Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As diretrizes de ultrassom obstétrico pré-parto definem quatro classificações de exames: primeiro trimestre, segundo ou terceiro trimestre padrão, limitado e especializado. Estas diretrizes de prática também especificam indicações clínicas para a realização de um ultrassom obstétrico. Em relação a estas diretrizes e ao equipamento necessário para a realização do exame, analise as assertivas abaixo.
I. As diretrizes também definem ou fazem referência a outras diretrizes que detalham parâmetros esperados para que os médicos realizem e interpretem exames diagnósticos, documentação de achados, especificações de equipamento e segurança fetal. II. Estudos de ultrassom devem ser realizados com transdutores de tempo real pela abordagem transabdominal (TA) ou transvaginal (TV) ou ambas. III. As opções mais baixas de exposição do ultrassom também devem ser usadas para se adquirir a informação diagnóstica necessária. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
A bexiga urinária é bem observada com a ultrassonografia, e a determinação do resíduo pós-miccional, usando-se fórmula para uma elipsoide, constitui um pedido comum. Entretanto, várias outras anormalidades podem ser visualizadas. Sobre estas anormalidades, analise as assertivas abaixo.
I. A anormalidade mais comum vista na ultrassonografia é espessamento da parede vesical. Isto é mais comumente devido à obstrução da saída vesical. II. Tumores vesicais são frquentemente detectados, em ultrassonografia, em pacientes submetidos a ultrassonografia renal para hematúria. III. Cálculos vesicais dificilmente são distinguidos de outras anormalidades pela combinação de sombreamento e mobilidade. IV. Quando a conexão entre a bexiga e o divertículo é visível em ultrassonografia de escala de cinza, a compressão da bexiga com transdutor pode demonstrar fluxo de urina entre a bexiga e o divertículo na varredura com Doppler colorido. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
O melhor meio de adquirir-se imagens dos rins é com um transdutor de 2 a 5 MHz, dependendo da compleição corporal do paciente e da profundidade do rim. Em relação à técnica da ultrassonográfica de rins, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Sondas do tipo setorial ou de arranjos curvos são os melhores meios de se adquirir imagens de rins nativos e arranjos lineares ou arranjos curvos são melhores para a aquisição de imagens de transplantes renais. ( ) Os rins nativos podem ser visualizados por várias abordagens. Os polos superiores de cada rim muitas vezes são mais bem visualizados com o paciente em decúbito dorsal e usando-se uma abordagem intercostal posterior alta e o fígado ou baço como janela. ( ) A incapacidade de ir-se alto o bastante e posteriormente o suficiente é a razão mais comum para a visualização inadequada do polo inferior, em especial à direita. ( ) O melhor meio de visualizar os polos superiores é usando-se uma abordagem subcostal, geralmente durante uma inspiração profunda.F/ F/ V/ V
V/ F/ V/ F
V/ V/ F/ F
F/ F/ F/ V
V/ V/ V/ F
Devido ao fato de ser superficial, a parede abdominal pode ser avaliada por ultrassom com sondas de alta resolução. Em alguns casos, pode ser difícil determinar se lesões da porção mais profunda da parede abdominal estão situadas dentro da cavidade peritoneal ou se estão dentro da parede abdominal. Em relação aos aspectos da ultrassonografia da parede abdominal, assinale a alternativa incorreta.
A artéria epigrástrica superior pode ser identificada na maioria dos pacientes em seu trajeto que se aprofunda até o músculo reto do abdome.
Quando a utilização da imagem é necessária para diagnosticar as hérnias abdominais, a ultrassonografia pode fornecer informação suficiente para a adequada conduta na maior parte dos casos.
Uma manobra útil para determinar se lesões da porção mais profunda da parede abdominal estão situadas dentro da cavidade peritoneal ou se estão dentro da parede abdominal é escanear o plano longitudinal e solicitar ao paciente que respire profundamente.
A identificação do defeito na fáscia é fundamental para a distinção entre hérnias que obviamente não contêm alças intestinais e coleções complexas de fluidos na parede abdominal.
A artéria epigástrica inferior pode ser identificada na maioria dos pacientes em seu trajeto que se aprofunda até o músculo reto do abdome.
Em relação aos posicionamentos de seios paranasais, mastóides e osso temporal na radiologia da face, analise as assertivas abaixo.
