Questões de Medicina do ano 2013

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um paciente tem história de sinusite de repetição. Na última consulta, o médico solicitou tomografia dos seios da face, cujo laudo foi o seguinte: importante desvio de septo nasal que oblitera a fossa nasal esquerda, espessamento mucoso associado à secreção que oblitera o seio maxilar esquerdo, com sinais de osteíte reativa, o que permite inferir processo inflamatório crônico agudizado. Observa-se pequeno cisto de retenção no seio frontal esquerdo. Há espessamento mucoso associado à secreção e sinal de osteíte reativa também no seio esfenoidal esquerdo, com finas calcificações de permeio, que podem estar relacionadas a processo inflamatório crônico ou concomitância com processo fúngico.

Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.

  • A.

    O fungo associado ao quadro do paciente provavelmente é da espécie Cândida.

  • B.

    O termo rinossinusite é preferível ao vocábulo “sinusite”, uma vez que a inflamação dos seios paranasais raramente ocorre sem inflamação concomitante da mucosa nasal.

  • C.

    A colonização das vias aéreas superiores e inferiores por fungo é uma condição comum, e a maioria dos pacientes colonizados evoluem para quadro clínico de infecção fúngica.

  • D.

    No caso do paciente, há que se investigar uma causa subjacente para a possível infecção fúngica, uma vez que as anormalidades anatômicas do conduto nasal, a presença de pólipos nasais e o processo inflamatório crônico não o predispõem à colonização fúngica.

  • E.

    O tratamento de escolha para o quadro do paciente é o uso de glicocorticoide tópico e sistêmico e a terapia com agentes antifúngicos.

As autoridades chinesas determinaram o abate de mais de 20.000 aves em um mercado atacadista de Shangai. Até o início de abril de 2013, seis pessoas haviam morrido com um tipo específico de vírus da influenza aviária, o H7N9,que foi identificado em pombos. “A medida foi tomada com o objetivo de proteger a saúde pública”, declarou o porta-voz do governo. Quanto a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A situação é séria, pois a transmissão de vírus de animais para humanos tem provocado pandemias, como foi o caso dramático da gripe espanhola, ou gripe suína, que dizimou milhões de pessoas no início do século XX.

  • B.

    O caso merece atenção da vigilância sanitária daquele país, pois os vírus da influenza tanto A quanto B possuem vários subtipos que sofrem contínuas mutações. Em geral, as novas cepas que passam a infectar humanos apresentam diferentes graus de distinção em relação àquelas até então circulantes.

  • C.

    O caso é preocupante também para o Brasil, pois O H7N9 já foi identificado e tem circulado pelo nosso país de modo sazonal.

  • D.

    A situação é preocupante, pois foi também identificada a transmissão do vírus H7N9 entre humanos.

  • E.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, a gripe aviária mais comum é causada pelo vírus H7N9.

A doença isquêmica do coração, também chamada de doença coronariana, está presente quando o paciente tem um ou mais sintomas ou complicações causados por oferta insuficiente de sangue ao miocárdio. Acerca das doenças coronarianas, assinale a opção correta.

  • A.

    A causa mais frequente de angina estável é a obstrução das artérias coronárias epicárdicas devido à aterosclerose.

  • B.

    A extensão e a gravidade da doença coronariana são mais bem avaliadas pelo exame de angiotomografia coronária.

  • C.

    As três classes de medicamentos anti-isquêmicos comumente utilizados no tratamento da angina pectoris são os betabloqueadores, os bloqueadores do receptor da angiotensina e os antiagregantes plaquetários.

  • D.

    O teste ergométrico é o padrão-ouro para o diagnóstico de aterosclerose coronária causadora de angina.

  • E.

    Na angina pectoris, observa-se um aumento da oferta de oxigênio que supera a demanda de oxigênio do miocárdio. A manifestação clínica usual é o desconforto precordial.

Uma paciente com vinte e três anos de idade procurou a unidade de atendimento básico de saúde com queixa de perda de memória, fadiga e constipação. Recentemente, observou-se aumento de seu peso, sem causa aparente. Os exames laboratoriais revelaram elevação dos níveis de TSH para 10 (valor de referência: 0,25 a 5,5), porém com níveis de T4 livre normais (0,8). Considerando esses achados e o diagnóstico mais provável para o caso, assinale a opção correta.

  • A.

    O quadro de hipotireoidismo subclínico não justifica a queixa de diminuição da memória.

