Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à ecodopplercardiografia como ferramenta de avaliação clínica não invasiva e às possibilidades de avaliação morfoestruturais e funcionais do coração oferecidas por essa técnica, julgue os próximos itens. As cardiomiopatias restritivas, que possuem como etiopatogenia mais comum as doenças infiltrativas, como amiloidose, sarcoidose, hemocromatose, apresentam comprometimento do relaxamento ventricular e redução das pressões ventriculares diastólicas, que podem ser verificados por ecodopplercardiograma.
Em estudo eletrofisiológico cardíaco invasivo, o eletrodo localizado na região do feixe de His registra o potencial A, que corresponde à ativação do átrio próximo à junção AV; o potencial H, que corresponde à despolarização do tronco do feixe de His; e o potencial V, que corresponde à ativação do miocárdio ventricular.
A respeito desse estudo, julgue os itens que se seguem.
A medida dos potenciais A, H e V permite a divisão da condução atrioventricular em três intervalos principais: PA, AH e HV.Em estudo eletrofisiológico cardíaco invasivo, o eletrodo localizado na região do feixe de His registra o potencial A, que corresponde à ativação do átrio próximo à junção AV; o potencial H, que corresponde à despolarização do tronco do feixe de His; e o potencial V, que corresponde à ativação do miocárdio ventricular.
A respeito desse estudo, julgue os itens que se seguem.
A fisiopatologia da síndrome de Brugada relaciona-se a alterações da subunidade dos canais de sódio, com consequente redução ou perda do potencial de ação no epicárdio do ventrículo direito, gerando um gradiente transmural de voltagem, responsável pela elevação do segmento ST nas precordiais direitas.Em estudo eletrofisiológico cardíaco invasivo, o eletrodo localizado na região do feixe de His registra o potencial A, que corresponde à ativação do átrio próximo à junção AV; o potencial H, que corresponde à despolarização do tronco do feixe de His; e o potencial V, que corresponde à ativação do miocárdio ventricular.
A respeito desse estudo, julgue os itens que se seguem.
O estudo eletrofisiológico cardíaco invasivo é indicado para investigação da síndrome de Brugada, que está associada à morte súbita por fibrilação ventricular.Em estudo eletrofisiológico cardíaco invasivo, o eletrodo localizado na região do feixe de His registra o potencial A, que corresponde à ativação do átrio próximo à junção AV; o potencial H, que corresponde à despolarização do tronco do feixe de His; e o potencial V, que corresponde à ativação do miocárdio ventricular.
A respeito desse estudo, julgue os itens que se seguem.
De acordo com os protocolos de prevenção primária para morte súbita, o estudo eletrofisiológico está indicado para a avaliação da estabilidade elétrica ventricular em coronariopatas com função ventricular comprometida para implante preventivo de desfibrilador cardíaco automático.Em estudo eletrofisiológico cardíaco invasivo, o eletrodo localizado na região do feixe de His registra o potencial A, que corresponde à ativação do átrio próximo à junção AV; o potencial H, que corresponde à despolarização do tronco do feixe de His; e o potencial V, que corresponde à ativação do miocárdio ventricular.
A respeito desse estudo, julgue os itens que se seguem.
O intervalo PA é medido do final da onda P na superfície até o início da onda A, intracavitária, correspondendo ao tempo de condução intra-atrial.Com base na I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, julgue os itens a seguir. A avaliação clínica de pacientes hipertensos inclui exames complementares de rotina como análise de urina; potássio plasmático; creatinina plasmática e estimativa do ritmo de filtração glomerular; glicemia de jejum; colesterol total; HDL-colesterol ; triglicérides plasmáticos; ácido úrico plasmático; e eletrocardiograma convencional.
Com base na I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, julgue os itens a seguir. O aumento da espessura médio intimal (EMI) da carótida superior a 1 mm reclassifica o risco cardiovascular.
Com base na I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular, julgue os itens a seguir. O ecocardiograma está indicado na avaliação complementar de risco em hipertensos estágios 1 e 2 que não tenham hipertrofia ventricular esquerda ao eletrocardiograma convencional, apresentem dois ou mais fatores de risco ou que tenham suspeita clínica de insuficiência cardíaca.
Em relação à doença valvar cardíaca, julgue os itens subsequentes. Em pacientes com indicação de cirurgia para tratamento de doença valvar cardíaca, a angiografia coronária está indicada caso haja um ou mais fatores de risco cardiovascular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...