Questões de Medicina do ano 2016

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos trabalhos realizados em ambientes externos, é obrigatória a existência de abrigos para a proteção dos trabalhadores contra intempéries: a exposição prolongada ao sol e ao calor pode ser causa de várias patologias ocupacionais. Com referência a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. A catarata, que está relacionada à exposição prolongada aos raios UV, é comum nos trabalhadores que laboram em ambientes externos.
  • B. O câncer de pele basocelular é frequente em trabalhadores que laboram expostos ao sol; portanto é uma doença ocupacional, causada pela exposição aos raios UV.
  • C. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) protegem integralmente o trabalhador que exerce suas atividades a céu aberto.
  • D. A frostbite é uma lesão causada pelo calor.
  • E. O calor pode ocasionar a síndrome do dedo branco (white finger).

Um empregado, de quarenta e sete anos de idade, estoquista há quatro anos de uma grande rede de supermercados, começou a apresentar, nos últimos três meses, formigamento, calor e queimação nos dedos da mão direita. No exame médico, os testes de Adson e de Ross no MSD evidenciaram resultado positivo.

Considerando a situação hipotética apresentada, o diagnóstico provável para o paciente em relação ao DORT é de

  • A. síndrome do desfiladeiro torácico.
  • B. síndrome do pinçamento subacromial.
  • C. lesão do arremessador (slap lesion).
  • D. radicolopatia cervical.
  • E. costela cervical.

Indivíduos com distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT), conforme definição e normativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), devem comprovar exposição a riscos ergonômicos. Entre as patologias apresentadas a seguir, exclui-se das doenças ocupacionais a

  • A. bursite pré-patelar do ladrilheiro.
  • B. tenossinovite de Quervain.
  • C. cãibra do escrivão.
  • D. epicondilite lateral do mecânico.
  • E. tenossinovite do digitador.

Em relação ao sofrimento psíquico e à psicopatologia do trabalho, incluindo o estresse relacionado ao trabalho e o uso de álcool e de outras drogas, assinale a opção correta.

  • A. Síndrome de Burnout é a resposta ao estresse ocupacional agudo caracterizada pela motivação ou pelo interesse excessivo, compulsivo ao trabalho, o que provoca a sensação de “estar queimado” e produz fenômenos bipolares que oscilam entre atração e medo pelo trabalho.
  • B. Os fatores organizacionais e psicossociais ligados ao trabalho são as percepções subjetivas que o empregador tem sobre seus trabalhadores, que definem a melhor forma de organização com relação à carreira, à carga, ao ritmo de trabalho e ao ambiente social e técnico do trabalho.
  • C. A psicopatologia do trabalho elege como categoria de análise o transtorno mental, aproximando-se das concepções teóricas que têm por referencial perfis psicopatológicos baseados na nosologia psiquiátrica e das concepções que adotam o referencial da medicina ocupacional e que relacionam riscos às doenças psíquicas específicas.
  • D. A insatisfação gerada pelo conteúdo ergonômico, relacionado com a falta de adequação às aptidões e às necessidades do trabalhador, assemelha-se à insatisfação gerada pelo conteúdo significativo do trabalho (ou simbólico), o qual engendra prazeres e desejos, cujo impacto é mental.
  • E. O alcoolismo crônico no trabalho pode ser considerado acidente do trabalho quando os riscos potenciais à saúde resultam de circunstâncias socioeconômicas e psicossociais, incluindo problemas relacionados ao emprego e ao desemprego.

Em relação às lesões por esforços repetitivos (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), assinale a opção correta.

