Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Hérnias discais lombossacras são frequentes em indivíduos que trabalham com atividades que exigem esforço físico. A localização da hérnia pode ser aferida pelo exame físiconeurológico do paciente. Nas hérnias discais que comprometem a raiz de S1 (primeira raiz sacra), o reflexo abolido é o:
Um paciente de 47 anos sofreu um traumatismo raquimedular, causando uma hemisecção da medula espinhal com lesão dos feixes de metade da medula espinhal (Síndrome de Brown-Séquard). A sintomatologia nesse cenário clínico é:
A) Lesão do trato piramidal ipsilateral, lesão do funículo posterior com déficit de sensibilidade proprioceptiva ipsilateral e lesão do trato espinotalâmico (dor e temperatura) contralateral.
B) Lesão do trato piramidal contralateral, lesão do funículo posterior com déficit de sensibilidade proprioceptiva contralateral e lesão do trato espinotalâmico (dor e temperatura) ipsilateral.
C) Lesão do trato piramidal ipsilateral, lesão do funículo posterior com déficit de sensibilidade proprioceptiva contralateral e lesão do trato espinotalâmico (dor e temperatura) ipsilateral.
D) Lesão do trato piramidal contralateral, lesão do funículo posterior com déficit de sensibilidade proprioceptiva ipsilateral e lesão do trato espinotalâmico (dor e temperatura) ipsilateral.
E) Lesão do trato piramidal contralateral, lesão do funículo posterior com déficit de sensibilidade proprioceptiva contralateral e lesão do trato espinotalâmico (dor e temperatura) contralateral.
As hérnias cerebrais temporais, ao comprimirem o tronco cerebral, quando ultrapassam medialmente a tenda do cerebelo, causam midríase homolateral por lesão do nervo:
Um paciente sofreu uma secção medular total por projétil de arma de fogo em nível de T4 na medula espinhal. No exame neurológico, após duas semanas do trauma, encontramos abaixo do nível da lesão (T4):
A) Paralisia espástica, aumento dos reflexos profundos e presença do sinal de Babinski.
B) Paralisia espástica, aumento dos reflexos profundos e ausência do sinal de Babinski.
C) Paralisia flácida, diminuição dos reflexos profundos e ausência do sinal de Babinki.
D) Paralisia flácida, diminuição dos reflexos profundos e presença do sinal de Babinski.
E) Paralisia flácida, aumento dos reflexos profundos e ausência do sinal de Babinski.
Os hematomas subdurais crônicos que têm origem em vasos venosos e manifestações clínicas tardias após um traumatismo craniano são encontrados mais comumente em: