Questões de Medicina do ano 2016

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As infecções que envolvem a via aérea superior em crianças podem levar a obstrução com risco de vida. A epiglotite bacteriana, também denominada supraglotite, apresenta pico de incidência dos 2 aos 6 anos, com predominância no sexo masculino. Mais frequente no final do inverno e no início da primavera, sua incidência tem sofrido profundas modificações com a recomendação rotineira da vacina conjugada. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Na epiglotite, dependendo da faixa etária do paciente acometido, este costuma assumir uma posição sentada com hiperextensão cervical e protusão do mento, para tentar manter a via aérea permeável.
  • B. A profilaxia com rifampicina para eliminação de portador é indicada em todas as crianças com epiglotite. Os contatos domiciliares devem receber profilaxia se houver contato com menores de 4 anos de idade não imunizados, ou com imunização incompleta.
  • C. Quadros de envolvimento preferencial de áreas ariepiglóticas podem manifestar-se de maneira indistinguível da epiglotite clássica pelo Haemophilus influenza e tipo b (Hib) e estão relacionados à infecção causada pelo Streptococcus do grupo A.
  • D. Nos pacientes com epiglotite bacteriana, a investigação radiológica deve ser complementada com estudo do tórax para determinar a presença de edema pulmonar, que pode ocorrer pela exagerada pressão negativa intratorácica, ou focos de consolidação broncopneumônicos associados.

A Infecção do Trato Urinário (ITU) prevalece na infância, atingindo pico de incidência por volta do terceiro ao quarto ano de idade, sendo particularmente grave quando acomete lactentes e, em especial, os neonatos. Sua prevalência eleva-se novamente por volta da adolescência, quando as alterações hormonais favorecem a colonização vaginal por bactérias nefritogênicas. Sobre o tema, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A urocultura é um exame de confirmação da ITU; porém, salienta-se que sua confiabilidade depende da coleta adequada de urina. Em caso de suspeita clínica de ITU na vigência de leucorreia, em meninas de qualquer faixa etária, deve sempre ser feita a coleta de urina por jato médio.
  • B. O Staphylococcus saprophyticus é um estafilococo coagulase-negativo, com capacidade de aderência às células do uroepitélio, causando processo inflamatório local, com repercussão sistêmica. Essa bactéria é considerada um dos agentes mais comuns de ITU sintomática em mulheres jovens (13 a 40 anos), principalmente nas sexualmente ativas.
  • C. Durante a gestação, também se pode observar aumento da ocorrência de ITU; a maioria dessas gestantes apresenta surtos assintomáticos. Nesses casos, existe maior risco de Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHGE) e de nascimento de recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, os quais apresentarão risco até quatro vezes maior que o habitual de ITU, no período neonatal.
  • D. Durante a gestação, também se pode observar aumento da ocorrência de ITU; a maioria dessas gestantes apresenta surtos assintomáticos. Nesses casos, existe maior risco de Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHGE) e de nascimento de recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, os quais apresentarão risco até quatro vezes maior que o habitual de ITU, no período neonatal.

Entre 4 a 6 meses o bebê apresenta o reflexo tônico cervical: onde faz a rotação da cabeça para um lado, com consequente extensão do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contralaterais.

  • A. A resistência insulínica tem natureza poligênica, mas a sua expressão fenotípica depende de fatores como um estilo de vida relacionado ao consumo excessivo de gorduras e carboidratos aliado à inatividade física.
  • B. A hipertensão arterial sistêmica pode determinar consequências importantes em órgãos-alvo. A hipertrofia ventricular esquerda é a lesão de órgão-alvo mais proeminentemente encontrada. A presença dessa é um indicador para iniciar ou intensificar a terapia anti-hipertensiva farmacológica.
  • C. O Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria adota a definição de síndrome metabólica em adolescentes entre 10 e abaixo de 16 anos, como: aumento da circunferência abdominal > p90 (segundo sexo e idade) e glicemia de jejum > 100 mg/dL ou presença de diabetes mellitus tipo 2.
  • D. Nas crianças com história familiar de diabetes mellitus 2 (DM2), a avaliação dos fatores de risco metabólico deve ser realizada periodicamente com o objetivo de detectar alterações no decorrer do crescimento da criança. Nas crianças com excesso de peso que apresentam hipertensão, deve-se obter também a história do padrão do sono, devido à frequente ocorrência de associação com distúrbios, como a apneia obstrutiva do sono.

