Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Refere que, neste período, teve várias hospitalizações. Foi tratado com potássio e nutrição, sem melhora. Foi observado que seu olho estava diferente, sendo, então, encaminhado ao setor de oftalmologia, que descreveu o exame como compatível com anéis de Kayser-Fleisher.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A doença é comum após os 40 anos de idade.Refere que, neste período, teve várias hospitalizações. Foi tratado com potássio e nutrição, sem melhora. Foi observado que seu olho estava diferente, sendo, então, encaminhado ao setor de oftalmologia, que descreveu o exame como compatível com anéis de Kayser-Fleisher.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A doença tem caráter adquirido, tendo pouca associação genética.Refere que, neste período, teve várias hospitalizações. Foi tratado com potássio e nutrição, sem melhora. Foi observado que seu olho estava diferente, sendo, então, encaminhado ao setor de oftalmologia, que descreveu o exame como compatível com anéis de Kayser-Fleisher.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente apresenta-se com doença de Wilson, que é decorrente da intoxicação por chumbo.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A úlcera péptica geralmente tem como causa principal o uso de anti-inflamatórios não esteroidais.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A amoxicilina, inibidor da bomba de prótons e azitromicina, é o esquema utilizado para o tratamento da infecção por HP.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento da infecção por HP geralmente resolve o quadro da dor do paciente.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A idade acima de 45 anos com sinais de alarme, no Brasil, são fatores que levam a realizar endoscopia digestiva alta.Paciente, sexo masculino, 38 anos de idade, apresenta sintomas dispépticos há um ano. Refere que, há um mês, apresentou emagrecimento de 5 kg, astenia e tem acordado durante à noite com dor epigástrica. Foi realizada uma endoscopia que demonstrou úlcera péptica com Helicobacter pilory (HP) no teste de urease. A biópsia foi negativa para neoplasia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente, pelos critérios de roma IV, enquadra-se em dispepsia funcional.Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento da anemia, muitas vezes, melhora os sintomas da disfagia.Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico é feito a partir da evidência de anemia ferropriva e membranas esofágicas em um paciente com disfagia pré-cricoide.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...