Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O sistema TNM tem critérios que permitem avaliar a extensão anatômica da doença e então associar esses dados à terapêutica e à sobrevida.Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
De acordo com a sétima edição da classificação TNM, aprovada pela American Joint Committee on Cancer (AJCC) e pela Union Internationale contre le Cancer (UICC), em vigor desde 2010, quanto ao acometimento linfonodal (N), os achados tomográficos permitem a suspeita de um N2.Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.
Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.
A coqueluche é uma doença de notificação compulsória.Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.
Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.
A vacinação de bloqueio é indicada para menores de 12 anos de idade, independentemente da situação vacinal prévia.Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.
Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.
A transmissão ocorre pelo contato direto do doente com uma pessoa suscetível não vacinada, por meio de gotículas de saliva expelidas por tosse, por espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente.Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.
Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.
Após início do tratamento com antimicrobianos, o paciente deve ser mantido em isolamento respiratório por 24 horas.Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.
Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.
O período de transmissão é somente durante a fase catarral, que vai do contágio até sete a dez dias depois.Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.
Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.
Os antimicrobianos de escolha para tratamento são os macrolídeos, em especial a eritromicina.Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.
Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.
Há indicação de quimioprofilaxia para comunicantes de qualquer idade, vacinados ou não, mesmo com histórico prévio de coqueluche.Paciente de 4 anos de idade está em tratamento com corticoides por síndrome nefrótica corticodependente. A mãe, preocupada com a extensão do uso desse tipo de medicação, marca consulta em unidade básica de saúde.
Com relação à corticoterapia prolongada, julgue os itens a seguir.
Ela resulta em aceleração da idade óssea.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...