Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mulher de 55 anos apresenta hemograma com hemoglobina de 8,5 g/dL. O volume corpuscular médio, a concentração de hemoglobina corpuscular média, a contagem de leucócitos e plaquetas são normais. O mais provável, dos abaixo, é a paciente apresentar
Quanto à profilaxia do tétano, é correto afirmar que:
A respeito do atendimento da parada cardiorrespiratória em ritmo de assistolia, é correto afirmar que:
Quanto à síndrome dispéptica e seu manejo diagnóstico e terapêutico, é correto afirmar que:
Mulher, 38 anos, procura oftalmologista para investigação de redução da acuidade visual em olho esquerdo e diplopia de início agudo há 24 horas. Refere já ter apresentado quadro similar durante viagem recente, mas que se resolveu antes que pudesse ser avaliada por um médico. Na anamnese dirigida, refere fadiga nos últimos meses, sensação de choque que se irradia da coluna cervical até membros inferiores ao tossir ou flexionar o pescoço, e discreta alteração de sensibilidade de membros inferiores. Após exame cauteloso, o médico faz o diagnóstico de neurite óptica à esquerda e encaminha a um clínico para que seja investigada a seguinte doença:
A respeito da cirrose hepática, é correto afirmar que:
Mulher, 35 anos, procura atendimento médico devido a queixas de urina espumosa, edema de membros inferiores e de face de início há 1 mês. Exames laboratoriais: Ureia 28mg/dL, Creatinina 0,6mgdL, Sódio 138mEq/L, Potássio 3,7mEq/L, Albumina 2,0g/dL, Colesterol total 350mg/dL, HDL 30 mg/dL, Triglicerídeos 420 mg/dL, EAS proteína 4+/4+, Nitrito negativo. Urina 24h 4.500g proteinúria/ C3 e CH50 normais.
Em relação à situação apresentada, é correto afirmar que:
Em relação ao tratamento da insuficiência cardíaca, é correto afirmar que:
Homem, 47 anos, hipertenso, com sobrepeso e dislipidêmico, em uso regular de hidroclorotiazida, losartana e sinvastatina é admitido na emergência com dor precordial em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, de início há cerca de 2 horas. Ao exame, eupneico, fácies de dor. PA 168 X 100mmHg, FC 104bpm, SatO2 94%. Ausculta respiratória sem alterações; RCR 3T (B4), sem outras alterações. ECG sem alterações que sugiram isquemia aguda. Resultado de marcadores de necrose miocárdica ainda não disponíveis.
Sobre o caso citado, é correto afirmar que:
Paciente procura emergência devido a quadro que se iniciou cerca de 30 minutos após ter comido camarão, com rash urticariforme difuso pruriginoso, prurido em orofaringe e leve dispneia. Apresenta rinite alérgica e não refere outras comorbidades conhecidas. Na admissão está ansioso, com edema periorbitário bilateral e leve taquipneia. PA 100 X 60mmHg, FC 116 bpm, SatO2 93% em ar ambiente. Ausculta respiratória limpa; rash cutâneo exuberante difuso; sem outras alterações.
A melhor conduta nesse caso é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...