Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A síndrome do déficit de atenção e hiperatividade é o distúrbio neurocomportamental mais encontrado em crianças, caracterizado pela dificuldade em manter a atenção e controlar os impulsos, bem como a atividade motora. Assinale a opção que apresenta a condição necessária para esse diagnóstico.
critério clínico
potencial P300
PET (tomografia por emissão de pósitrons)
eletrencefalograma
cintilografia de perfusão cerebral
A deficiência mental foi definida pela Associação Americana de Deficiência Mental (AAMR), em 2006, como uma incapacidade caracterizada por importantes limitações tanto no funcionamento intelectual, quanto no comportamento adaptativo, expressas por habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas, todas com início antes dos dezoito anos de idade. Acerca desse tema, é correto afirmar que
fatores perinatais como rejeição dos pais ao cuidado da criança, abandono da criança pelos pais e falta de encaminhamento médico para serviços de intervenção hospitalar, não refletem diretamente no maior risco de retardo mental, conforme a AAMR.
as crianças com deficiência mental devem ser submetidas a uma bateria de avaliações que possibilite o esclarecimento etiológico, que pode envolver fatores pré-natais, perinatais e pós-natais.
a etiologia da deficiência mental é preponderantemente de causa genética poligênica.
a doença de Apert (acrocéfalo-sindactilia) caracteriza-se pela diminuição do diâmetro fronto-occipital, fronte alta e abaulada e está sempre relacionada à inteligência normal.
fatores sociais como pobreza, desnutrição materna, violência doméstica e falta de acesso ao cuidado pré-natal não são fatores de risco para o retardo mental, segundo a AAMR.
Rafael apresentou quadro súbito caracterizado por perda de força em ambos os membros inferiores. Ao exame neurológico, observou-se força muscular grau zero em ambos os membros inferiores, anestesia tátil e dolorosa com nível sensitivo em T10, arreflexia patelar e aquiliana, além de retenção urinária e fecal. Com relação a esse caso clínico, assinale a opção que apresenta a síndrome mais provável e o exame mais indicado, respectivamente.
síndrome da polirradiculoneuropatia: análise do líquido cefalorraquidiano
síndrome do choque medular; ressonância magnética de crânio
síndrome de liberação piramidal e deficitária nos membros inferiores; ressonância magnética de coluna
síndrome da secção medular completa; ressonância magnética de coluna
síndrome de Brown Sequard; eletroneuromiografia de membros inferiores
Mayara, de nove anos de idade, portadora de anemia falciforme, foi admitida no pronto socorro com quadro agudo de hemiparesia, hemi-hipoestesia, hemianopsia e afasia. Provavelmente, o território vascular comprometido na paciente foi da
artéria espinhal anterior.
artéria cerebral anterior.
artéria cerebral posterior.
artéria vertebro-basilar.
artéria cerebral média.
Existem várias doenças neurológicas associadas à surdez. Assinale a opção que apresenta a mitoncodriopatia mais comumente associada à surdez.
epilepsia mioclônica com ragged-red fibers (MERRF)
fenilcetonúria
hiperglicinemia não cetótica
neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON)
doença de Refsum
Distúrbios na função vestibular podem resultar em vertigem, nistagmo, desvio e quedas. Um teste utilizado para avaliação da função vestibular é a prova calórica. O aquecimento ou resfriamento da endolinfa produz correntes para cima ou para baixo, respectivamente. Este movimento estimula a ampola, produzindo nistagmo. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Irrigar o ouvido com água quente não produz nistagmo em pessoas normais.
Por convenção, o nistagmo recebe o seu nome com base na fase lenta.
Irrigar o ouvido direito com água quente produz nistagmo para a direita e com água fria, para a esquerda.
Irrigar o ouvido esquerdo com água quente ou água fria produz nistagmo para o mesmo lado.
Irrigar o ouvido esquerdo com água quente produz nistagmo para a direita e com água fria, para a esquerda.
O objetivo do programa de triagem auditiva é a identificação precoce da surdez ao nascimento. O diagnóstico dessa deficiência, antes dos seis meses, é a melhor estratégia para o desenvolvimento normal da linguagem e isto só é possível quando se realiza o teste da orelhinha. É fator de risco para perda auditiva, na fase neonatal
a ventilação mecânica por menos de sete dias.
as malformações cardíacas como comunicação interatrial (CIA).
o uso de drogas ototóxicas por mais de cinco dias, associado a diuréticos de alça.
a luxação congênita do quadril.
o peso de nascimento inferior a 1.500 g.
A queixa de movimentação excessiva durante o sono é frequente, chegando a mais de 25% das crianças em idade escolar. Acerca desse tema, assinale a opção que apresenta distúrbios do sono classificados como parassonias.
distúrbio de associação do sono, câimbras das pernas relacionadas ao sono e pesadelo
sonambulismo, terror noturno e despertar confusional
distúrbio de associação do sono, síndrome das pernas inquietas e bruxismo
Jactatio Capitis, movimentos periódicos dos membros durante o sono e narcolepsia
enurese noturna, apneia do sono e cólica do lactente
A cefaleia é uma condição comum na faixa etária pediátrica. O tratamento profilático para migrânea é formalmente indicado quando há mais de duas crises por mês. Assinale a opção que apresenta a medicação utilizada na profilaxia.
flunarizina
flunarizina
ácido acetilsalicílico
naproxeno
dexametasona
Os distúrbios paroxísticos não epilépticos são eventos clínicos caracterizados por manifestações relativamente comuns na faixa pediátrica e podem ser facilmente confundidos com epilepsia. Assinale a opção que apresenta condição classicamente desencadeada pelo choro.
torcicolo paroxístico benigno da infância
vertigem paroxística benigna
síndrome dos vômitos cíclicos
síndrome de Sandifer
síndrome da perda de fôlego
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...