Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A propósito de anemia em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens subsequentes. O emprego de transfusões de hemácias em pacientes com DRC deve ser criterioso e restrito. Ocorrendo piora aguda da anemia, a transfusão estará indicada na ausência de manifestações clínicas se a concentração de hemoglobina for < 11g/dL.
A propósito de anemia em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens subsequentes. A concentração de ferritina sérica corresponde ao ferro funcionalmente disponível para a eritropoiese, ao passo que a saturação de transferrina é o marcador mais utilizado para se avaliarem os depósitos orgânicos de ferro.
A propósito de anemia em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens subsequentes. Não se recomenda a suplementação rotineira de vitaminas C e E como tratamento adjuvante da anemia em pacientes com DRC.
A propósito de anemia em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens subsequentes. A faixa ideal do valor da hemoglobina para pacientes em tratamento com agentes estimuladores da eritropoiese deve ser entre 12 g/dL e 14 g/dL em qualquer estágio da DRC, não devendo ser superior a 15 g/dL.
A propósito de anemia em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens subsequentes. Na ausência de outras causas de anemia na DRC, o uso de agentes estimuladores da eritropoiese é essencial, sendo a via subcutânea a preferencial para a administração da eritropoetina, pois a maioria dos estudos sugere que essa via, dadas as suas características farmacocinéticas, é mais eficiente que a intravenosa.
A propósito de anemia em pacientes com doença renal crônica (DRC), julgue os itens subsequentes. Em pacientes com DRC em estágios de 3 a 5 não dialíticos ou em diálise peritoneal, com ferritina < 100 ng/mL e saturação de transferrina menor que 20%, a reposição de ferro poderá ser realizada inicialmente por via oral.
No que se refere aos mecanismos de progressão da doença renal crônica (DRC), julgue os próximos itens. Em vários modelos animais, a redução da ingestão proteica protege contra o desenvolvimento de glomerulosclerose, por meio de alterações da resistência arteriolar e da pressão glomerular.
No que se refere aos mecanismos de progressão da doença renal crônica (DRC), julgue os próximos itens. O sistema renina-angiotensina-aldosterona inibe, por meio de efeitos hemodinâmicos no rim, a progressão da doença renal crônica.
No que se refere aos mecanismos de progressão da doença renal crônica (DRC), julgue os próximos itens. A proteinúria, além de ser um marcador de lesão renal, pode, por si só, contribuir para a progressão dessa lesão, principalmente em situações de perda proteica mais expressiva. Os mecanismos que explicam esses efeitos deletérios são toxicidade mesangial, hiperplasia e sobrecarga tubulares, e ativação de citocinas inflamatórias.
No que se refere aos mecanismos de progressão da doença renal crônica (DRC), julgue os próximos itens. Em modelos animais de nefropatia crônica, a hipertensão arterial sistêmica está associada à diminuição da pressão glomerular, podendo isso levar à insuficiência por lesão tubular, que permite influxo de água e solutos, estimula a produção de citocinas, o depósito de macromoléculas e a expansão mesangial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...