  • B.

    As queixas de fadiga e constipação podem ser justificadas pelo quadro de hipotireoidismo subclínico.

  • C.

    A única explicação para esse quadro é a tireoidite de Hashimoto.

  • D.

    Sem tratamento de reposição hormonal, a paciente terá hipotireoidismo franco em até 5 anos.

  • E.

    A elevação da concentração sérica de TSH não justifica o relato de aumento de peso.

Uma paciente com quarenta anos de idade tem diabetes melito tipo 2 há 5 anos. Não consegue atingir as metas glicêmicas preconizadas e aumentou de peso recentemente, atingindo a obesidade grau 2. O especialista indicou-lhe liraglutide.

Em face dessas informações, assinale a opção correta acerca do diabetes melito e de seu tratamento.

  • A.

    Não existem estudos de longa duração com o liraglutide que evidenciem desfechos de saúde clinicamente importantes, incluindo eventos cardiovasculares e mortalidade. Também não há evidências de benefícios a longo prazo com o uso dessa medicação.

  • B.

    Um melhor controle glicêmico reduz o risco de complicações macrovasculares em pacientes com diabetes tipo 2.

  • C.

    O tratamento mais adequado para a paciente é a reeducação alimentar. Muitos estudos clínicos, incluindo um grande estudo, que envolveu mais de 40.000 pacientes no Reino Unido, demonstraram a eficácia, eficiência e persistência da perda de peso e controle glicêmico com orientação nutricional adequada.

  • D.

    Em pacientes que não são candidatos à metformina ou sulfonilureias, o liraglutide é uma alternativa razoável, especialmente naqueles com insuficiência renal crônica avançada e em risco de hipoglicemia.

  • E.

    O liraglutide é considerado a terapia de primeira linha para o diabetes tipo 2, e pode ser usado tanto em monoterapia quanto em associação com hipoglicemiantes orais.

Acerca da úlcera péptica, assinale a opção correta.

  • A.

    A ocorrência de hiperparatireoidismo em portadores de úlcera péptica é comum, e essa condição deve ser sempre investigada.

  • B.

    Evidências consistentes indicam que a abordagem psicoterápica de situações psicossociais estressantes interfere positivamente no resultado final do tratamento da úlcera péptica, independentemente de sua etiologia.

  • C.

    O tratamento com inibidores da bomba de prótons, com bismuto, ou a presença de hemorragia digestiva alta podem levar a resultados falso-positivos no teste para o Helicobacter pylori.

  • D.

    A infecção gástrica causada pelo Helicobacter pylori é responsável por mais de 90% dos casos de úlcera duodenal e de cerca de 80% dos casos de úlcera gástrica.

  • E.

    O uso de anti-inflamatórios é a causa mais comum de úlcera péptica na população com mais de setenta anos de idade.

Um paciente de vinte e nove anos de idade teve o primeiro quadro de dor abdominal do tipo cólica, associada a evacuações líquidas com muco, pus e sangue há dois anos. Fuma desde os quinze anos de idade. Fez tratamento com vermífugos (albendazol) e antibióticos (ciprofloxacino e metronidazol) sem grande resposta clínica. Teve vários episódios semelhantes e ultimamente passou a apresentar tenesmo. Foi encaminhado ao especialista, que solicitou colonoscopia. Esta revelou: colo de aspecto tubular e encurtado, apresentando destruição da mucosa, associada à presença de pseudopólipos e de algumas ulcerações profundas, estendendo-se continuamente do colo sigmoide ao transverso. O reto apresentava mucosa de aspecto normal com uma única ulceração.

A respeito desse quadro clínico, assinale a opção que apresenta a doença diagnosticada no paciente.

  • A.

    O fato de o paciente fumar deve apontar para um possível diagnóstico de retocolite ulcerativa, pois o tabagismo é tido como fator de risco para essa doença.

  • B.

    Trata-se de caso compatível com doença inflamatória intestinal (DII), não sendo que não é possível definir com precisão o tipo específico da doença.

  • C.

    Trata-se de retocolite ulcerativa, uma doença caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que acomete a camada muscular do cólon. Caracteriza-se pelo pequeno acometimento do reto em relação às porções mais proximais do cólon.

  • D.

    O achado colonoscópico de pseudopólipos e ulcerações profundas firma o diagnóstico de retocolite ulcerativa.

  • E.