O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva sua promoção, proteção e detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir em sua vida futura. A identificação de problemas é fundamental para o desenvolvimento e a intervenção precoce para o prognóstico dessas crianças. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Em torno de 2 meses inicia-se a ampliação do campo de visão do bebê; ele visualiza e segue objetos com o olhar. Entre 2 e 4 meses o bebê fica de bruços, levanta a cabeça e os ombros.
  • B. Entre 1 e 2 meses de idade existe um predomínio do tônus flexor, assimetria postural e preensão reflexa. O apoio plantar, a sucção e a preensão palmar irão desaparecer até o sexto mês.
  • C. O reflexo cutâneo plantar é obtido pelo estímulo da porção lateral do pé. No recém-nascido, desencadeia a extensão do hálux. A partir do 13º mês ocorre flexão do hálux e, a partir dessa idade, sua extensão é patológica.
  • D. Entre 4 a 6 meses o bebê apresenta o reflexo tônico cervical: onde faz a rotação da cabeça para um lado, com consequente extensão do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contralaterais.

A doença meningocócica pode variar desde um quadro de febre transitória até doença fulminante, que pode levar à morte em poucas horas. Meningite é a principal manifestação, ocorrendo em 70% dos casos; bacteremia isolada em 27%; e, doença fulminante em 4%. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No tratamento empírico da meningococcemia deve se iniciar uma cefalosporina de terceira geração como: ceftriaxona (100 mg/Kg/dia a cada 12 ou 24 h, dose máxima 2 g 12/12 h) ou cefotaxima (200-300 mg/kg/dia a cada 4 a 6 h, máximo 12 g/dia).

( ) Na doença invasiva está indicada a coleta de culturas de sangue e líquor e de nasofaringe. A realização do exame de Gram nas lesões cutâneas pode identificar a bactéria.

( ) Em pacientes com alergia grave a penicilina (anafilaxia), cloranfenicol é a droga de escolha. Caso este não esteja disponível, usa-se meropenem.

( ) A mortalidade chega a 10%, e é significativamente maior em crianças menores de 11 anos quando comparadas às maiores de 11 anos. Os fatores importantes associados com morte são: coma ou hipotensão, leucopenia ou plaquetopenia e ausência de meningite.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, V, F.
  • C. F, V, V, V.
  • D. V, F, F, V.

Na maioria das unidades neonatais, a alta hospitalar é realizada entre 36 e 48 horas de vida. Nesta fase, a manifestação clínica das cardiopatias críticas pode, ainda, não ter ocorrido, além disso, a ausculta cardíaca pode ser aparentemente normal nesta fase. O diagnóstico precoce é fundamental, pois pode evitar choque, acidose, parada cardíaca ou agravo neurológico antes do tratamento da cardiopatia. Sobre a triagem neonatal de cardiopatia congênita crítica, assinale a alternativa correta.

  • A. São consideradas cardiopatias congênitas críticas: atresia pulmonar e síndrome de hipoplasia do coração esquerdo.
  • B. A realização do teste da oximetria não descarta a necessidade de realização de ecocardiograma com mapeamento de fluxo em cores.
  • C. Deve ser realizada a aferição da oximetria de pulso, em todo recém-nascido aparentemente saudável com idade gestacional > 36 semanas, antes da alta da unidade neonatal.
  • D. O local de aferição de oximetria é no membro superior direito. Para a adequada aferição é necessário que o recém-nascido esteja com as extremidades aquecidas e o monitor evidencie uma onda de traçado heterogêneo.

O leite materno é fundamental para a saúde da criança pela sua disponibilidade de nutrientes e substâncias imunoativas. A amamentação possui a propriedade de promover o espaçamento das gestações e diminuir a incidência de algumas doenças na mulher. Apesar da excelência do leite materno, existem ocasiões em que o profissional de saúde deve considerar o risco/benefício da terapia medicamentosa na mãe que amamenta. Dentre os medicamentos listados, qual alternativa contém apenas aqueles de uso compatível com a amamentação?

