Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As infecções que envolvem a via aérea superior em crianças podem levar a obstrução com risco de vida. A epiglotite bacteriana, também denominada supraglotite, apresenta pico de incidência dos 2 aos 6 anos, com predominância no sexo masculino. Mais frequente no final do inverno e no início da primavera, sua incidência tem sofrido profundas modificações com a recomendação rotineira da vacina conjugada. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
A Infecção do Trato Urinário (ITU) prevalece na infância, atingindo pico de incidência por volta do terceiro ao quarto ano de idade, sendo particularmente grave quando acomete lactentes e, em especial, os neonatos. Sua prevalência eleva-se novamente por volta da adolescência, quando as alterações hormonais favorecem a colonização vaginal por bactérias nefritogênicas. Sobre o tema, assinale a afirmativa INCORRETA.
Entre 4 a 6 meses o bebê apresenta o reflexo tônico cervical: onde faz a rotação da cabeça para um lado, com consequente extensão do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contralaterais.
O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva sua promoção, proteção e detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura. A identificação de problemas é fundamental para o desenvolvimento e a intervenção precoce para o prognóstico dessas crianças. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A doença meningocócica pode variar desde um quadro de febre transitória até doença fulminante, que pode levar à morte em poucas horas. Meningite é a principal manifestação, ocorrendo em 70% dos casos; bacteremia isolada em 27%; e, doença fulminante em 4%. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No tratamento empírico da meningococcemia deve se iniciar uma cefalosporina de terceira geração como: ceftriaxona (100 mg/Kg/dia a cada 12 ou 24 h, dose máxima 2 g 12/12 h) ou cefotaxima (200-300 mg/kg/dia a cada 4 a 6 h, máximo 12 g/dia).
( ) Na doença invasiva está indicada a coleta de culturas de sangue e líquor e de nasofaringe. A realização do exame de Gram nas lesões cutâneas pode identificar a bactéria.
( ) Em pacientes com alergia grave a penicilina (anafilaxia), cloranfenicol é a droga de escolha. Caso este não esteja disponível, usa-se meropenem.
( ) A mortalidade chega a 10%, e é significativamente maior em crianças menores de 11 anos quando comparadas às maiores de 11 anos. Os fatores importantes associados com morte são: coma ou hipotensão, leucopenia ou plaquetopenia e ausência de meningite.
A sequência está correta em
Na maioria das unidades neonatais, a alta hospitalar é realizada entre 36 e 48 horas de vida. Nesta fase, a manifestação clínica das cardiopatias críticas pode, ainda, não ter ocorrido, além disso, a ausculta cardíaca pode ser aparentemente normal nesta fase. O diagnóstico precoce é fundamental, pois pode evitar choque, acidose, parada cardíaca ou agravo neurológico antes do tratamento da cardiopatia. Sobre a triagem neonatal de cardiopatia congênita crítica, assinale a alternativa correta.
O leite materno é fundamental para a saúde da criança pela sua disponibilidade de nutrientes e substâncias imunoativas. A amamentação possui a propriedade de promover o espaçamento das gestações e diminuir a incidência de algumas doenças na mulher. Apesar da excelência do leite materno, existem ocasiões em que o profissional de saúde deve considerar o risco/benefício da terapia medicamentosa na mãe que amamenta. Dentre os medicamentos listados, qual alternativa contém apenas aqueles de uso compatível com a amamentação?
A anemia ferropriva eì a carência nutricional mais prevalente no mundo, acarretando prejuízos a curto e longo prazos no desenvolvimento neuropsicomotor e na aprendizagem, além de comprometimento no sistema imunológico. A anemia acomete, aproximadamente, 42% das crianças menores de 5 anos em países em desenvolvimento e cerca de 17% nos países industrializados. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Rinite é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal, sendo os casos agudos, em sua maioria, causados por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recidivantes são geralmente determinados pela rinite alérgica, imunomediada. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A rinite alérgica é considerada fator de risco e marcador de gravidade da asma. Ela piora a asma, além de aumentar o número de hospitalizações e exacerbar as crises. Portadores de rinite devem sempre ser investigados para asma e vice-versa.
II. A rinite alérgica é classificada, atualmente, com base na frequência e duração dos sintomas, sendo considerada intermitente quando sintomas < 4 dias na semana, e persistente quando > 4 semanas de duração (ano).
III. No tratamento farmacológico com corticoide tópico nasal na rinite persistente de moderada a grave, é recomendável o tratamento por pelo menos 60 dias.
IV. Os descongestionantes tópicos nasais quando usados por tempo prolongado podem causar rinite medicamentosa. Logo, podem ser usados por, no máximo, 5 dias. Estão recomendados: dexametasona em gotas nasais e descongestionantes orais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Mãe procura atendimento para o filho de dois anos, devido a episódios de diarreia nos últimos três dias. O menino encontra-se irritado, chorando, com olhos fundos, pulso rápido e fraco. Qual a conduta mais indicada, baseando-se no estado de hidratação do paciente?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...