Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere hipoteticamente que um paciente do sexo masculino, de 30 anos de idade, chega à emergência apresentando dispneia e estridor. Refere fazer uso de broncodilatador, sem sucesso, desde a última ida à emergência. Não apresenta doenças prévias. Há aproximadamente seis meses, foi submetido a uma apendicectomia por laparotomia exploradora, com necessidade de reintervenção no pós-operatório para drenagem de abscesso intra-abdominal e longo período de internação em UTI. Durante esse período ficou seis dias em ventilação mecânica em razão de um quadro de sepse. Percebeu dispneia progressiva desde a alta.
Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O estridor é mais acentuado durante a expiração.Considere hipoteticamente que um paciente do sexo masculino, de 30 anos de idade, chega à emergência apresentando dispneia e estridor. Refere fazer uso de broncodilatador, sem sucesso, desde a última ida à emergência. Não apresenta doenças prévias. Há aproximadamente seis meses, foi submetido a uma apendicectomia por laparotomia exploradora, com necessidade de reintervenção no pós-operatório para drenagem de abscesso intra-abdominal e longo período de internação em UTI. Durante esse período ficou seis dias em ventilação mecânica em razão de um quadro de sepse. Percebeu dispneia progressiva desde a alta.
Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Os pacientes com estenose de traqueia têm o diagnóstico facilmente confundido com asma.Considere hipoteticamente que um paciente do sexo masculino, de 30 anos de idade, chega à emergência apresentando dispneia e estridor. Refere fazer uso de broncodilatador, sem sucesso, desde a última ida à emergência. Não apresenta doenças prévias. Há aproximadamente seis meses, foi submetido a uma apendicectomia por laparotomia exploradora, com necessidade de reintervenção no pós-operatório para drenagem de abscesso intra-abdominal e longo período de internação em UTI. Durante esse período ficou seis dias em ventilação mecânica em razão de um quadro de sepse. Percebeu dispneia progressiva desde a alta.
Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A injúria pós-intubação, pelo balonete ou pelo próprio tubo, é a causa mais comum de estenose benigna de traqueia.Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A lobectomia por videotoracoscopia (VATS) apresenta melhores resultados oncológicos em relação à sobrevida e ao tempo livre de doença, quando comparada à lobectomia toracotomia.Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Os primeiros passos para a pesquisa de metástase a distância são o histórico clínico cuidadoso e o exame físico rigoroso.Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
De acordo com a sétima edição da classificação TNM, aprovada pela American Joint Committee on Cancer (AJCC) e pela Union Internationale contre le Cancer (UICC), em vigor desde 2010, em relação ao tumor primário (T), a classificação T3 refere-se a tumores maiores que 5 cm, com invasão direta da parede torácica, localizados no brônquio principal a menos de 2 cm da carina traqueal, tumores com atelectasia/pneumonite obstrutiva ou nódulos satélites do mesmo lado.Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O PET-CT apresenta mais alta sensibilidade e especificidade, quando comparado à tomografia de tórax, para detecção de doença metastática.Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Entre todos os métodos mais utilizados para a detecção de metástase cerebral, o PET-CT está indicado.Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Atualmente, o estadiamento do mediastino, em pacientes com câncer de pulmão, é a principal indicação do ultrassom esofágico (EUS) e do ultrassom endobrônquico (EBUS).Considere que um paciente, 60 anos de idade, chega ao consultório referindo hemoptise e perda de três quilos nos últimos três meses. Informa ser hipertenso, diabético, tabagista ativo e morador da zona rural. Quando questionado, não refere outros sintomas. O exame físico é normal. O médico solicita uma tomografia computadorizada de tórax, que demonstra lesão sólida, de 3,5 cm, com densidade de partes moles, em topografia de lobo superior direto, periférico, além de adenomegalias mediastinais de 2 cm, em cadeia paratraqueal direta e subcarinal. O restante do exame não demonstra alterações. Tem bom performance status para ser submetido a uma cirurgia de grande porte, além de liberação cardiológica. A espirometria permite ressecção pulmonar (lobectomia). As tomografias de crânio e abdome são normais.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Com confirmação histopatológica de acometimento linfonodal (N2), o próximo passo será a lobectomia superior direta, seguida da linfadenectomia mediastinal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...