Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que as carências de ferro e de folatos são as principais deficiências nutricionais que levam à anemia, julgue os seguintes itens. Os dados hematimétricos de hemograma de paciente com anemia megaloblástica apresentam VCM e CHCM baixos.
Considerando que as carências de ferro e de folatos são as principais deficiências nutricionais que levam à anemia, julgue os seguintes itens. A fase de crescimento rápido observada na idade de seis meses a três anos e na adolescência é um fator predisponente para o aparecimento da anemia carencial.
Considerando que as carências de ferro e de folatos são as principais deficiências nutricionais que levam à anemia, julgue os seguintes itens. Na faixa etária de seis meses a seis anos, os valores considerados normais são de 11 g/100 mL de hemoglobina e de 33% de hematócrito.
Um menino em idade escolar foi atendido em unidade básica de saúde por apresentar febre, cansaço aos esforços, edema, calor e dor nos joelhos, tornozelos e cotovelos, de forma assimétrica e intervalada. A mãe informou que ele teve uma infecção de garganta havia três semanas. No exame físico, o pediatra observou sinais flogísticos discretos no tornozelo direito e no cotovelo esquerdo, e um pouco mais intensos no joelho direito, além de pequenos nódulos na face extensora de ambos os joelhos. Na ausculta cardíaca, foram observados um sopro sistólico no foco mitral e taquicardia. Foi realizada uma radiografia de tórax cujo resultado demonstrou cardiomegalia.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Fatores ambientais pouco favorecidos, tais como populações em bolsões de pobreza e famílias aglomeradas, aumentam a frequência da doença que o referido paciente está sofrendo.Um menino em idade escolar foi atendido em unidade básica de saúde por apresentar febre, cansaço aos esforços, edema, calor e dor nos joelhos, tornozelos e cotovelos, de forma assimétrica e intervalada. A mãe informou que ele teve uma infecção de garganta havia três semanas. No exame físico, o pediatra observou sinais flogísticos discretos no tornozelo direito e no cotovelo esquerdo, e um pouco mais intensos no joelho direito, além de pequenos nódulos na face extensora de ambos os joelhos. Na ausculta cardíaca, foram observados um sopro sistólico no foco mitral e taquicardia. Foi realizada uma radiografia de tórax cujo resultado demonstrou cardiomegalia.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O provável diagnóstico consiste em uma doença decorrente da infecção por estreptococo beta-hemolítico do grupo A, oriundo da orofaringe ou da pele.Um menino em idade escolar foi atendido em unidade básica de saúde por apresentar febre, cansaço aos esforços, edema, calor e dor nos joelhos, tornozelos e cotovelos, de forma assimétrica e intervalada. A mãe informou que ele teve uma infecção de garganta havia três semanas. No exame físico, o pediatra observou sinais flogísticos discretos no tornozelo direito e no cotovelo esquerdo, e um pouco mais intensos no joelho direito, além de pequenos nódulos na face extensora de ambos os joelhos. Na ausculta cardíaca, foram observados um sopro sistólico no foco mitral e taquicardia. Foi realizada uma radiografia de tórax cujo resultado demonstrou cardiomegalia.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A coreia é o único sinal maior dos critérios de Jones que se estivesse presente nesse caso, mesmo que isoladamente, permitiria o diagnóstico preciso da doença.Um menino em idade escolar foi atendido em unidade básica de saúde por apresentar febre, cansaço aos esforços, edema, calor e dor nos joelhos, tornozelos e cotovelos, de forma assimétrica e intervalada. A mãe informou que ele teve uma infecção de garganta havia três semanas. No exame físico, o pediatra observou sinais flogísticos discretos no tornozelo direito e no cotovelo esquerdo, e um pouco mais intensos no joelho direito, além de pequenos nódulos na face extensora de ambos os joelhos. Na ausculta cardíaca, foram observados um sopro sistólico no foco mitral e taquicardia. Foi realizada uma radiografia de tórax cujo resultado demonstrou cardiomegalia.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A presença do sopro no foco mitral, observado no exame físico, não é o sinal mais comum em pacientes com esse quadro clínico, uma vez que as válvulas são acometidas na seguinte ordem sucessiva: aórtica, tricúspide e mitral.Um menino em idade escolar foi atendido em unidade básica de saúde por apresentar febre, cansaço aos esforços, edema, calor e dor nos joelhos, tornozelos e cotovelos, de forma assimétrica e intervalada. A mãe informou que ele teve uma infecção de garganta havia três semanas. No exame físico, o pediatra observou sinais flogísticos discretos no tornozelo direito e no cotovelo esquerdo, e um pouco mais intensos no joelho direito, além de pequenos nódulos na face extensora de ambos os joelhos. Na ausculta cardíaca, foram observados um sopro sistólico no foco mitral e taquicardia. Foi realizada uma radiografia de tórax cujo resultado demonstrou cardiomegalia.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
De acordo com os critérios de Jones utilizados para o diagnóstico da doença configurada nesse caso clínico, a criança apresenta três critérios maiores e dois menores.Um bebê de um ano e dois meses de idade foi atendido em pronto-socorro e, segundo a mãe, ele estava resfriado havia quatro dias, apresentando febre alta, vômitos e letargia. No exame físico, o médico constatou que a criança estava febril, taquicárdica, com rigidez de nuca, petéquias esparsas pelo tronco, mas sem sinais meníngeos. O bebê mostrou-se irritado ao manuseio, ficando letárgico quando não examinado. O médico realizou punção lombar para a coleta de liquor cuja análise demonstrou leucócitos de 1.200/mm3, com predomínio de polimorfonucleares, proteínas de 200 mg/dL e glicose de 35 mg/dL. Em face dessas constatações, o médico prescreveu tratamento de início imediato com ceftriaxona (100 mg/kg/dia), de 24/24 h.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
A doença que consiste no provável diagnóstico para o caso clínico em questão é frequentemente precedida por sintomas do trato respiratório ou gastrointestinais.Um bebê de um ano e dois meses de idade foi atendido em pronto-socorro e, segundo a mãe, ele estava resfriado havia quatro dias, apresentando febre alta, vômitos e letargia. No exame físico, o médico constatou que a criança estava febril, taquicárdica, com rigidez de nuca, petéquias esparsas pelo tronco, mas sem sinais meníngeos. O bebê mostrou-se irritado ao manuseio, ficando letárgico quando não examinado. O médico realizou punção lombar para a coleta de liquor cuja análise demonstrou leucócitos de 1.200/mm3, com predomínio de polimorfonucleares, proteínas de 200 mg/dL e glicose de 35 mg/dL. Em face dessas constatações, o médico prescreveu tratamento de início imediato com ceftriaxona (100 mg/kg/dia), de 24/24 h.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O tratamento com ceftriaxona deve ser mantido por seis ou sete dias, quando poderá ser suspenso.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...