Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em consulta ambulatorial, o próximo paciente a ser atendido é do sexo masculino, de 18 anos de idade, e refere história prévia de dois episódios de pneumotórax espontâneos do lado direito, tratados com drenagem de tórax. No momento da consulta, está assintomático. Traz consigo tomografia computadorizada de tórax, com evidência de blebs subpleurais à direta.
De acordo com o caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Para o diagnóstico de pneumotórax hipertensivo, tornase imprescindível a realização da radiografia de tórax, que demonstrará pneumotórax volumoso, com grande desvio do mediastino para o lado contra lateral.Em consulta ambulatorial, o próximo paciente a ser atendido é do sexo masculino, de 18 anos de idade, e refere história prévia de dois episódios de pneumotórax espontâneos do lado direito, tratados com drenagem de tórax. No momento da consulta, está assintomático. Traz consigo tomografia computadorizada de tórax, com evidência de blebs subpleurais à direta.
De acordo com o caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A drenagem de tórax em selo d´água normalmente é o procedimento de escolha no primeiro episódio de pneumotórax espontâneo, de tamanho moderado a grande.Em consulta ambulatorial, o próximo paciente a ser atendido é do sexo masculino, de 18 anos de idade, e refere história prévia de dois episódios de pneumotórax espontâneos do lado direito, tratados com drenagem de tórax. No momento da consulta, está assintomático. Traz consigo tomografia computadorizada de tórax, com evidência de blebs subpleurais à direta.
De acordo com o caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A causa mais comum de pneumotórax espontâneo primário é o rompimento de bolhas (blebs) subpleurais.Um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, procurou atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino anterior, posteriormente à realização de raios X de tórax, motivado por um episódio gripal. Apresenta astenia progressiva, que nunca investigou. Refere episódios de diplopia eventual. A tomografia de tórax confirma uma massa sólida de 5 cm, bem delimitada, localizada no mediastino anterossuperior.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As vias de acesso para a timectomia incluem a esternotomia mediana e a cervicoesternotomia, considerando que o acesso por videotoracoscopia (VATS) com ou sem cervicotomia está contraindicado.Um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, procurou atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino anterior, posteriormente à realização de raios X de tórax, motivado por um episódio gripal. Apresenta astenia progressiva, que nunca investigou. Refere episódios de diplopia eventual. A tomografia de tórax confirma uma massa sólida de 5 cm, bem delimitada, localizada no mediastino anterossuperior.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, a timectomia precoce está indicada, pois há comprovado efeito favorável da timectomia sobre a doença, o que permite melhora importante dos sintomas ou até mesmo remissão.Um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, procurou atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino anterior, posteriormente à realização de raios X de tórax, motivado por um episódio gripal. Apresenta astenia progressiva, que nunca investigou. Refere episódios de diplopia eventual. A tomografia de tórax confirma uma massa sólida de 5 cm, bem delimitada, localizada no mediastino anterossuperior.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A investigação deverá incluir testes farmacológicos com drogas anticolinesterásicas, com eletromiografia e com titulação de IgG anti-RAc.Um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, procurou atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino anterior, posteriormente à realização de raios X de tórax, motivado por um episódio gripal. Apresenta astenia progressiva, que nunca investigou. Refere episódios de diplopia eventual. A tomografia de tórax confirma uma massa sólida de 5 cm, bem delimitada, localizada no mediastino anterossuperior.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Diante do quadro clínico de fraqueza muscular generalizada associada a diplopia, deve-se investigar miastenia gravis.Considere a hipótese clínica de um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, que procura atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino posterior, depois da realização de exames de rotina (raios X de tórax). A tomografia computadorizada de tórax confirma os achados anteriormente descritos. A lesão é bem delimitada e não invade estruturas adjacentes. É assintomático.
De acordo com o caso apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O neurilemoma, ou schwannoma, é o tipo histológico mais frequente dos tumores da bainha nervosa, seguido do neurofibroma.Considere a hipótese clínica de um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, que procura atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino posterior, depois da realização de exames de rotina (raios X de tórax). A tomografia computadorizada de tórax confirma os achados anteriormente descritos. A lesão é bem delimitada e não invade estruturas adjacentes. É assintomático.
De acordo com o caso apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Tumores neurogênicos de mediastino posterior que invadem o canal medular devem ser abordados com laminectomia, geralmente realizado pelo neurocirurgião, seguida de ressecção do tumor por toracotomia ou por videotoracoscopia (VATS), em dois tempos cirúrgicos.Considere a hipótese clínica de um paciente do sexo masculino, de 35 anos de idade, que procura atendimento após diagnóstico ocasional de uma massa de 5 cm, localizada no mediastino posterior, depois da realização de exames de rotina (raios X de tórax). A tomografia computadorizada de tórax confirma os achados anteriormente descritos. A lesão é bem delimitada e não invade estruturas adjacentes. É assintomático.
De acordo com o caso apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Uma das medidas mais importantes, na abordagem dos tumores neurogênicos de mediastino posterior, é determinar se há invasão do canal medular, o que pode ser realizado por meio de tomografia computadorizada de tórax com contraste venoso e (ou) de ressonância nuclear magnética de tórax.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...