  • A. A carga estática está presente quando um membro é mantido em uma posição que aumenta o esforço cortante e diminui o momento fletor a ponto de extra tensionar os tecidos e as estruturas ativadas.
  • B. Os fatores de risco para LER/DORT não são independentes, interagem entre si e devem ser sempre analisados de forma integrada. Esses fatores envolvem aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho. Por exemplo, fatores organizacionais como carga de trabalho e pausas para descanso podem controlar fatores de risco de frequência e de intensidade.
  • C. Uma dor contínua, que pode persistir mesmo ao repouso, é sinal sugestivo de LER/DORT. A dor ao movimento, chamada dor mecânica, é sugestiva de um provável processo inflamatório, que inclui a dor noturna. Por outro lado, a dor protocinética, com melhora no decorrer da persistência do movimento, é indicativa de osteoporose.
  • D. O diagnóstico das síndromes compressivas neurais é definido basicamente por protocolos eletromiográficos, tendo os achados clínicos papel secundário. Entretanto, para o planejamento terapêutico cirúrgico, tornam-se importantes as evidências de fatores causais (tumores, cistos etc.).
  • E. Considera-se esforço repetitivo o movimento músculo-esquelético que ultrapassa vinte oscilações por minuto, com qualquer tipo de carga mecânica, ou quarenta oscilações por minuto, para situações sem carga mecânica.

Em relação às doenças infecciosas, hepáticas e hematológicas, assinale a opção correta.

  • A. O Mycobacterium tuberculosis é disseminado pelas fezes de equinos e de outros animais e infecta o homem quando seus esporos penetram lesões. A presença de tecido necrosado, de pus ou de corpos estranhos facilita a reprodução local do agente infeccioso.
  • B. A anemia sideroblástica secundária possui como fatores etiológicos o tetracloreto de carbono, o clorofórmio, o tetracloroetano, o tricloroetileno e outros solventes halogenados usados para limpezas especiais, desengraxe de peças e de chapas metálicas, remoção de manchas de piche, lavagem de tecidos a seco e remoção de tintas.
  • C. A exposição ocupacional ao benzeno e às radiações ionizantes possui associação causal com o desenvolvimento de síndrome mielodisplásica (SMD) apenas quando os níveis de tolerância a esses fatores são ultrapassados.
  • D. As doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho apresentam algumas características que as distinguem de modo específico: os agentes etiológicos não são de natureza ocupacional; e a ocorrência dessas doenças depende das condições em que o trabalho é executado e da exposição ocupacional, que deve favorecer o contato, o contágio ou a transmissão.
  • E. A psitacose, termo genérico para inflamação do fígado, se caracteriza por alterações degenerativas ou necróticas dos hepatócitos, podendo ser aguda ou crônica e ter como causa uma variedade de agentes infecciosos ou de outra natureza.

Em relação às neoplasias, assinale a opção correta.

  • A. O termo neoplasia designa um grupo de doenças caracterizadas pela perda de controle do processo de divisão celular, por meio do qual os tecidos normalmente crescem e(ou) se renovam. A inoperância dos mecanismos de regulação e de controle da proliferação celular, além do crescimento incontrolável, pode levar, no caso do câncer, à invasão dos tecidos vizinhos e à propagação para outras regiões do corpo, produzindo metástase.
  • B. Os estudos sobre a relação entre câncer de pulmão e ocupação independem da obtenção de um histórico ocupacional consistente dos sujeitos recrutados na pesquisa, pois a biópsia é suficiente para fechar o diagnóstico ocupacional em função de protocolos definidos pela IARC (International Agency for Research on Cancer).
  • C. A alteração celular responsável pela produção do tumor decorre da combinação de duas células, sendo que uma delas possui mutação. Quando essa célula mutada se combina à segunda célula, ocorrem mudanças intra e extracelulares que permitem a proliferação de células transformadas, originando um nódulo que, em etapas posteriores, pode se disseminar pelo corpo.
  • D. A IARC (International Agency for Research on Cancer) classifica seis tipos de carcinogenecidade: evidência suficiente de estudos epidemiológicos apoiando uma associação etiológica; evidência limitada em seres humanos, segundo estudos epidemiológicos; evidência suficiente em animais, porém inadequada em seres humanos; evidência limitada em animais; evidência inadequada em animais, e nenhuma evidência em animais ou em seres humanos.
  • E. Na carcinogenecidade estão envolvidos fatores hereditários, genéticos e ambientais, que levam a proliferação celular descontrolada. O câncer ocupacional é considerado uma doença ocupacional típica, em que o trabalho é o fator ambiental decisivo para o surgimento da patologia.

