Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que um paciente com trinta e oito anos de idade apresente hipertensão arterial de difícil controle, com níveis de 160 mmHg × 110 mmHg, apesar do uso de quatro drogas antihipertensivas diferentes, em dose máxima. Nessa situação, o médico deve investigar se esse paciente é portador de
diabetes melito.
hipoaldosteronismo primário.
apneia do sono obstrutiva.
hipoparatireoidismo
hipertireoidismo.
Um paciente, com cinquenta e seis anos de idade, tabagista, diagnosticada com diabetes melito há mais de vinte anos, não insulino-dependente, hipertenso controlado, que toma 10 mg/dia de amlodipina e glucoformina 850 mg duas vezes ao dia, relatou na última avaliação médica que sua dieta é irregular. Os exames médicos por ele realizados, durante essa avaliação, evidenciaram os seguintes resultados: microalbuminúria = 60 μg/min; creatinina sérica =1,4 mg/dL; potássio sérico = 4,8 mEq/L e hemoglobina glicosilada = 7,5 %.
A partir desse caso clínico, assinale a opção correta.Os níveis de pressão arterial e o hábito de fumar não são fatores de risco para a progressão da nefropatia.
A utilização de drogas inibidoras da enzima de conversão da angiotensina ou inibidoras do receptor AT1 da angiotensina está contraindicada no caso de tendência à hiperpotassemia.
A ausência de elevada excreção urinária de albumina exclui o diagnóstico de nefropatia diabética.
Em pacientes com diabetes tipo II, o aparecimento da nefropatia diabética é muito raro.
Em pacientes com diabetes tipo II, a presença de microalbuminúria é um marcador de risco para doenças cardiovasculares.
Se o exame de sedimento urinário de uma paciente jovem com história de edema e hipertensão arterial de aparecimento recente acusar a presença de cilindros hemáticos, é notável que essa paciente seja portadora de
glomerulonefrite esclerosante focal.
síndrome nefrótica por glomerulonefrite de lesões mínimas.
infecção urinária baixa (cistite).
glomerulonefrite membranosa idiopática.
síndrome nefrítica por glomerulonefrite proliferativa aguda.
Pedro é previamente saudável e trabalhador de uma indústria de fertilizantes. Durante as atividades atuais do trabalho, iniciou subitamente quadro clínico de tontura, cefaleia, palpitação, ansiedade, dispneia, confusão mental. No primeiro atendimento médico, verificou-se que não houve ingestão de nenhuma substância imediatamente antes do início dos sintomas e, além dos dados clínicos, apresentava acidose lática e fibrilação atrial aos exames complementares. Assim, foi feita a hipótese diagnóstica de intoxicação. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o composto químico mais provável de ser o responsável pela intoxicação.
Silício.
Carbamato.
Cromo.
Álcool.
Cianeto.
No que tange à reabilitação nas doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT), assinale a alternativa incorreta.
Repouso de sete a dez dias é útil para o tratamento das tendinites.
O tratamento da síndrome do túnel do carpo na vigência de comprometimento de fibras motoras é preferencialmente conservador, com o uso de talas gessadas de imobilização.
A hidrocortisona e a metilpredinisolona são corticorsteroides que apresentam bons resultados quando utilizados como injeção local em doenças inflamatórias dos tecidos moles.
Cistos sinoviais são tratados com anti-inflamatórios não hormonais, podendo ser realizadas aspiração e infiltração desses cistos e, mais raramente, a extirpação cirúrgica deles.
A eletroterapia e cinesioterapia podem ser úteis no tratamento das tendinites.
No que concerne ao atendimento de urgência a pacientes com distúrbios do equilíbrio ácido-base, assinale a alternativa correta.
A alcalose metabólica caracteriza-se por pH elevado, bicarbonado elevado, pCO2 baixo, cloro e potássio quase sempre elevados.
A intoxicação por salicilatos pode causar alcalose respiratória, distúrbio misto (acidose metabólica e alcalose respiratória) ou acidose metabólica pura e os casos graves têm indicação de hemodiálise.
É permitido ao médico
intervir, quando em função de auditor, assistente técnico ou perito, nos atos profissionais de outro médico, ou fazer qualquer apreciação em presença do examinado.
modificar, quando na função de perito, procedimentos terapêuticos instituídos desde que seja em situações de urgência, emergência ou perigo de morte iminente do paciente, e que comunique o fato por escrito ao médico assistente.
realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.
deixar de esclarecer o paciente ou o seu representante legal sobre procedimento a ser realizado, dispensando seu consentimento, salvo em caso de risco iminente de morte.
participar da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida ou do diagnóstico de morte do doador na condição de médico pertencente à equipe de transplante.
Paciente masculino, 45 anos, chega ao serviço médico de sua empresa, com a suspeita de estar acometido por uma dermatose ocupacional. Se a suspeita se confirmar, o diagnóstico menos provável é
pênfigo vulgar induzido por mercúrio.
eczema de contato causado por cimento da construção civil.
úlcera de pele provocada pelo cromo.
fotodermatose causada por essência de bergamota.
linfoma secundário a micose fungoide ocupacional.
Prova de Lasègue é parâmetro para avaliação de coluna lombossacra, que é avaliado com o paciente em decúbito dorsal e os membros inferiores estendidos.
Prova de Kernig é utilizada para o diagnóstico de meningite, hemorragia subaracnóidea e da radiculopatia ciática.
Na paralisia facial unilateral, ocorre desvio da boca para o lado normal e toda a hemiface-homolateral é atingida.
Na paralisia central, somente a metade inferior da face homolateral se mostra alterada.
O paciente com marcha claudicante "manca" para um dos lados e esse tipo de marcha ocorre na insuficiência arterial periférica e em lesões do aparelho oculomotor.
Os benefícios previdenciários que podem ser acumulados, independentemente de o segurado alegar direito adquirido, são
pensão por morte deixada por cônjuge e auxílio-reclusão de cônjuge para evento ocorrido em 2003.
aposentadoria e auxílio-doença.
renda mensal vitalícia e aposentadoria por invalidez.
auxílio-doença e auxílio-doença acidentário.
seguro-desemprego e pensão por morte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...