após o primeiro episódio de PP
Manifesta-se por trombocitopenia 7 a10 dias pós- t ransfusão de plaquetas e ocor re predominantementeemmulheres.
Uma menina de doze anos de idade foi levada pela mãe a consulta ambulatorial por apresentar aumento da tireoide, notado havia três meses. A mãe e a menina relataram odinofagia e negaram sinais ou sintomas de hiper ou hipotiroidismo. Referiram, ainda, menarca havia quatro meses. O exame físico mostrou bócio de 2+/4, de consistência parenquimatosa, não doloroso, móvel. Exames laboratoriais apresentaram os seguintes valores: TSH = 9 mU/mL (valor normal de 0,6 a 6) e T4 livre = 1,5 ng/dL (valor normal de 0,7 a 1,8). O estágio puberal da menina é M4P4.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Está indicado, nesse caso, o início do tratamento com levotiroxina.
Com relação às parasitoses intestinais, que apresentam significativa prevalência entre as crianças brasileiras, razão por que é importante conhecer o comportamento clínico dessas enfermidades para o estabelecimento do correto diagnóstico, julgue os itens a seguir.
Na fase larvar da ascaridíase, predominam sintomas respiratórios como pneumonia e insuficiência respiratória.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
É um estado no qual o coração não produz um débito necessário para manter a perfusão adequada dos tecidos, sendo assim incapaz de sustentar um transporte de oxigênio que atenda às necessidades metabólicas do organismo. Trata-se de
distúrbios da glicose.
choque.
insuficiência cardíaca.
obstrução das vias aéreas.
bronquiolite.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A abordagem cirúrgica da neurocirurgia poderá ser através do crânio até o compartimento ________, estando sua incisão cirúrgica geralmente ________ da implantação capilar, e infratetorial, localizando-se sua incisão ao nível d(o) a ________, circundando o osso occipital.inferior acima pescoço
supratentorial abaixo nuca
superior abaixo nuca
supratentorial acima garganta
supratentorial acima nuca
Em algumas neurocirurgias, podemos observar, como complicação, pacientes apresentando quadro de diabetes insípido, que consiste em
um distúrbio da região anterior da hipófase devido à sua manipulação, levando a um déficit na liberação da vasopressina, representada pelo hormônio antidiurético (ADH).
um distúrbio da região posterior da hipófase devido à sua manipulação, levando a um déficit na liberação da vasopressina, representada pelo hormônio antidiurético (ADH).
uma degeneração da hipófase devido à sua retirada, levando a um déficit na liberação da vasopressina, representada pelo hormônio antidiurético (ADH).
uma modificação da hipófase devido à sua retirada, levando a um déficit na liberação da vasopressina, representada pelo hormônio diurético (ADH).
um distúrbio da região inferior da hipófase devido à sua transformação, levando a um excesso de liberação da vasopressina, representada pelo hormônio antidiurético (ADH).
A hipertensão intracraniana (HIC) é uma condição clínica que
acomete muitos pacientes em UTI, tendo como origem diferentes anormalidades, tanto do sistema nervoso central como sistêmicas.
acomete a maior parte dos pacientes que saem da UTI e não conseguem se recuperar de forma completa.
apresentam alguns pacientes em UTI, tendo como principal causa a pressão craniana interna.
atinge muitos pacientes em UTI, tendo como origem diferentes complicações, principalmente de circulação.
representa uma grande porcentagem dos pacientes que apresentam quadro pós-operatório.
Em relação aos procedimentos comuns aos pacientes neurocirúrgicos, independentemente do procedimento a que tenham sido submetidos, assinale a alternativa incorreta.
Manter decúbito lateral, variando de duas em duas horas.
Monitoramento com cardioscópio e oximetria.
Eliminação do uso de analgésicos e antieméticos.
Cabeceira elevada a 30 graus, exceto na derivação ventriloperitoneal (DVP) com válvula.
Uso de protetor gástrico.
Em relação à insulinoterapia na CAD, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 1 1. Insulina regular venosa em infusão contínua. 2. Insulina regular subcutânea. 3. Insulina NPH. 4. Insulina regular intramuscular. Coluna 2 ( ) Esquema alternativo se não existir choque ou desidratação grave. ( ) É utilizada após normalização do pH, a cada 4 horas nas primeiras 24 horas e depois a cada 6 horas, de acordo com a glicemia capilar. ( ) Dose de 0,1Ul/kg/h se glicemia >300mg% ( ) Introduzir na primeira manhã em que a CAD estiver parcialmente compensada, com paciente hidratado e aceitando a alimentação.2/ 1/ 3/ 4
1/ 3/ 2/ 4
4/ 2/ 1/ 3
2/ 3/ 1/ 4
4/ 1/ 3/ 2
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...