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Na clínica infantil, o quadro clínico de alguns pacientes diagnosticados com transtorno desafiador de oposição pode evoluir para transtorno de conduta. Nas classificações atuais (CID-10 e DSM-IV), o comportamento dos pacientes com transtorno da conduta caracteriza-se por
responsabilização dos outros pelos próprios erros.
sentimento de raiva, ressentimento e vingança em grande parte do tempo.
ações deliberadamente incomodativas.
desobediência às regras dos adultos.
crueldade física com pessoas e animais.
Um garoto com três anos de idade foi avaliado em consulta psiquiátrica devido à queixa de não realizar frases ao se comunicar. Ao exame psíquico, o paciente fez contato afetivo adequado, falou palavras esporádicas, quando estimulado, e usou com frequência respostas não verbais, demonstrando entender os comandos durante a entrevista.
Para esse caso clínico, a hipótese diagnóstica mais provável édesenvolvimento normal, devendo-se investigar possível perda auditiva.
transtorno neurológico de base.
transtorno autista.
transtorno de Asperger.
retardo mental leve devido a funcionamento cognitivo abaixo do esperado.
De acordo com o DSM-IV-TR, o episódio depressivo maior em crianças caracteriza-se por
fadiga, manifestada especialmente por retardo psicomotor.
inexistência de culpa excessiva ou inadequada.
perda de peso mais acentuada que em adultos.
transformação do humor deprimido em irritável.
alteração de sono, principalmente hipersonia.
Um adolescente com diagnóstico de retardo mental, que em seu desenvolvimento apresentou atrasos acentuados, desenvolveu habilidades adequadas de comunicação e conseguiu realizar os cuidados pessoais com certa independência.
O diagnóstico mais provável para esse caso clínico, de acordo com o CID-10, é o deretardo mental profundo.
funcionamento intelectual Borderline.
retardo mental leve.
retardo mental moderado.
retardo mental grave.
Nas entrevistas clínicas de crianças e adolescentes,
o desconforto do paciente ao se separar dos pais durante a consulta é indicativo de transtorno ansioso.
o entrevistador não deve conversar com a criança sobre a finalidade da consulta, a fim de que esta mantenha-se espontânea durante a entrevista.
não há sigilo, pois todas as informações devem ser compartilhadas com os responsáveis legais.
os pais podem ser os melhores informantes sobre o histórico pessoal e familiar e sobre a evolução dos sintomas atuais, visto que as crianças, com frequência, têm dificuldade em relatar os sintomas cronologicamente.
a ocorrência de ataques de raiva é considerada patológica, em qualquer idade.
Assinale a opção em que são apresentados os subgrupos do DSM-IV para transtornos invasivos de desenvolvimento.
transtorno autista, transtorno de Asperger, autismo atípico, outros transtornos desintegrativos da infância e outros transtornos globais do desenvolvimento
transtorno autista, síndrome de Rett, transtorno de Asperger, autismo atípico e outros transtornos desintegrativos da infância
autismo infantil, autismo atípico, síndrome de Rett, síndrome de Asperger, outros transtornos desintegrativos da infância e outros transtornos globais do desenvolvimento
autismo infantil, autismo atípico, síndrome de Rett, síndrome de Asperger, outros transtornos desintegrativos da infância, outros transtornos globais do desenvolvimento, transtornos globais não especificados do desenvolvimento
transtorno autista, síndrome de Rett, transtorno de Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação
Uma criança com suspeita de retardo mental foi encaminhada ao psiquiatra infantil, que realizou investigação clínica e neurológica completa da criança. Nessa situação, o teste psicológico mais indicado para se estabelecer o diagnóstico do caso é
teste das fábulas.
HTP (House-Tree-Person).
escalas Weshsler de Inteligência (WISC-III).
teste gestáltico visiomotor de Bender.
TAT (teste de apercepção temática).
Na cultura ocidental, o controle do esfíncter anal estabelece-se até a idade cronológica de
dois anos.
quatro anos.
seis anos.
um ano.
dezoito meses.
Os transtornos ansiosos são muito prevalentes na infância e na adolescência. Em relação às características diagnósticas presentes no DSM-IV-TR (APA, 2000), assinale a opção correta.
O transtorno de ansiedade social só pode ser diagnosticado em crianças que apresentem habilidades sociais adequadas à sua idade na presença de pessoas familiares.
O tratamento de crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade social deve propiciar a estes que reconheçam que o medo que sentem quando expostos a situações sociais é irracional ou desproporcional.
Os critérios diagnósticos para transtorno de ansiedade generalizada em crianças e adolescentes são idênticos aos empregados para a avaliação de adultos.
O diagnóstico de transtorno de ansiedade de separação é dado quando os sintomas ansiosos perduram por, no mínimo, seis meses.
O transtorno de ansiedade de separação é diagnosticado como esquizofrenia e transtornos invasivos do desenvolvimento, mesmo que ocorra exclusivamente no curso de outros transtornos.
Os exames de rotina de um paciente com oito anos de idade que faz uso de ácido valproico regularmente mostram aumento abrupto de transaminases e indicam suspeita de uma hepatite medicamentosa.
Em face desse quadro clínico, é correto afirmar que o diagnóstico diferencial de Hepatite A seria obtido caso os exames indicassem positividade paraAnti-HBc IgM.
Anti-HBc IgG.
Anti-HAV IgM.
Anti-HAV IgG.
HBsAg.
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