Questões de Medicina do ano 2017

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O termo aneurisma deriva da palavra grega aneurysma, que significa “ampliação”, e pode ser definido como uma dilatação localizada, permanente e irreversível de um vaso sanguíneo, tendo, pelo menos, 50% de aumento em seu diâmetro quando comparado ao diâmetro normal esperado. Os aneurismas aórticos se localizam, com mais frequência, na aorta infrarrenal e, geralmente, o segmento imediatamente abaixo das artérias renais e poupado. Sobre os Aneurismas Aórticos Abdominais (AAAs), assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Os aneurismas suprarrenais se estendem acima das artérias renais e correspondem ao aneurisma toracoabdominal do tipo V na classificação de Crawford.
  • B. As artérias ilíacas estão envolvidas em 40% dos pacientes com AAA. Em 90% deles, as artérias ilíacas comuns são afetadas, enquanto 10% envolvem as artérias ilíacas internas.
  • C. Os aneurismas envolvendo o segmento infrarrenal imediato são conhecidos como AAAs justarrenais; enquanto aqueles que envolvem a origem das artérias renais são chamados de AAAs pararrenais.
  • D. Embora se desconheça a causa exata, vários fatores de risco foram identificados como contribuintes para o desenvolvimento de AAAs: idade, sexo, etnia, tabagismo e história familiar de doença aneurismática.

A apresentação clássica de um Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) roto é o início súbito de dor no flanco ou na região média do abdômen, choque e presença de massa abdominal pulsátil. Entretanto, apenas um terço dos pacientes com AAA roto se apresenta com essa tríade. Qual dos fatores de risco relacionados confere alto risco de rotura para AAA?

  • A. Sexo masculino.
  • B. Diâmetro > 6 cm.
  • C. Expansão 0,3-0,6 cm/ano.
  • D. Doença pulmonar obstrutiva leve.

Os grandes traumas da vasculatura abdominal se apresentam clinicamente como hemorragia intraperitoneal livre ou como hematoma retroperitoneal contido. A maioria dos pacientes com trauma abdominal de grandes vasos apresenta-se como um hematoma retroperitoneal contido ou, pelo menos, parcialmente contido. A localização de um hematoma retroperitoneal e o mecanismo de lesão orientam a decisão de explorar o hematoma. Sobre a exploração do hematoma retroperitoneal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Um hematoma retroperitoneal pélvico (zona 3) secundário ao trauma penetrante obriga a exploração em função da probabilidade de lesão do vaso ilíaco.

( ) Qualquer hematoma na zona 1 (linha média) demanda exploração no trauma penetrante ou fechado por causa da alta probabilidade de lesões vasculares nessa área.

( ) Um hematoma na zona 2 (espaço perinéfrico) é o resultado de lesão de vasos renais ou do parênquima, e sua exploração é obrigatória no trauma contuso para avaliar e reparar possíveis lesões.

( ) Os hematomas da zona 3 resultantes de trauma fechado são, geralmente, associados a fraturas pélvicas, e não são explorados devido ao tratamento efetivo desse tipo de sangramento ser baseado não no controle operatório, mas na fixação externa ou embolização angiográfica.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, V, F.

“As pressões digitais (dedos da mão ou pé) podem ser obtidas com esfigmomanômetro de tamanho adequado e uma sonda fotopletismográfica na polpa digital. As pressões digitais são úteis em pacientes com doença restrita aos vasos distais (como doença de Raynaud avançada com lesões obstrutivas fixas) ou, mais comumente, para ajudar a prever a probabilidade de cicatrização em procedimentos no antepe, ulcerações ou amputação de dedos. Uma pressão digital maior que ________ é preditiva de sucesso na cicatrização em, aproximadamente, 90% dos casos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. 15 mmHg
  • B. 20 mmHg
  • C. 25 mmHg
  • D. 30 mmHg

“Mulher, 45 anos, comparece ao ambulatório de cirurgia vascular encaminhada pelo médico da UBS em virtude de sopro sistólico e diastólico abdominal, associado a uma hipertensão arterial de difícil controle. A paciente foi então submetida a exames de imagem e histopatológico que evidenciaram Displasia Fibromuscular (DFM) da artéria renal. Sabe-se que em 28% dos casos outros leitos vasculares também podem estar envolvidos nos pacientes com DFM.” Qual o leito vascular mais comumente acometido nessa situação?

