Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Transtorno caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade e, em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade, caracteriza o:
transtornos de humor afetivos persistentes.
transtorno afetivo bipolar.
episódio maníaco.
episódio depressivo leve.
episódio depressivo grave, com sintomas psicóticos.
cada uma das correntes de pensamento na Psiquiatria pressupõe uma teoria de origem dos sintomas, um método diagnóstico ou maneira de olhar ou escutar os sintomas.
A psicopatologia pertence à corrente de pensamento:
biológica.
interpessoal.
familiar sistêmica.
descritiva fenomenológica.
São causas de disfunção sexual não causados por transtorno ou doença orgânica:
transexualismo, dispaurenia e priapismo.
sadomasoquismo, vaginismo e feitichismo.
priaspismo, ejaculação precoce e dispaurenia.
disfunção orgasmática, vaginismo e priapismo.
perda do desejo sexual, ejaculação precoce e disfunção orgasmática.
Em relação aos transtornos de preferência sexual relacionados exclusivamente a crianças caracteriza o(a):
Pedofilia.
Voyeurismo.
Sadomasoquismo.
Travestismo.
Fetichismo.
Para que um quadro de ansiedade crônica e persistente possa ser considerada como um quadro de ansiedade generalizada, os sinais e sintomas devem perdurar por um periodo de mais de:
1 semana.
15 dias.
30 dias.
6 meses.
1 ano.
Assinale a alternativa que se refere corretamente à descrição do transtornos da identidade sexual tipo Transexualismo:
Usar vestimentas do sexo oposto durante uma parte de sua existência, de modo a satisfazer a experiência temporária de pertencer ao sexo oposto, mas sem desejo de alteração sexual mais permanente ou de uma transformação cirúrgica; a mudança de vestimenta não se acompanha de excitação sexual.
Transtorno que usualmente primeiro se manifesta no início da infância (e sempre bem antes da puberdade), caracterizado por um persistente e intenso sofrimento com relação a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser (ou a insistência de que se é) do outro sexo.
Utilização de objetos inanimados como estímulo da excitação e da satisfação sexual. Numerosos fetiches são prolongamentos do corpo, como por exemplo as vestimentas e os calçados.
Utilização de objetos inanimados como estímulo da excitação e da satisfação sexual. Numerosos fetiches são prolongamentos do corpo, como por exemplo as vestimentas e os calçados.
O transtorno da personalidade, caracterizado por uma afetividade superficial e lábil, dramatização, teatralidade, expressão exagerada das emoções, sugestibilidade, egocentrismo, autocomplacência, falta de consideração para com o outro, desejo permanente de ser apreciado e de constituir-se no objeto de atenção, e tendência a se sentir facilmente ferido caracteriza a personalidade:
histriônica.
dependente.
ansiosa [esquiva].
psiconeurótica.
O transtorno da personalidade, caracterizado por uma sensibilidade excessiva, face às contrariedades, recusa de perdoar os insultos, caráter desconfiado, tendência a distorcer os fatos interpretando as ações imparciais ou amigáveis dos outros como hostis ou de desprezo; suspeitas recidivantes, injustificadas, a respeito da fidelidade sexual do esposo ou do parceiro sexual; e um sentimento combativo e obstinado de seus próprios direitos, caracteriza o(a):
personalidade dissocial.
personalidade paranóica.
personalidade esquizóide.
personalidade anancástica.
transtorno de personalidade com instabilidade emocional.
A instabilidade persistente do humor, que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve elação, nenhum deles suficientemente grave ou prolongado para responder aos critérios de um transtorno afetivo bipolar, caracteriza a:
mania.
distimia
ciclotimia.
neurose.
psicose.
Nos episódios de depressão, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. O número e a gravidade dos sintomas permitem determinar tipos de episódios depressivos.
O episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos corresponde ao:
Episódio depressivo, acompanhado de alucinações, idéias delirantes, de uma lentidão psicomotora ou de estupor, de uma gravidade tal que todas as atividades sociais normais tornam-se impossíveis; pode existir o risco de morrer por suicídio, desidratação ou desnutrição. As alucinações e os delírios podem não corresponder ao caráter dominante do distúrbio afetivo.
Episódio depressivo, em que geralmente estão presentes quatro ou mais dos sintomas depressivos e o paciente aparentemente tem muita dificuldade para continuar a desempenhar as atividades de rotina
Episódio depressivo, em que geralmente estão presentes ao menos dois ou três dos sintomas depressivos. O paciente usualmente sofre com a presença destes sintomas, mas provavelmente será capaz de desempenhar a maior parte das atividades.
Episódio depressivo, em que vários dos sintomas são marcantes e angustiantes, tipicamente a perda da autoestima e idéias de desvalia ou culpa. As idéias e os atos suicidas são comuns e observa-se em geral uma série de sintomas somáticos.
Episódio depressivo, caracterizado pela ocorrência repetida de episódios depressivos, na ausência de antecedente de episódios independentes de exaltação de humor e de aumento de energia (mania).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...