    O quadro clínico do paciente é bastante compatível com o diagnóstico de giardíase.

Uma paciente de sessenta e três anos de idade é hipertensa desde os quarenta anos e faz uso regular de betabloqueador (atenolol, 50 mg) associado a diurético poupador de potássio (amilorida, 2,5 mg). Tem osteoartrite de joelhos, articulações coxofemorais e ombros. Já foi submetida à cirurgia de fêmur com colocação de prótese total à direita. Faz uso irregular de diclofenaco e paracetamol para dor articular. Submeteu-se a exame clínico que mostrou PA de 159 x 98 mm Hg, FC 92 bpm, circunferência da cintura de 87,7 cm, peso 76,7 kg, altura 1,6 m (IMC de 29,9 kg/m2) e edema de membros inferiores (++/4+). Exames laboratoriais revelam creatinina de 1,8, glicose de 90 mg/dl, e urina tipo I mostra proteína ++.

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

  • A.

    A paciente tem sobrepeso, mas não tem evidência clínica de ser portadora de obesidade visceral, pois sua circunferência de cintura é considerada normal.

  • B.

    Está indicado aumentar a dose de amilorida, pois a paciente tem edema e seus níveis pressóricos estão fora da meta a ser atingida.

  • C.

    O uso do betabloqueador está bem indicado para a paciente. Estudos mostram importante redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares, principalmente acidente vascular encefálico em pacientes com idade superior a sessenta anos de idade.

  • D.

    O uso de anti-inflamatório associado à amilorida tem contraindicação absoluta, pois existe um antagonismo dos efeitos diuréticos da amilorida pelo diclofenaco.

  • E.

    Estão indicados o controle rigoroso de peso e mudanças no estilo de vida, pois há uma correlação quase linear entre os aumentos de peso e a pressão arterial. A meta para a paciente é perder 10% do seu peso corporal e atingir IMC de 26,9.

Desde 1987, vários estudos foram realizados para buscar identificar preditores de gravidade para pneumonia adquirida na comunidade, com o intuito de aplicá-los no atendimento de pacientes. Acerca dos preditores de gravidade, assinale a opção que apresenta o paciente em estado de saúde mais grave.

  • A.

    Márcio, cinquenta e nove anos de idade, com câncer de próstata recidivado, tem tosse, temperatura de 35 °C e está confuso.

  • B.

    Angélica, cinquenta anos de idade, portadora de esquizofrenia, tentou suicídio há 2 meses. A temperatura corporal é de 37,7 °C, a frequência respiratória é de 25 ipm e o pulso de 100 bpm.

  • C.

    Patrícia, quarenta e nove anos de idade, tem nefrolitíase e está com tosse produtiva e febre de 39 °C há 2 dias.

  • D.

    Luciana, vinte e cinco anos de idade, está em recuperação de hepatite A, tem tosse, PA de 110 x 70 mmHg e febre de 38,5 °C.

  • E.

    Gerson, trinta e oito anos de idade, tabagista e portador de dislipidemia severa, tem tosse, dor torácica e febre de 38 °C.

Assinale a opção que apresenta situação em conformidade com as recomendações e resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) para todos os médicos.

  • A.

    O supervisor, coordenador, chefe ou responsável pelos serviços assistenciais especializados somente pode assumir a responsabilidade técnica pelo serviço especializado em uma única unidade de serviço assistencial.

  • B.

    É permitido o exercício de atividade remunerada ao médico estrangeiro que se encontra com visto de trânsito ou temporário desde que haja acordo de cooperação entre o Brasil e seu país de origem.

  • C.

    O médico assistente deve preencher os formulários elaborados por empresas seguradoras com informações acerca da assistência prestada a seu paciente, desde que haja autorização expressa do paciente ou de seu responsável legal.

  • D.

    Nas decisões sobre cuidados e tratamentos a pacientes que se encontram incapazes de comunicar ou de expressar de maneira livre e independente suas vontades, o médico sempre deverá levar em consideração as diretivas antecipadas de vontade do paciente ou de seu representante, quando forem legalmente manifestadas e registradas, independente dos preceitos do Código de Ética Médica.

  • E.

    Para o médico exercer o cargo de diretor técnico, de supervisão, coordenação, chefia ou de responsabilidade médica pelos serviços assistenciais especializados, é obrigatória a titulação em especialidade médica, registrada no Conselho Regional de Medicina.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...