Questões de Medicina do ano 2017

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das nefrites hereditárias, julgue os itens subsequentes. A tríade policitemia, síndrome nefrítica e opacidade corneana sugere uma deficiência de lecitina-colesterol aciltransferase (LCAT). Nesse caso, a doença renal é um achado universal, com albuminúria sendo notada precocemente, e a proteinúria aumenta em gravidade durante a quarta e a quinta décadas, geralmente com o desenvolvimento de síndrome nefrítica, mas sem alteração da função renal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das nefrites hereditárias, julgue os itens subsequentes. A doença de Fabry consiste em um erro inato associado ao cromossomo X, erro esse que afeta o metabolismo dos glicoesfingolipídeos, que envolve uma enzima lisossômica, a α-galactosidade-A. Essa doença caracteriza-se pelo acúmulo de globotriaosilceramida e glicoesfingolipídeos neutros relacionados, desencadeando a disfunção de múltiplos órgãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. O peptídeo natriurético atrial (PNA) é liberado em resposta ao estiramento atrial que ocorre em uma situação de sobrecarga de volume.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. A arginina vasopressina (AVP) diminui a permeabilidade e a capacidade de reabsorção de água do ducto coletor medular, diminuindo também, a capacidade de reabsorção de sódio na alça ascendente espessa e no ducto coletor cortical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. A atividade do sistema nervoso simpático é aumentada nas situações de depleção real ou de volume efetivo, sendo normalmente suprimida nos estados de expansão do LEC.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. O SRAA desempenha um importante papel na regulação da homeostase do volume do líquido extracelular (LEC). A renina liberada acelera a geração de angiotensina II, que, entre outras ações, diminui a pressão sanguínea pela vasodilatação, promove a vasodilatação da arteríola aferente renal, mantendo o ritmo de filtração glomerular (RFG), e desencadeia a diminuição da absorção de sódio e água no túbulo proximal, além de promover a liberação de aldosterona, que, por sua vez, induz a retenção de sódio no túbulo distal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os principais mecanismos efetores renais de defesa contra alterações no status de volume são o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), o sistema nervoso simpático, os peptídeos natriuréticos e os fatores intrarrenais (feedback túbulo-glomerular). Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. Nos rins, o peptídeo natriurético atrial (PNA) aumenta o ritmo de filtração glomerular (RFG) e a carga de sódio filtrado mediante uma elevação da pressão hidrostática no capilar glomerular, que é o resultado de uma combinação de constrição da arteríola eferente e dilatação da arteríola aferente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de possíveis complicações cirúrgicas subsequentes a transplante renal, julgue os itens que se seguem. A trombose venosa é a complicação vascular mais comum após transplante renal, sendo uma das maiores causas de hipertensão pós-transplante, disfunção e perda de enxerto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de possíveis complicações cirúrgicas subsequentes a transplante renal, julgue os itens que se seguem. A estenose de ureter consiste na principal causa de obstrução ureteral precoce após transplante renal, ocorrendo, na maioria das vezes, na junção pielocalicinal, nos três primeiros dias de pós-operatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de possíveis complicações cirúrgicas subsequentes a transplante renal, julgue os itens que se seguem. As duas causas mais frequentes de fístula urinária, definida como a perda de continuidade do trato urinário com extravasamento de urina, são a isquemia ureteral e a técnica cirúrgica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...