Questões de Medicina do ano 2013

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No que concerne ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assinale a opção correta.

  • A.

    O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico.

  • B.

    A apresentação clínica do TDAH é a mesma em todos os casos, independentemente do estágio de desenvolvimento da criança.

  • C.

    O TDAH com predomínio de sintomas de desatenção é o de ocorrência mais frequente em pacientes do sexo masculino.

  • D.

    O TDAH apresenta uma taxa de comorbidade com transtornos de aprendizagem de 75%.

  • E.

    Não há influências de adversidades psicossociais sobre a origem e a evolução do TDAH.

Texto para as questões 56 e 57

Uma menina, com cinco anos de idade, foi levada ao médico pela mãe para a realização de avaliação psiquiátrica, em virtude de, desde os três anos de idade, recusar-se a falar na escola ou em situações sociais, apesar de apresentar comportamento normal em casa. Durante a avaliação, a criança apresentou-se alegre e exuberante, mas não falou com o avaliador. A mãe relatou que, em casa, com a família, a criança conversa e interage normalmente. A menina não apresenta histórico de problemas médicos e tem desenvolvimento neuropsicomotor normal.

Com relação ao caso clínico apresentado, assinale a opção que apresenta a abordagem terapêutica mais adequada para o tratamento da paciente em questão.

  • A.

    psicoterapia comportamental

  • B.

    acompanhamento fonoaudiológico

  • C.

    risperidona

  • D.

    clonazepam

  • E.

    carbamazepina

Texto para as questões 56 e 57

Uma menina, com cinco anos de idade, foi levada ao médico pela mãe para a realização de avaliação psiquiátrica, em virtude de, desde os três anos de idade, recusar-se a falar na escola ou em situações sociais, apesar de apresentar comportamento normal em casa. Durante a avaliação, a criança apresentou-se alegre e exuberante, mas não falou com o avaliador. A mãe relatou que, em casa, com a família, a criança conversa e interage normalmente. A menina não apresenta histórico de problemas médicos e tem desenvolvimento neuropsicomotor normal.

O diagnóstico mais adequado para esse caso clínico é o de

  • A.

    transtorno misto da linguagem receptivo-expressiva.

  • B.

    mutismo seletivo.

  • C.

    transtorno autista.

  • D.

    tartamudez.

  • E.

    transtorno da linguagem expressiva.

Devido às características particulares do desenvolvimento infantil cognitivo, as alterações nos pensamentos e a sensopercepção, características do diagnóstico de esquizofrenia, só serão observadas em crianças a partir dos

  • A.

    cinco anos de idade.

  • B.

    sete anos de idade.

  • C.

    nove anos de idade.

  • D.

    dois anos de idade.

  • E.

    três anos de idade.

As entrevistas estruturadas na avaliação psiquiátrica infantil

  • A.

    auxiliam a criação de vínculo entre o entrevistador e a criança.

  • B.

    abordam, de forma adequada e detalhada, a cronologia dos sintomas e as questões evolutivas.

  • C.

    não abordam adequadamente os estressores ambientais e as respostas emocionais da criança.

  • D.

    devem ser aplicadas por um psiquiatra com especialidade na área da infância e adolescência.

  • E.

    podem substituir as entrevistas clínicas, dado o seu grau de abrangência dos sintomas.

Texto para questões 52 e 53

Um marco importante do desenvolvimento cognitivo é a aquisição de uma teoria da mente, sendo a cognição social um processo neurobiológico essencial aos animais gregários no processo evolutivo.

Déficits da teoria da mente estão presentes em crianças com

  • A.

    transtornos invasivos do desenvolvimento.

  • B.

    mutismo seletivo.

  • C.

    transtornos fóbico-ansiosos.

  • D.

    retardo mental.

  • E.

    transtorno da linguagem expressiva.

Texto para questões 52 e 53

Um marco importante do desenvolvimento cognitivo é a aquisição de uma teoria da mente, sendo a cognição social um processo neurobiológico essencial aos animais gregários no processo evolutivo.

A teoria da mente refere-se à

  • A.

    pouca interferência da experiência social na construção do desenvolvimento cognitivo.

  • B.

    presença do inconsciente no processo de desenvolvimento social, influenciando as relações humanas.

  • C.

    habilidade para explicar e predizer o comportamento humano mediante os fenômenos mentais (intenções, crenças e emoções).

  • D.

    influência das tendências inatas na determinação de estados mentais do ser humano.

  • E.

    necessidade de fenômenos mentais complexos no desenvolvimento da cognição.

Com relação ao manejo de crianças nas entrevistas psiquiátricas, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao adolescente deve ser dito que o sigilo médico será sempre mantido.

  • B.

    Os desenhos são úteis somente na fase pré-operacional de Piaget.

  • C.

    Na avaliação psiquiátrica de crianças de até dois anos de idade não são necessárias a observação e internação, dadas as limitações interacionais e cognitivas.

  • D.

    Crianças com mais de dois anos são capazes de se envolver em jogos simbólicos com brinquedos e podem revelar mais informações mediante esses jogos do que por meio de conversação.

  • E.

    Para crianças em idade escolar, devem ser propostas perguntas fechadas e diretas, visto que podem perder facilmente o foco da consulta.

Nos sistemas classificatórios, a diferença fundamental entre transtorno autista e transtorno de Asperger refere-se

  • A.

    ao atraso geral clinicamente importante na linguagem.

  • B.

    à adesão aparentemente inflexível a rotinas e a rituais não funcionais.

  • C.

    aos maneirismos motores estereotipados e repetitivos.

  • D.

    ao comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não verbais.

  • E.

    à ausência de reciprocidade emocional ou social.

No que se refere à complexa rede de interações psicossociais da criança, assinale a opção correta.

  • A.

    Em face da discordância entre fontes de informação, o clínico deve estar ciente que este comportamento pode refletir oscilações da criança na interação com diferentes contextos.

  • B.

    No período pré-escolar, o contato com pares não estimula o desenvolvimento infantil, devendo a ida das crianças para creches ser evitada.

  • C.

    A presença de cuidadores nos primeiros anos de vida prejudica o estabelecimento de vínculo entre a criança e os pais, mesmo que haja contatos familiares satisfatórios e estáveis na família.

  • D.

    A psicopatologia materna nos primeiros meses de vida da criança não é fator de risco para a geração de psicopatologia na vida adulta desta criança.

  • E.

    O contato da criança que apresenta diagnóstico psiquiátrico com a escola deve ser o mais restrito possível, pois este diagnóstico pode, invariavelmente ser motivo de criação de rótulos.

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