Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São princípios e diretrizes para o Sistema Único de Saúde determinados pela Lei 8.080/1990, EXCETO:
Organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.
Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie, excetuando-se idosos, indígenas e estrangeiros.
Participação da comunidade.
Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
Marque a alternativa que apresenta alguma doença, agravo ou evento, que NÃO pertença à Lista de Notificação Compulsória determinada pela Portaria MS 104/2011:
Sífilis Congênita, Tularemia e Doença de Creutzfeldt-Jakob.
Sífilis Congênita, Tularemia e Doença de Creutzfeldt-Jakob.
Sífilis em Gestante, Violência doméstica, sexual e/ou outras violências.
Varíola, Filariose e Brucelose.
Com relação aos documentos médicos, o Código de Ética Médica veda ao médico, EXCETO:
Deixar de atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando assistência, ou deixar atestar óbito quando, a pedido da família, não o tenha verificado pessoalmente.
Expedir documento médico sem ter praticado ato profissional que o justifique, que seja tendencioso ou que não corresponda à verdade.
Usar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados na clínica privada.
Permitir o manuseio e o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade.
De acordo com o Código de Ética Médica, são direitos dos médicos, EXCETO:
Suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua decisão ao Conselho Regional de Medicina.
Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados e públicos com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte dos seus corpos clínicos, respeitadas as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Regional de Medicina da pertinente jurisdição.
Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e os ditames de sua consciência, não podendo haver legislação que infrinja sua autonomia.
Exercer a Medicina sem ser discriminado por questões de religião, etnia, sexo, nacionalidade, cor, orientação sexual, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza.
São Princípios Fundamentais, segundo o Código de Ética Médica, EXCETO:
A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza.
O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.
O médico será solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional, seja por remuneração digna e justa, seja por representação política nas esferas governamentais, seja por condições de trabalho compatíveis com o exercício ético-profissional da Medicina e seu aprimoramento técnico-científico.
Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.
Com relação à publicidade médica, são proibições, segundo o Código de Ética Médica, EXCETO:
Anunciar especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina.
Consultar, diagnosticar, prescrever ou realizar procedimentos em pacientes com patologias não contempladas em sua especialidade ou área de atuação.
Participar de anúncios de empresas comerciais qualquer que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão.
Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.
Com relação à livre participação da iniciativa privada na assistência à saúde, definida pelo artigo 199 da Constituição de 1988, marque a alternativa INCORRETA.
É vedada a participação direta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, podendo fazer-se, outrossim, livremente de maneira indireta
As instituições privadas poderão participar de forma complementar ao sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
A Constituição de 1988 determina as competências do Sistema Único de Saúde. Figuram entre elas as alternativas abaixo, EXCETO:
Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.
Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
Colaborar na proteção do meio ambiente, nele não compreendido o trabalho, a cargo do Ministério do Trabalho.
Um homem de 56 anos, tabagista, em uso de hidroclorotiazida e enalapril procura o pronto-socorro por dor retroesternal há 3 horas. No dia anterior havia apresentado dor semelhante antes de adormecer e pela manhã acordou com o mesmo desconforto. O exame físico é normal e o ECG mostra:
O diagnóstico mais provável é de
infarto agudo do miocárdio inferior.
pericardite aguda.
angina instável.
infarto agudo do miocárdio ínfero-lateral.
embolia de pulmão.
Jovem de 17 anos é internado devido a quadro recente de dispneia e edema de membros inferiores. A pressão arterial é de 164 × 112 mmHg, há edema de face e pernas e impetigo em ambos os pés. Laboratorialmente detecta-se proteinúria, hematúria, creatinina de 1,61 mg/dL e diminuição da fração C3 do complemento com C4 normal. Para confirmar a principal hipótese diagnóstica deste caso a conduta mais indicada, dentre as abaixo, é dosar
antiestreptolisina O.
fator antinuclear.
anticorpo anticitoplasma de neutrófilo.
imunoglobulina A.
crioglobulina
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...