Lista completa de Questões de Medicina do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma estudante universitária de 19 anos apresenta-se para avaliação de episódios de dor no peito e falta de ar. Ela não tem nenhum problema médico. Ela não fuma nem bebe álcool ou usa drogas ilícitas. Na ausculta cardíaca, ouve-se um clique meso sistólico no apex.
Qual é o diagnóstico mais provável?
Os medicamentos anti-hipertensivos podem ser prescritos para o paciente levando-se em conta seus efeitos terapêuticos e colaterais. Em relação a esses efeitos, assinale a afirmativa INCORRETA.
De acordo com as metas para pressão arterial (PA) a serem atingidas em conformidade com as características individuais dos pacientes, analise as afirmativas.
I. Hipertensos de estágios 1 e 2 com risco cardiovascular baixo e médio, considerar PA menor que 140 x 90 mmHg.
II. Hipertensos e comportamento limítrofe com risco cardiovascular alto e muito alto, considerar PA menor que 130 x 80 mmHg.
III. Hipertensos com insuficiência renal com proteinúria maior que 1 g/l, considerar PA menor que 140 x 90 mmHg.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A decisão terapêutica deve-se basear na estratificação do risco cardiovascular, considerando a presença de fatores de risco, lesão em órgão-alvo e/ou doença cardiovascular estabelecida, e não apenas no nível da PA. Com base na estratificação apresentada, qual dos seguintes casos é considerado como de baixo risco adicional?
Paciente apresenta medidas de pressão arterial (PA) persistentemente elevadas no consultório e médias de PA consideradas normais, seja na residência, pela automedida da pressão arterial (AMPA) ou MRPA ou MAPA. O diagnóstico provável é
De acordo com a decisão terapêutica baseada no risco cardiovascular para o tratamento da pressão arterial, analise as afirmativas.
I. No paciente sem risco adicional, deve-se considerar o tratamento não medicamentoso isolado.
II. No paciente de risco adicional baixo, deve-se considerar o tratamento não medicamentoso isolado por até 6 meses. Se não atingir a meta, associar tratamento medicamentoso.
III. No paciente de risco adicional médio, deve-se considerar a associação do tratamento não medicamentoso com o medicamentoso.
IV. No paciente de risco adicional muito alto, deve-se considerar apenas o tratamento medicamentoso.
Estão corretas apenas as afirmativas
Paciente apresenta valores normais de pressão arterial (PA) no consultório, porém com PA elevada pela monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) durante período de vigília ou monitorização residencial da pressão arterial (MRPA). Qual o provável diagnóstico?
Acerca do tratamento das dislipidemias, que baseia-se em medidas farmacológicas e não farmacológicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Um evento coronário agudo é a primeira manifestação da doença aterosclerótica em, pelo menos, metade dos indivíduos que apresentam essa complicação. Uma medida eficaz para diminuir a ocorrência de um evento coronariano agudo é diagnosticar, precocemente, a síndrome metabólica, a fim de evitar complicações no tratamento adequado. São critérios para diagnosticar a síndrome metabólica, EXCETO:
Quanto aos acidentes de trabalho provocados por animais peçonhentos, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...