Em relação às pneumoconioses, assinale a opção correta.

  • A. O termo doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) refere-se ao grupo de doenças respiratórias crônicas caracterizadas por limitação crônica ao fluxo aéreo, podendo apresentar sinais de produção de escarro, dispneia e broncoespasmo. O termo DPOC é frequentemente utilizado de uma forma mais flexível para referir-se a pacientes com enfisema e bronquite crônica.
  • B. Fazem parte das pneumoconioses devidas às poeiras inorgânicas a beriliose, a asbestose, a estanhose e a bissinose.
  • C. A siderose é uma doença profissional das vias aéreas, aguda, reversível, caracterizada por uma sensação de opressão torácica e dispneia, que aparecem preponderantemente no retorno ao trabalho, após um afastamento de final de semana ou férias. Essa característica torna a doença muitas vezes conhecida como síndrome das manhãs de segunda-feira.
  • D. A bronquite resulta da exposição ao corte de ferro com solda elétrica e ao óxido de acetileno. Os vapores de óxido ferroso emitidos são oxidados a óxido férrico que, quando inalados, levam a alterações radiológicas nos pulmões.
  • E. A asbestose é uma doença crônica das vias aéreas, caracterizada por obstrução do fluxo aéreo reversível; inflamação; e aumento da reatividade das vias aéreas a uma variedade de estímulos, tendo como principais sintomas dispneia, aperto no peito e tosse.

Em relação às doenças cardiovasculares, assinale a opção correta.

  • A. Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a elevação persistente da pressão arterial (PA) sistólica e(ou) diastólica, observada em duas ou mais medidas em, pelo menos, duas ocasiões distintas. O valor máximo admitido para adultos com mais de dezoito anos para a pressão sistólica é de 140 mm/Hg e para a pressão diastólica de até 90 mm/Hg.
  • B. As arritmias cardíacas surgem de lesões que ocorrem dentro da camada íntima da artéria. As lesões podem ser oclusivas e comprometer o suprimento vascular para um tecido ou um órgão, provocando isquemia ou necrose.
  • C. A aterosclerose, termo descritivo para lesões espessadas e endurecidas das artérias musculares e elásticas médias e grandes, desencadeia crises de palidez e cianose dos dedos, em resposta ao frio ou à emoção; à medida que a crise regride, as alterações de coloração são substituídas por eritema. O distúrbio primário é denominado de arteriosclerose de Raynaud.
  • D. Infarto agudo do miocárdio (IAM) é a dor ou o desconforto precordial causado pela isquemia miocárdica, quando a demanda de oxigênio supera a oferta. A dor geralmente é aliviada por repouso ou uso de nitrato sublingual. Além da dor, podem estar presentes sinais/sintomas de insuficiência da bomba cardíaca, seja por insuficiência ventricular ou pela presença de arritmias.
  • E. Angina pectoris é o evento final de uma série de quadros clínicos que resultam em lesão cerebral irreversível e morte, caso não sejam tomadas medidas rápidas e adequadas para restabelecer a ventilação e a circulação (ressuscitação cardiopulmonar) do paciente.

Ainda com relação à situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

  • A. A razão de chances (RC), ou odds ratio (OR), é 2,11.
  • B. Os trabalhadores usuários do novo EPI são considerados como grupo controle.
  • C. Grupo homogêneo de exposição refere-se à possibilidade de se realizar de forma técnica a avaliação dos níveis de exposição a fatores de riscos, cujas medições efetuadas em um ou em vários paradigmas valem para todos da mesma empresa.
  • D. Os valores de RC e RR apresentam grande distanciamento relativo, o que sugere divergências significativas nesses estimadores de risco, invalidando os respectivos usos.
  • E. O risco relativo (RR) é de 1,5, que significa excesso de risco de 50% do novo EPI em relação ao antigo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...