Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
O prognóstico da síndrome de Plummer-Vinson geralmente é excelente.Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
A síndrome de Plummer-Sinson tem rara associação com carcinoma espinocelular.Paciente, sexo feminino, 39 anos de idade, apresentou queixa de disfagia progressiva há três meses, associada com emagrecimento de 10 kg no mesmo período. Relatou, como história pregressa, quadro recorrente de anemia ferropriva, de difícil controle e de etiologia indefinida e que, por vezes, necessitou de transfusões sanguíneas. Ao exame físico, paciente com dados vitais estáveis, hipocorada ++/4+, brevilínea, emagrecida. Cavidade oral sem lesões visíveis na oroscopia. Exames laboratoriais apresentaram anemia microcítica hipocrômica com demais achados dentro da normalidade. Endoscopia digestiva alta, realizada em outro serviço, evidenciava estenose de esôfago superior na altura do esfíncter esofágico superior, além de lesão suspeita em hipofaringe.
Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.
A tríade de disfagia, anemia e alterações esofágicas lembra a síndrome de Plummer-Vinson.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Os pacientes de classe econômica baixa são mais acometidos por essa patologia.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
A azatioprina é usada no tratamento e tem como efeito colateral pancreatite.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
O local de envolvimento mais comum é o cólon tranverso.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Essa doença é pouco presente em pacientes asiáticos.Paciente, caucasiano, 37 anos de idade, apresentou-se com dor abdominal, de baixa intensidade, localizada no quadrante inferior direito, que aliviava com a defecação e sem fatores desencadeantes, com cerca de dois meses de evolução. Apresentava também diarreia, retorragias e supuração anal, acompanhados de tenesmo. Também apresentava náuseas e anorexia. Ao exame proctológico, na apresentação, era visível um abcesso perianal e fissura anal, com emissão de pus. Realizou colonoscopia que demonstrava mucosa com erosões e exsudativa, ceco e I ascendente com múltiplas erosões aftoides, com mucosa circundante hiperemiada no cólon descendente e reto com erosões aftoides.
Considerando o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Essa patologia acomete mais pessoas entre 10 e 20 anos de idade.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O metotrexato é melhor que azatioprina nessa patologia.Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os anticorpos ANCA são bem detectados nessa patologia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...