Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente foi submetido a um teste de restrição hídrica para avaliação de um quadro de poliúria, com suspeita de diabetes insípido. Assinale a opção que mostra qual deve ser o resultado do incremento da osmolalidade urinária pós-DDAVP, caso ele apresente um quadro de polidipsia primária.
> 50%
< 9%
< 50%
> 9%, < 50%
> 9%
Com relação ao tratamento da obesidade, assinale a opção correta.
O uso de fluoxetina para perda de peso é considerado eficaz a longo prazo.
De um modo geral, observa-se que o tratamento combinado com sibutramina e orlistate é superior à monoterapia com sibutramina.
A literatura respalda que deve haver uma redução de peso maior do que 20% para reduzir de forma significativa os fatores de risco para diabetes e doenças cardiovasculares.
De acordo com a Atualização das Diretrizes para o Tratamento Farmacológico da Obesidade e do Sobrepeso, publicada em 2010, o orlistate pode ser utilizado em pacientes com síndrome de malabsorção crônica, colestase, ou em pacientes em uso de amiodarona, varfarina ou ciclosporina.
De acordo com a Atualização das Diretrizes para o Tratamento Farmacológico da Obesidade e do Sobrepeso, o uso de medicamentos no tratamento da obesidade e sobrepeso está indicado quando houver falha do tratamento não farmacológico, em pacientes: com IMC > 30 kg/m2; ou com IMC > 25 kg/m2 associado a outros fatores de risco; ou com circunferência abdominal > 102 cm em homens e 88 cm em mulheres.
Assinale a opção que apresenta a característica clínica mais útil na distinção entre a síndrome de Cushing e os estados de pseudo- Cushing.
hirsutismo
estrias violáceas ou purpúricas menos largas do que 1 cm
miopatia proximal afetando, sobretudo, os membros inferiores
giba de búfalo
equimoses surgidas após traumatismo importante
Formas familiares raras de déficit isolado de GH podem resultar de mutações no gene GH1, responsável pela codificação do GH. Um dos tipos é decorrente de uma macrodeleção do gene GH1, com padrão de herança autossômica recessiva, e leva a ausência completa da produção de GH, com manifestações clínicas desde o nascimento. Além disso, tem como característica a formação de anticorpos anti-rhGH, embora não ocorra em todos os pacientes. Com base nessas informações, assinale a opção que define o tipo descrito acima.
tipo IA
tipo IC
tipo IB
tipo II
tipo III
Consoante ao tratamento da osteoporose, assinale a opção correta.
Existem evidências claras de que o tratamento combinado seja superior à monoterapia para a prevenção de fraturas em indivíduos com osteoporose.
O FRAX ainda não deve ser usado como critério de tratamento no Brasil, por falta de validação.
Diante de um caso clínico de uma mulher de sessenta anos de idade, que fraturou o fêmur após queda da própria altura, e a avaliação da densidade mineral óssea que mostrou um Score T de !1,2 no colo do fêmur, não há necessidade de tratamento porque ela apresenta somente um quadro de osteopenia.
A terapia estrogênica pode ser indicada para tratamento da osteoporose.
O denosumab reduz a reabsorção óssea por impedir a ligação do RANKL ao respectivo receptor (RANK) nos osteoblastos.
Assinale a opção que apresenta a indicação cirúrgica para o hiperparatireodismo primário que deixou de ser recomendada, de acordo com o Terceiro Workshop Internacional do National institutes of Health sobre o Manuseio do Hiperparatireoidismo Primário Assintomático.
idade menor que cinquenta anos
escore T menor que !2,5 na coluna lombar, quadril e/ou antebraço
cálcio sérico maior que 1 mg/dL acima do limite superior da normalidade
clearance de creatinina menor que 60 mL/min/1,73 m2
calciúria de 24 h maior que 400 mg/dia
No que se refere ao ganho de peso, em pacientes, induzido por medicamentos, assinale a opção correta.
O topiramato causa ganho de peso.
Todos os medicamentos antipsicóticos podem levar a ganho de peso.
O carbonato de lítio não está associado a ganho de peso.
Em relação a outros medicamentos, os efeitos dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina no peso de pacientes estão menos definidos.
O uso de valproato e de carbamazepina, anticonvulsivantes comumente utilizados no distúrbio bipolar, não leva a ganho de peso.
A respeito do exame de densitometria óssea por absorção de dupla energia de raios X (DXA), importante no diagnóstico da osteoporose, assinale a opção correta.
Os exames subsequentes devem ser realizados no mesmo aparelho em intervalos nunca inferiores a 1 ano.
Os melhores sítios para monitoramento do tratamento são coluna lombar, fêmur total e rádio distal.
Doenças osteodegenerativas e fraturas podem falsamente reduzir a densidade mineral óssea e devem ser consideradas para uma correta interpretação do exame.
Cada serviço deve ter seu erro de precisão calculado para encontrar a variação mínima significativa de cada sítio esquelético, que é importante nos exames comparativos para confirmar se houve perda, estabilização ou ganho de massa óssea no período.
Variações extremas de tamanho ósseo não induzem distorções no resultado final do exame, devido ao fato de se medir uma densidade volumétrica e não de área.
Com relação ao diagnóstico laboratorial do hipogonadismo masculino, assinale a opção correta.
No hipogonadismo hipogonadotrófico, os níveis de LH e FSH estarão sempre baixos.
Não há obrigação de que a testosterona seja coletada pela manhã, porque o valor não sofre mudanças ao longo do dia.
Diante de um resultado de exame de testosterona reduzida, não há necessidade de confirmação do resultado.
O diabetes pode reduzir a SHBG.
Qualquer doença aguda pode causar um aumento transitório nos níveis de testosterona total.
Considerando as causas de erro pré-analíticas nos resultados dos parâmetros usados como rastreamento do hiperaldosteronismo primário, assinale a opção correta.
O uso de beta-bloqueadores pode reduzir a relação aldosterona plasmática/atividade plasmática de renina.
Os diuréticos tiazídicos podem reduzir o valor da atividade plasmática de renina.
O uso de inibidores da ECA pode interferir na interpretação da relação aldosterona-renina, propiciando resultado falsopositivo.
Na presença de hiperaldosteronismo primário, valores da relação aldosterona plasmática/atividade plasmática de renina mostram-se bastante confiáveis com o uso de verapamil de liberação lenta, prazosina, doxazosina, terazosina e hidralazina.
Antes de se medir a relação aldosterona plasmática/atividade plasmática de renina, não há necessidade de correção da hipocalemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...