Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere aos mecanismos de progressão da doença renal crônica (DRC), julgue os próximos itens. A hiperuricemia pode ocorrer em pacientes com DRC devido à diminuição da excreção urinária de ácido úrico. Essa alteração metabólica não deve ser tratada, pois não está envolvida com a progressão da DRC.
No que diz respeito à embolia por colesterol, julgue os itens subsecutivos. Em relação às manifestações clínicas, a única manifestação cutânea da síndrome de embolia por colesterol é o livedo reticular, que é causado pela oclusão de pequenas artérias, capilares e vênulas, e comumente acomete vasos da derme profunda de pés, pernas, região lombar e nádegas.
No que diz respeito à embolia por colesterol, julgue os itens subsecutivos. A tríade clássica da síndrome da embolia por colesterol inclui livedo reticular, lesão renal aguda e eosinofilia.
No que diz respeito à embolia por colesterol, julgue os itens subsecutivos. A ateroembolização desenvolve-se exclusivamente após cateterizações de grandes vasos ou procedimentos cirúrgicos.
No que diz respeito à embolia por colesterol, julgue os itens subsecutivos. O diagnóstico de embolia por colesterol é feito pelo achado do depósito dos cristais de colesterol, seja no exame de retina, seja na biópsia de pele ou na biópsia renal. Com a técnica de preparo do tecido para a análise histológica, os lípides são dissolvidos e os cristais de colesterol são identificados pela presença de espaços em formato de agulha.
Julgue os seguintes itens, relativos à hematúria no adulto. A hematúria que se deve a uma doença glomerular abrange apenas um grupo de doenças renais primárias, sem associação com doenças heredofamiliares ou doenças sistêmicas.
Julgue os seguintes itens, relativos à hematúria no adulto. Para facilitar a caracterização do dismorfismo eritrocitário, utiliza-se pesquisa específica de acantócitos e codócitos, sendo a hematúria considerada dismórfica quando esses poiquilócitos se encontram presentes em frequência de 1% e 4%, respectivamente.
Julgue os seguintes itens, relativos à hematúria no adulto. Na vigência de hematúria, a presença de dismorfismo eritrocitário, cilindrúria hemática e(ou) proteinúria são indicativos de doença extraglomerular. Por outro lado, o achado de glicosúria afasta a possibilidade de o paciente possuir infecção do trato urinário.
Julgue os seguintes itens, relativos à hematúria no adulto. A hematúria pode ser macroscópica ou microscópica; contínua ou intermitente; de origem glomerular ou extraglomerular.
Julgue os seguintes itens, relativos à hematúria no adulto. As causas de hematúria extraglomerulares incluem distúrbios metabólicos, como hipercalciúria e hiperuricosúria; nefropatia tubulointersticial por analgésico; cistos renais; litíase renal; tumores do trato geniturinário e hipertrofia prostática; entre outras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...