I. Incidência lateral axial oblíqua perfil posterior método de Schüller. II. Incidência para seios paranasais método Hirtz ou submentovértice. III. Incidência submentovértice dos ossos temporais. IV. Incidência AP axial mastoide método Caldwell. É correto o que se afirma emI e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
No sinal de ___________ ___________, as correntes geradas nas bobinas representam o sinal de ____________ proveniente de uma região que está sendo estudada no paciente. Cada pixel produzido da imagem terá uma graduação de tons de __________ que corresponde à intensidade de seu sinal.tomografia/ computadorizada/ tomografia/ cores
ressonância/ magnética/ ressonância/ cinza
ressonância/ magnética/ ressonância/ cores
tomografia/ computadorizada/ tomografia/ cinza
tomografia/ computadorizada/ tomografia/ azul
Um paciente está prestes a fazer uma ultrassonografia de baço. O radiologista, sabendo que o baço é geralmente mais bem visualizado por uma abordagem intercostal póstero-lateral alta, com o paciente em decúbito dorsal, deverá observar alguns aspectos para uma ultrassonografia satisfatória. Em relação a estes aspectos e às técnicas a serem seguidas pelo radiologista durante o exame, assinale a alternativa incorreta.
Em alguns pacientes, o baço é bem observado por uma abordagem subcostal ântero-lateral com o paciente em decúbito lateral direito ou em posição oblíqua posterior direita.
Quando se faz uma varredura através de um abordagem subcostal, uma inspiração profunda geralmente é útil para trazer o baço para o campo de visão.
O parênquima esplênico aparece heterogêneo nas sonografias, sendo mais ecogênico do que o fígado e consideravelmente menos ecogênico do que o rim esquerdo.
O decúbito lateral direito e a posição oblíqua posterior direita não devem ser utilizados quando se fazem imagens por uma abordagem intercostal, pois estas posições afastam o baço do tórax e da parede abdominal, além de fazer com que o pulmão aerado migre inferiormente e obscureça uma janela acústica que seria aceitável.
As doenças difusas ou multifocais do baço geralmente podem ser detectadas com sondas lineares de alta resolução quando são sutis ou inaparentes com as sondas abdominais convencionais.
A precisão diagnóstica do ecodoppler na detecção das estenoses significativas da artéria carótida interna é de cerca de 90%. A precisão do imageamento Doppler CW realizado com sonda de bastão não imageadora fica ligeiramente abaixo de 90%, enquanto a especificidade diagnóstica aumenta com o ecodoppler e novamente com o ecodoppler colorido. Em relação a este assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É difícil avaliar o nível de aumento da precisão diagnóstica com o Doppler colorido, porque existem dúvidas quanto à capacidade de classificar as estenoses com base no padrão de referência (arteriografia das carótidas). ( ) As limitações intrínsecas à reprodutibilidade do ecodoppler combinado com a correção do ângulo Doppler e as incertezas quanto à demonstração da lesão em presença de placas calcificadas volumosas contribuem para a redução da precisão diagnóstico dessa técnica. ( ) As precisões diagnósticas do ecodopler e do Doppler colorido são indubitáveis na presença de 2 (dois) tipos de lesão. ( ) O aspecto da luz residual no Doppler colorido ou no Doppler de potência geralmente é descrito como fluxo gotejante.V/ V/ F/ V
F/ F/ F/ V
F/ V/ V/ V
V/ F/ F/ V
V/ V/ F/ F
A ultrassonografia é o principal método usado para obter imagens do escroto. J. S., 38 anos, sexo masculino, fará o exame para uma avaliação das massas escrotais. Em relação às evidências apresentadas pela ultrassonografia de testículos, analise as assertivas abaixo.
I. A determinação mais importante da ultrassonografia é se a massa escrotal está fora ou dentro dos testículos. A maioria das massas extratesticulares é benigna, mas as massas intratesticulares têm muito maior probabilidade de ser malignas. II. É importante determinar se a massa é cística ou sólida, se ela possui vascularidade interna detectável pela varredura com o Doppler colorido, e se ela é palpável. III. A ultrassonografia em escala de cinza apresenta as varicoceles sob forma de numerosos canais tubulares, dilatados, tortuosos nos tecidos peritesticulares. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
4/ 2/ 1/ 3
1/ 3/ 4/ 2
2/ 4/ 3/ 1
3/ 1/ 4/ 2
2/ 3/ 4/ 1
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...