  • A. Ergotamina, propranolol, clonazepam e soro antiaracnídico.
  • B. Bupropiona, amitriptilina, vacina contra raiva e duloxetina.
  • C. Ibuprofeno, propranolol, naproxeno e imunoglobulina antirrábica.
  • D. Soro antiofídico, vacina contra hepatite B, gabapentina e amitriptilina.

A anemia ferropriva eì a carência nutricional mais prevalente no mundo, acarretando prejuízos a curto e longo prazos no desenvolvimento neuropsicomotor e na aprendizagem, além de comprometimento no sistema imunológico. A anemia acomete, aproximadamente, 42% das crianças menores de 5 anos em países em desenvolvimento e cerca de 17% nos países industrializados. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Os fitatos presentes em cereais e nas sementes de leguminosas e os compostos fenólicos encontrados na cebola, edulcorantes e achocolatados são potentes fatores facilitadores da absorção do ferro.
  • B. Após tratamento medicamentoso da anemia ferropriva, aumento da contagem de reticulócitos, ao final da primeira semana de tratamento, ou de 1 g/dl na hemoglobina e 3% no hematócrito, após 1 a 2 meses seria indicativo de eficácia no tratamento.
  • C. Após tratamento medicamentoso da anemia ferropriva, aumento da contagem de reticulócitos, ao final da primeira semana de tratamento, ou de 1 g/dl na hemoglobina e 3% no hematócrito, após 1 a 2 meses seria indicativo de eficácia no tratamento.
  • D. A fortificação de alimento vigente no Brasil, desde junho de 2004, consiste em uso obrigatório de compostos de ferro e ácido fólico nas farinhas de milho e trigo (100 g do produto contêm 4,2 mg de ferro e 150 μg de ácido fólico). Estes alimentos foram escolhidos para fortificação devido ao seu baixo valor nutricional.

Rinite é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal, sendo os casos agudos, em sua maioria, causados por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recidivantes são geralmente determinados pela rinite alérgica, imunomediada. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A rinite alérgica é considerada fator de risco e marcador de gravidade da asma. Ela piora a asma, além de aumentar o número de hospitalizações e exacerbar as crises. Portadores de rinite devem sempre ser investigados para asma e vice-versa.

II. A rinite alérgica é classificada, atualmente, com base na frequência e duração dos sintomas, sendo considerada intermitente quando sintomas < 4 dias na semana, e persistente quando > 4 semanas de duração (ano).

III. No tratamento farmacológico com corticoide tópico nasal na rinite persistente de moderada a grave, é recomendável o tratamento por pelo menos 60 dias.

IV. Os descongestionantes tópicos nasais quando usados por tempo prolongado podem causar “rinite medicamentosa”. Logo, podem ser usados por, no máximo, 5 dias. Estão recomendados: dexametasona em gotas nasais e descongestionantes orais.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

“Mãe procura atendimento para o filho de dois anos, devido a episódios de diarreia nos últimos três dias. O menino encontra-se irritado, chorando, com olhos fundos, pulso rápido e fraco.” Qual a conduta mais indicada, baseando-se no estado de hidratação do paciente?

  • A. Deve ser administrada a quantidade que o paciente aceitar de líquidos após cada evacuação. Administrar 10 mg de zinco por dia, durante 14 dias.
  • B. Manter a alimentação habitual para prevenir desnutrição, continuar o aleitamento materno, se for o caso, e administrar solução de reidratação oral, após cada evacuação diarreica.
  • C. Iniciar reidratação venosa, na fase rápida, com soro fisiológico a 0,9%, com 20 ml/kg de peso. Repetir essa quantidade até que a criança esteja hidratada, reavaliando após cada fase de expansão administrada.
  • D. Iniciar terapia de reidratação oral na unidade de saúde, sendo que o paciente deve permanecer na unidade até a reidratação completa, com orientação inicial de 50-100 ml/kg para serem administrados entre 4-6 horas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...