Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
N. A., 42 anos, sexo feminino, ingeriu uma dose de contraste ministrada via oral para a realização de uma tomografia computadorizada. A paciente teve reações adversas, depois de algum tempo. Para diminuir o risco dessas reações na paciente, o profissional responsável pelo exame deveria questioná-la sobre a história médica dela, como, por exemplo,
I. se ela está tomando alguma medicação prescrita ou sem receita médica. II. se ela já teve alguma reação aos meios de contraste para raios X ou qualquer outra substância contendo iodo. III. se ela está grávida. IV. se ela manifestou qualquer outra reação, como alergias sazonais ou a outras medicações. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
R.M., 50 anos, fez autoexame da mama e encontrou alguns nódulos. A pedido do médico, foi realizada uma mamografia que diagnosticou um câncer de mama. O diagnóstico foi confirmado devido à qualidade da imagem da mamografia, que é garantida, entre outros, por
I. imagens simétricas (iguais). II. ausência de dobras de pele. III. correta posição do tecido mamário, que deve ficar comprimido na placa de compressão. IV. exposição correta aos raios X. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Pode ser difícil avaliar o tamanho do fígado na sonografia porque a forma e a distribuição do volume entre os lobos direito e esquerdo varia muito. Em relação às técnicas ultrassonográficas de exame do fígado, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O melhor meio de se examinar o fígado é por meio de um transdutor setorial ou de arranjo curvo, com frequência central variando de 7 a 10 MHz. Tradutores de arranjo linear de freqüência mais alta não são indicados para a aquisição de imagens de anormalidade superficiais, anormalidades difusas do parênquima e da superfície do fígado.
( ) Pode-se obter imagens efetivas do lobo esquerdo em muitos pacientes por uma abordagem subxifoide anterior. O lobo direito deve ser examinado tanto por uma aordagem subcostal como pela intercostal, para obter-se uma detecção e caracterização ótimas das lesões focais. ( ) Os exames intercostais são mais eficazes com o paciente em decúbito dorsal e são realizados de maneira melhor durante a respiração normal, de modo que a base do pulmão direito e as sombras a ela associadas não obscureçam os aspectos superiores do fígado. ( ) É importante angular-se o transdutor inferiormente ao examinar-se por uma abordagem subcostal, de modo que se possa visualizar a abóbada do fígado.F/ V/ F/ F
V/ F/ F/ V
V/ V/ F/ F
F/ F/ F/ V
F/ V/ V/ F
O princípio básico utilizado pela Dopplerfluxometria é o efeito Doppler. O exame baseia-se no emprego de sons de alta frequência na investigação do fluxo sanguíneo de um vaso. Em relação à Dopplerfluxoterapia, analise assertivas abaixo.
I. Quando uma onda sonora de alta frequência (ultrassom) é dirigida para um alvo em movimento, ela é refletida com uma frequência diferente daquela que caracterizava o som emitido. Essa diferença de frequência é o que se chama de efeito Doppler. II. Quando um feixe ultrassônico é dirigido para um vaso sanguíneo, a onda é bloqueada principalmente pelas células que fluem no interior desse vaso, notadamente as hemácias. Essa é a base para o uso da tecnologia Doppler na avaliação de parâmetros relacionados ao fluxo de sangue. III. A determinação da velocidade do fluxo sanguíneo e do desvio da frequência Doppler é influenciada por uma interação complexa de múltiplos fatores, entre os quais o ângulo de incidência formado pelo feixe ultrassônico e o vaso sanguíneo estudado. IV. O estudo do fluxo sanguíneo é feito pelo Doppler de forma não invasiva e indireta, por quatro diferentes métodos: o Doppler contínuo, o pulsátil, o Doppler colorido e, mais recentemente, o power Doppler. É correto o que se afirma emI, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O conhecimento das mudanças que ocorrem no útero e ovários durante a puberdade é fundamental ao investigar alterações da pelve feminina em crianças e adolescentes. O correto diagnóstico pode ser muito facilitado pelos métodos de imagem, como a ultrassonografia. Em relação a este assunto e à aplicabilidade do exame da imagem, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os ovários podem ser identificados com