Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta acerca de transtornos do humor na infância e adolescência.
O diagnóstico de transtorno afetivo bipolar com sintomas psicóticos é feito quando as alucinações e os delírios ocorrem sem alterações afetivas pelo período mínimo de duas semanas.
Em pacientes com transtornos bipolares, episódios de alcoolismo, uso de drogas e doenças neurológicas são fatores de risco para o aparecimento de episódios mistos e de ciclagem rápida.
Imipramina é um medicamento eficaz para o tratamento da depressão no adolescente.
Ideias suicidas costumam ocorrer antes dos dez anos de idade.
Os sintomas comumente observados em crianças na fase prépuberal com depressão são hipersonia, aumento de peso, sensação de infelicidade e desesperança.
A respeito da esquizofrenia na infância e adolescência, assinale a opção correta.
Alucinações visuais ocorrem em cerca de 90% dos casos de esquizofrenia infantil.
A esquizofrenia com início na infância costuma ter um bom prognóstico.
A presença de sintomas positivos está relacionada com piores prognósticos.
A prevalência de esquizofrenia iniciada na infância corresponde a 50% da prevalência de esquizofrenia iniciada na idade adulta.
De acordo com pesquisas, há uma relação entre filhos esquizofrênicos e mães que foram expostas a vírus no segundo trimestre de gestação.
Uma menina, com oito anos de idade, após mudança recente de colégio, passou a apresentar medo de ir à escola. Pela manhã, tinha dificuldades para acordar e apresentava diversas queixas somáticas (dor abdominal, vômitos, cefaleia). Relatou pesadelos em que a mãe a abandonava e passou a falar muito sobre morte, preocupada com questões relativas a quando e como os pais morreriam. Na hora de ir à escola, ela ficava bastante ansiosa, quase em pânico, por medo de não voltar a ver os pais. Com base nessa informações, assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável para essa paciente.
transtorno opositivo desafiante
agorafobia
transtorno de ansiedade de separação
fobia simples
síndrome do pânico
No que se refere a autismo, assinale a opção correta.
Estudos sugerem que de 40% a 50% das crianças com autismo trabalharão e viverão independentemente quando adultos.
Intervenções precoces têm pouca influência na evolução da doença.
Cuidados parentais inadequados são fatores de risco para o autismo.
Estudos neuroanatômicos e neuropatológicos mediante neuroimagem e autópsia revelaram padrões consistentes de anomalias neurobiológicas em crianças autistas.
O autismo é considerado uma inabilidade crônica e vitalícia.
Com relação ao transtorno de conduta, assinale a opção correta.
Não há diferença na prevalência do transtorno de conduta em zonas rurais ou urbanas.
A idade média de início desse transtorno está entre quatorze e dezesseis anos de idade.
Sinais neurológicos graves ocorrem frequentemente associados aos transtornos de conduta.
Estudos genéticos demonstram maior concordância para comportamento antissocial em gêmeos monozigóticos do que em dizigóticos.
Pesquisas indicam que adolescentes com transtornos de conduta apresentam quadro de hiper-reatividade autonômica e, por isso, são difíceis de serem condicionados com reforço positivo.
Assinale a opção que apresenta a abordagem terapêutica mais eficaz no tratamento da enurese noturna.
imipramina
terapia comportamental
fluoxetina
carbamazepina
pimozida
Acerca do uso de drogas na adolescência, assinale a opção correta.
Excetuando-se o álcool e o tabaco, as drogas com maior prevalência de uso entre os estudantes brasileiros são, nessa ordem, solventes, maconha e crack.
O uso do metilfenidato para o tratamento do TDAH em crianças pode aumentar o risco do abuso de múltiplas drogas na adolescência.
Estima-se que poucos adolescentes com transtornos pelo uso de substâncias psicoativas tenham outro diagnóstico psiquiátrico comórbido.
O consumo regular de bebidas destiladas é um fator de risco para a evolução do consumo de outras drogas.
Em estudantes brasileiros, há maior prevalência de consumo de álcool e drogas entre adolescentes do sexo masculino.
Um menino, com quatro anos de idade, foi levado ao médico pela mãe, dadas mudanças significativas de comportamento nos últimos três meses. Ele apresentou, inicialmente, sintomas de agitação e ansiedade e, após algumas semanas, seu comportamento regrediu muito em diversas áreas, o menino parou de falar, urinava e evacuava nas roupas e não se socializava ou interagia com as pessoas. A criança apresentou um desenvolvimento neuropsicomotor adequado até o momento em que os pais notaram as mudanças de comportamento. O menino era sociável, falante, e brincava normalmente com outras crianças. Na avaliação médica (exames laboratoriais, exames de imagem, eletroencefalograma), não foi detectada nenhuma alteração fisiológica. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é de
transtorno desintegrativo da infância.
retardo mental.
transtorno depressivo.
autismo.
transtorno de Rett.
No que diz respeito ao retardo mental, assinale a opção correta.
O transtorno opositivo desafiante é pouco prevalente em indivíduos com retardo mental.
Na síndrome de Down há uma maior ocorrência de demência do tipo Alzheimer de início precoce.
Indivíduos com retardo mental apresentam menor prevalência de transtornos do humor que a população geral.
O autismo está associado a um grande número de deficiências mentais, comumente classificadas na faixa de deficiência mental leve.
A realização de psicoterapia psicodinâmica oferece poucos benefícios para indivíduos com retardo mental.
Luís, com nove anos de idade, foi levado ao médico pelo pai, pois, havia cerca de dois anos, começou a limpar a garganta o tempo todo, mesmo na ausência de pigarro,e passou a piscar os olhos repetidamente e a fazer movimentos intermitentes de levantar os ombros. Tais comportamentos eram recorrentes e causavam prejuízos significativos no rendimento escolar e na vida social da criança. No último ano, Luís começou a estalar a língua, fungar e realizar gestos obscenos. O pai de Luís notou que tais problemas ocorriam mais frequentemente em situações de maior ansiedade, quando ocorriam de forma combinada, diversas vezes ao dia.
Assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável para o transtorno do referido paciente.transtorno de Tourette
transtorno opositivo desafiante
transtorno de tique motor crônico
transtorno obsessivo compulsivo
transtorno do estresse pós-traumático
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...