  • A. Artérias ilíacas.
  • B. Artérias cefálicas.
  • C. Artérias vertebrais.
  • D. Artéria carótida interna.

A Displasia Fibromuscular (DFM) é uma doença vascular não inflamatória e não aterosclerótica, que envolve artérias de pequeno e médio calibre e afeta predominantemente mulheres caucasianas, magras, entre 15 e 50 anos, sem história familiar da doença. Qual a artéria mais frequentemente envolvida na DFM?

  • A. Artéria renal.
  • B. Artérias vertebrais.
  • C. Artéria ilíaca interna.
  • D. Artéria carótida interna.

As angiodisplasias são as malformações vasculares adquiridas mais comuns do tubo digestivo. Numa proporção importante de casos são múltiplas (40‐60%) e/ou têm localização múltipla no tubo digestivo (20%), o que realça a importância de uma avaliação completa nestes doentes. Acerca das angiodisplasias intestinais, é INCORRETO afirmar que

  • A. as angiodisplasias do cólon podem ser a causa da hemorragia digestiva baixa em cerca de 3‐40% dos casos.
  • B. constituem a segunda principal causa de hemorragia do intestino delgado em indivíduos com mais de 50 anos.
  • C. a presença de estenose aórtica, insuficiência renal crônica ou doença de Von Willebrand são fatores de risco para hemorragia por angiodisplasias.
  • D. os doentes com estenose aórtica parecem possuir uma forma adquirida de déficit de fator de Von Willebrand, tornando‐os mais predispostos à ocorrência de hemorragia.

Embora geralmente seguros, os filtros de veia cava inferior envolvem risco e morbidade significativa. Portanto, a inserção permanente de um filtro, especialmente em um paciente jovem que pode precisar somente de proteção em curto prazo, não tem aceitação geral. Os filtros recuperáveis surgiram como a solução em potencial para o paciente com indicações temporárias para profilaxia para êmbolo pulmonar. São indicações para inserção de filtro recuperável de veia cava inferior, EXCETO:

  • A. Proteção durante terapia venosa trombolítica.
  • B. Contraindicação de curta duração de terapia de anticoagulação.
  • C. Embolismo pulmonar crônico com hipertensão pulmonar resultante.
  • D. Inserção profilática em paciente com trauma de alto risco (pacientes ortopédicos ou de medula espinhal).

O tratamento eficaz das angiodisplasias ainda constitui, muitas vezes, um desafio clínico. Estão disponíveis várias modalidades terapêuticas no tratamento das angiodisplasias, dependendo da sua escolha em relação à forma de apresentação da hemorragia, do número e da localização das lesões, da condição clínica, das patologias associadas e da medicação do doente e, ainda, da resposta a tratamentos prévios. Qual a terapia de escolha para hemorragias graves (potencialmente fatais)?

  • A. Talidomida.
  • B. Lenalidomida.
  • C. Endoscopia com uso de coagulação com árgon plasma.
  • D. Angiografia com embolização superseletiva ou cirurgia.

São contraindicações absolutas ao transplante cardíaco isolado na cardiopatia chagásica crônica, segundo a I Diretriz Latino-Americana para o diagnóstico e tratamento da cardiopatia chagásica, EXCETO:

  • A. Insuficiência hepática avançada.
  • B. Megacólon de gravidade que comprometa o resultado do transplante.
  • C. Insuficiência renal com clearance abaixo de 30 ml por minuto por 1,73 m2 de área corporal.
  • D. Resistência vascular pulmonar fixa maior que cinco unidades Wood, mesmo após provas farmacológicas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...