Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Portaria nº 1.679 do Ministério da Saúde, criada em 2002, criou a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores (RENAST). Esta Portaria determinou a elaboração de um plano estadual de saúde dos trabalhadores. Apesar disto, na prática, as ações relacionadas à prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores ainda é tímida no Sistema Único de Saúde. São ações esperadas dos serviços de saúde para efetivar a atenção à Saúde do trabalhador, EXCETO:
Emitir a Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT) para todos os trabalhadores, formais ou não.
Cadastrar a população economicamente ativa por sexo e faixa etária.
Notificar a existência de situações de risco para a saúde dos trabalhadores.
Investigar o trabalho infantil (menores de 16 anos).
A Hepatite B é uma doença virótica transmitida pelo sangue e pela via sexual de grande relevância em Saúde Pública. Este impacto poderia ser minimizado pelo emprego de vacinação específica e o correto diagnóstico dos pacientes assintomáticos. Com relação ao diagnóstico e vacinação contra a Hepatite B, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) É considerado portador de Hepatite B crônica o indivíduo que apresenta Anti-Hbc IgM positivo por pelo menos seis meses.
( ) Após três doses da vacina contra Hepatite B espera-se resposta imunológica adequada em mais de 90% dos vacinados.
( ) Recomenda-se verificar a sorologia após a vacinação para aqueles pertencentes aos grupos de risco, como por exemplo, profissionais de saúde, pacientes em diálise e filhos de mães portadoras de Hepatite B na gestação.
( ) A vacina contra Hepatite B está contraindicada na gestação por se tratar de vacina de vírus vivo atenuado.
Assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA:
V, F, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, V, F.
4, 5, 3, 2, 1.
4, 2, 5, 3, 1.
5, 1, 3, 4, 2.
5, 2, 4, 3, 1.
Com relação à Tuberculose, marque a alternativa INCORRETA:
Qualquer órgão pode ser atingido pela tuberculose, mais frequentemente pulmões, gânglios linfáticos, pleura, laringe, rins, cérebro e ossos. Apenas cerca de 10% das pessoas infectadas adoecem, mais da metade delas durante os dois primeiros anos após a infecção, e o restante ao longo da vida.
Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose em qualquer fase da vida. Isso acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos sob controle, permitindo que eles se multipliquem rapidamente.
Algumas condições que debilitam o sistema imunitário podem contribuir para o adoecimento pela tuberculose como, por exemplo: Infecção pelo HIV; diabetes; tratamento prolongado com corticosteroides; terapia imunossupressora; doenças renais crônicas; neoplasias; desnutrição proteico-calórica.
Pesquisas recentes apontam que a propagação do bacilo da tuberculose não está associada às condições de vida da população, uma vez que ele é extremamente resistente à ventilação constante e a luz solar direta, sendo que transmissão ocorre, geralmente, em ambientes abertos.
Quanto às manifestações clínicas da Anemia Falciforme, marque a alternativa INCORRETA:
A Crise de Sequestro Esplênico Agudo (SEA) é a segunda causa mais comum de morte em crianças menores de 5 anos de idade. A etiologia é desconhecida, contudo, infecções virais parecem preceder à maioria dos episódios.
A Síndrome Torácica Aguda se manifesta com dor torácica, tosse, dispneia, hipoxemia, prostração e alteração radiológica recente do tórax. Por ser uma manifestação corriqueira e de baixo grau de gravidade deve receber tratamento domiciliar.
O priapismo pode ocorrer na doença falciforme em todas as faixas etárias, sendo mais frequente após os 10 anos de idade.
As infecções nesses pacientes são frequentes e, geralmente, graves. Constituem causa importante de mortalidade (principalmente em crianças) e, por isso, merecem atenção especial. Os patógenos mais frequentes são as bactérias encapsuladas, sendo o pneumococo responsável por mais de 70% das infecções.
Com referência às manifestações clínicas da Dengue, marque a alternativa INCORRETA:
A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.
A dengue na criança apresenta-se como uma síndrome febril bem característica com apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos, diarreia, manifestações respiratórias, hemorragia retiniana e exantema nódulo-eritematoso. O agravamento geralmente é insidioso, diferente do adulto, no qual os sinais de alarme de gravidade são mais dificilmente detectados.
No adulto acometido de dengue, na maioria dos casos, a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, associada à cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro-orbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia podem ser observados por 2 a 6 dias.
As manifestações hemorrágicas, como epistaxe, petéquias, gengivorragia, metrorragia, hematêmese, melena, hematúria e outros, bem como a plaquetopenia, podem ser observadas em todas as apresentações clínicas de dengue. É importante ressaltar que o fator determinante na febre hemorrágica da dengue é o extravasamento plasmático, que pode ser expresso por meio da hemoconcentração, hipoalbuminemia e ou derrames cavitários.
Com relação aos conceitos em Epidemiologia, marque a alternativa INCORRETA:
Epidemia: é a manifestação, em uma coletividade ou região, de um corpo de casos de alguma enfermidade que excede claramente a incidência de uma doença prevista. O número de casos que indica a existência de uma epidemia varia com o agente infeccioso, o tamanho e as características da população exposta, sua experiência prévia ou falta de exposição à en-fermidade, e o local e a época do ano em que ocorre.
Endemia: é a presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada; pode também expressar a prevalência usual de uma doença particular numa zona geográfica.
Prevalência: é a expressão do número de casos antigos de uma doença (ou grupo de doenças), excluídos o total de casos novos, numa população definida, durante um intervalo de tempo especificado, dividido pelo número de indivíduos desta mesma população, para o meio do intervalo de tempo especificado.
Janela imunológica: período entre a infecção e o início da formação de anticorpos específicos contra o agente causador. Geralmente, este período dura algumas semanas, e o paciente, apesar de ter o agente infeccioso presente em seu organismo, apresenta resultados negativos nos testes para a detecção de anticorpos contra o agente.
Com referência à história da Saúde Pública no Brasil, marque a alternativa CORRETA:
Com a criação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), o INAMPS deixou de atuar como órgão de execução direta de ações e serviços de saúde, repassando essas atribuições para os governos estaduais e municipais.
Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) representavam um modelo de equidade no atendimento às diversas categorias de trabalhadores com financiamento público.
As Brigadas Sanitárias foram exemplo de cooperação e participação popular pacífica nas campanhas de vacinação contra a Febre Amarela, idealizadas por Oswaldo Cruz.
A criação do INAMPS, em 1977, ampliou o número de beneficiários das políticas públicas de saúde, levando à universalização do acesso à saúde, pois o atendimento não mais dependia da contribuição ou não de cada cidadão.
São programas de atenção à saúde com papel importante na transformação do modelo assistencial do SUS, EXCETO:
Programa de Saúde Mental.
Política Nacional de Saúde Bucal Brasil Sorridente.
Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM).
Programa de Saúde da Família PSF.
Com relação à Reforma Sanitária Brasileira, marque a alternativa CORRETA:
Setores da sociedade ligados ao meio acadêmico e aos profissionais de saúde tiveram papel decisivo no êxito da Reforma.
No Brasil, houve a participação do movimento popular, porém o movimento sindical não teve participação central como no caso da Itália.
Sofreu forte influência da Conferência Internacional sobre Atenção Básica de Saúde, realizada em Alma Ata, no Cazaquistão.
Surgiu como resposta pública à grande eficiência e racionalidade do sistema privado de saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...