a ultrassonografia em todas as idades, sendo que o seu volume aumenta geralmente após os seis anos de idade. ( ) O exame ultrassonográfico nas crianças e adolescentes é rotineiramente realizado por via abdominal usando o líquido da bexiga como uma janela ultrassônica. ( ) O estudo com Doppler colorido permite a identificação rápida dos vasos e de estruturas vasculares anormais. Em adolescentes sexualmente ativas, o exame pode ser complementado com o exame vaginal. ( ) As principais indicações para ultrassonografia pélvica em crianças e adolescentes são a puberdade precoce ou atrasada, dor ou massas pélvicas, genitália ambígua sangramento vaginal em crianças, amenorreia primária e dor ou massas pélvicas.V/ V/ V/ V
F/ F/ V/ V
F/ V/ V/ F
V/ F/ V/ F
F/ F/ F/ F
M. G., 65 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com um nódulo benigno na tireóide, o qual consiste num cisto simples. Embora seja muito raro na tireoide, ele ocorre e é benigno. Além deste, outros achados sonográficos podem ser utilizados para corroborar o diagnóstico de doença benigna, tais como, entre outros,
I. componentes císticos significantes. II. ecogenicidade maior ou igual à tireoide normal. III. halo hipoecoico periférico. IV. calcificação periférica em casca de ovo. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
O exame padrão para excluir ou confirmar a hipótese de trombose venosa profunda é a flebografia, que consiste
na medição da dinâmica do volume de efluxo e a determinação das alterações nos padrões do fluxo sanguíneo.
na injeção de material de contraste dentro das veias dos membros superiores ou inferiores seguida pela radiografia dessas regiões anatômicas. Obtém-se, então, uma imagem da luz das veias que drenam a região.
na representação dos vasos sanguíneos por intermédio de um injeção de um meio de contraste em uma artéria, com observação do pleno enchimento das artérias e veias.
no exame de toda a extensão do enxerto venoso para detectar os pontos que apresentam anormalidades de fluxo.
no estreitamento do diâmetro da luz da artéria carótida igual ou superior a 50%.
C. S., 40 anos, sexo feminino, tem suspeita de obstrução gastrointestinal por causa de uma hérnia externa. Foi solicitado à paciente uma ultrassonografia, que tem como objetivo inicial, entre outros,
I. determinar o nível da obstrução (delgado ou cólon). II. identificar a causa básica. III. auxiliar na definição de haver ou não estrangulamento da alça. É correto o que está contido emI e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
1/ 3/ 2/ 4
4/ 1/ 3/ 2
3/ 1/ 4/ 2
4/ 3/ 2/ 1
2/ 4/ 1/ 3
P.H., 16 anos, sexo feminino, está grávida do primeiro filho. A família da jovem está preocupada com a gestação por causa da pouca idade da menina e pelo fato de a jovem fumar. Estas duas condições estão entre as que comprometem o crescimento e desenvolvimento fetal. Devido às anomalias fetais serem tanto a causa como estarem associadas à restrição de crescimento, o feto deve ser cuidadosamente avaliado para determinar a normalidade das estruturas. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
As medidas de partes fetais, particularmente cabeça, corpo e fêmur, são importantes tanto na primeira como em qualquer das avaliações subsequentes.
Todas as medidas ultrassonográficas devem ser realizadas de acordo com a padronização ultrasonográfica obstétrica pré-natal. De forma ideal, a idade gestacional deve ser estabelecida dentro das primeiras 20 a 24 semanas, tanto para a avaliação do comprimento crânio-nádega no primeiro trimestre como para as medidas da cabeça e do fêmur no segundo.
A taxa de detecção ultrassonográfica de restrição de crescimento intraútero (RCIU) é de 70%. Frequentemente, a RCIU assimétrica é mais detectada.
Um abdome fetal pequeno, detectado durante a realização de um exame isolado para estabelecer a idade gestacional, geralmente está mais associado à RCIU do que um abdome fetal pequeno encontrado em uma gestante com hipertensão.
A comparação entre a cabeça e o abdome fetal pode predizer a presença de RCIU assimétrica se a idade fetal for conhecida. Pelo fato de inicialmente o abdome estar mais gravemente afetado do que a cabeça e o fêmur, a relação da circunferência cefálico-abdominal apresenta alto grau de sensibilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...