Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assinale a opção correta.
O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico.
A apresentação clínica do TDAH é a mesma em todos os casos, independentemente do estágio de desenvolvimento da criança.
O TDAH com predomínio de sintomas de desatenção é o de ocorrência mais frequente em pacientes do sexo masculino.
O TDAH apresenta uma taxa de comorbidade com transtornos de aprendizagem de 75%.
Não há influências de adversidades psicossociais sobre a origem e a evolução do TDAH.
Texto para as questões 56 e 57
Uma menina, com cinco anos de idade, foi levada ao médico pela mãe para a realização de avaliação psiquiátrica, em virtude de, desde os três anos de idade, recusar-se a falar na escola ou em situações sociais, apesar de apresentar comportamento normal em casa. Durante a avaliação, a criança apresentou-se alegre e exuberante, mas não falou com o avaliador. A mãe relatou que, em casa, com a família, a criança conversa e interage normalmente. A menina não apresenta histórico de problemas médicos e tem desenvolvimento neuropsicomotor normal.Com relação ao caso clínico apresentado, assinale a opção que apresenta a abordagem terapêutica mais adequada para o tratamento da paciente em questão.
psicoterapia comportamental
acompanhamento fonoaudiológico
risperidona
clonazepam
carbamazepina
Texto para as questões 56 e 57
Uma menina, com cinco anos de idade, foi levada ao médico pela mãe para a realização de avaliação psiquiátrica, em virtude de, desde os três anos de idade, recusar-se a falar na escola ou em situações sociais, apesar de apresentar comportamento normal em casa. Durante a avaliação, a criança apresentou-se alegre e exuberante, mas não falou com o avaliador. A mãe relatou que, em casa, com a família, a criança conversa e interage normalmente. A menina não apresenta histórico de problemas médicos e tem desenvolvimento neuropsicomotor normal.O diagnóstico mais adequado para esse caso clínico é o de
transtorno misto da linguagem receptivo-expressiva.
mutismo seletivo.
transtorno autista.
tartamudez.
transtorno da linguagem expressiva.
Devido às características particulares do desenvolvimento infantil cognitivo, as alterações nos pensamentos e a sensopercepção, características do diagnóstico de esquizofrenia, só serão observadas em crianças a partir dos
cinco anos de idade.
sete anos de idade.
nove anos de idade.
dois anos de idade.
três anos de idade.
As entrevistas estruturadas na avaliação psiquiátrica infantil
auxiliam a criação de vínculo entre o entrevistador e a criança.
abordam, de forma adequada e detalhada, a cronologia dos sintomas e as questões evolutivas.
não abordam adequadamente os estressores ambientais e as respostas emocionais da criança.
devem ser aplicadas por um psiquiatra com especialidade na área da infância e adolescência.
podem substituir as entrevistas clínicas, dado o seu grau de abrangência dos sintomas.
Texto para questões 52 e 53
Um marco importante do desenvolvimento cognitivo é a aquisição de uma teoria da mente, sendo a cognição social um processo neurobiológico essencial aos animais gregários no processo evolutivo.Déficits da teoria da mente estão presentes em crianças com
transtornos invasivos do desenvolvimento.
mutismo seletivo.
transtornos fóbico-ansiosos.
retardo mental.
transtorno da linguagem expressiva.
Texto para questões 52 e 53
Um marco importante do desenvolvimento cognitivo é a aquisição de uma teoria da mente, sendo a cognição social um processo neurobiológico essencial aos animais gregários no processo evolutivo.A teoria da mente refere-se à
pouca interferência da experiência social na construção do desenvolvimento cognitivo.
presença do inconsciente no processo de desenvolvimento social, influenciando as relações humanas.
habilidade para explicar e predizer o comportamento humano mediante os fenômenos mentais (intenções, crenças e emoções).
influência das tendências inatas na determinação de estados mentais do ser humano.
necessidade de fenômenos mentais complexos no desenvolvimento da cognição.
Com relação ao manejo de crianças nas entrevistas psiquiátricas, assinale a opção correta.
Ao adolescente deve ser dito que o sigilo médico será sempre mantido.
Os desenhos são úteis somente na fase pré-operacional de Piaget.
Na avaliação psiquiátrica de crianças de até dois anos de idade não são necessárias a observação e internação, dadas as limitações interacionais e cognitivas.
Crianças com mais de dois anos são capazes de se envolver em jogos simbólicos com brinquedos e podem revelar mais informações mediante esses jogos do que por meio de conversação.
Para crianças em idade escolar, devem ser propostas perguntas fechadas e diretas, visto que podem perder facilmente o foco da consulta.
Nos sistemas classificatórios, a diferença fundamental entre transtorno autista e transtorno de Asperger refere-se
ao atraso geral clinicamente importante na linguagem.
à adesão aparentemente inflexível a rotinas e a rituais não funcionais.
aos maneirismos motores estereotipados e repetitivos.
ao comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não verbais.
à ausência de reciprocidade emocional ou social.
No que se refere à complexa rede de interações psicossociais da criança, assinale a opção correta.
Em face da discordância entre fontes de informação, o clínico deve estar ciente que este comportamento pode refletir oscilações da criança na interação com diferentes contextos.
No período pré-escolar, o contato com pares não estimula o desenvolvimento infantil, devendo a ida das crianças para creches ser evitada.
A presença de cuidadores nos primeiros anos de vida prejudica o estabelecimento de vínculo entre a criança e os pais, mesmo que haja contatos familiares satisfatórios e estáveis na família.
A psicopatologia materna nos primeiros meses de vida da criança não é fator de risco para a geração de psicopatologia na vida adulta desta criança.
O contato da criança que apresenta diagnóstico psiquiátrico com a escola deve ser o mais restrito possível, pois este diagnóstico pode, invariavelmente ser motivo de criação de rótulos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...