Questões de Medicina do ano 2021

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Sífilis é uma doença sistêmica causada por uma bactéria Gram-negativa, do grupo das espiroquetas, chamada Treponema pallidum.
Quando, 6 a 8 semanas após a lesão genital cancro duro, surgem lesões cutâneo mucosas eritematosas em forma de roséolas, formando um eritema morbiliformes, é sugestivo de:

    A) Sífilis primária –sífilis papulosa.

    B) Sífilis secundária – roséola sifilítica.

    C) Sífilis terciária – gota sifilítica.

    D) Sífilis latente – alopecia aerata.

    E) Sífilis tardia – condiloma plano.

Sobre o acometimento do sistema nervoso central ou periférico de um paciente infectado pelo HIV, quando a terapia antirretroviral está ausente, assinale a alternativa que se refere à manifestação mais comum:

    A) Convulsões e déficits focais, sendo a mais comum, a toxoplasmose.

    B) Declínio cognitivo (lesões difusas), sendo a mais comum, a demência associada ao HIV.

    C) Meningoencefalite, sendo a mais comum, a criptocócica.

    D) Mielopatias, sendo as mais comuns, a mielopatia vacuolar e ataxia sensitiva pura.

    E) Disestesia, sendo a mais comum, a parestesias de membro inferior.

A reativação do vírus da varicela em latência, ocorrendo em adultos e pacientes imunocomprometidos, como portadores de doenças crônicas, neoplasias, AIDS e outras, cuja lesão elementar são vesículas sobre base eritematosa, unilateral, raramente ultrapassando a linha mediana, seguindo o trajeto de um nervo é sugestivo de:

    A) Herpes zoster.

    B) Herpes simples.

    C) Primo infecção herpética.

    D) Gengivo estomatite herpertiforme.

    E) Herpes recidivante.

Vetores são seres vivos que veiculam o agente desde o reservatório até o hospedeiro potencial, podendo desenvolver algum ciclo vital antes de serem disseminados ou inoculados no hospedeiro.
O mosquito Aedes aegypti é um vetor relacionado a:

    A) Dengue, Febre Zica e Chikungunya.

    B) Malária , Hantaviroses e Febre Amarela.

    C) Tuberculose, Leptospirose e Hanseníase.

    D) Febre Maculosa, Cólera e Hantaviroses.

    E) Leptospirose, Leishmaniose visceral e Hanseníase.

Analise as afirmativas abaixo que se referem aos atributos dos agentes etiológicos segundo sua relação com o hospedeiro.
1. Infectividade é a capacidade de certos organismos (agentes) de penetrar, se desenvolver e/ou se multiplicar em um outro (hospedeiro) ocasionando uma infecção. Exemplo: alta infectividade do vírus da gripe e a baixa infectividade dos fungos. 2. Patogenicidade é a capacidade do agente, uma vez instalado, de produzir sintomas e sinais (doença). Ex: é alta no vírus do sarampo, onde a maioria dos infectados tem sintomas e a patogenicidade é reduzida do vírus da pólio onde poucos ficam doentes. 3. Virulência é a capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais, relaciona-se à capacidade de produzir toxinas, de se multiplicar etc. Ex: baixa virulência do vírus da gripe e do sarampo em relação à alta virulência dos vírus da raiva e do HIV. 4. Imunogenicidade é a capacidade do agente de, após a infecção, induzir a imunidade no hospedeiro. Ex: alta nos vírus da rubéola, do sarampo, da caxumba que imunizam em geral por toda a vida, em relação à baixa imunogenicidade do vírus da gripe, da dengue, das shiguelas e das salmonelas que só conferem imunidade relativa e temporária.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Em uma pandemia, como a recente COVID-19, o intervalo de tempo que decorre desde a penetração do agente etiológico no hospedeiro (indivíduo já está infectado), até o aparecimento dos sinais e sintomas da doença, variando de acordo com a doença considerada e a resposta imune do hospedeiro é conhecido como:

    A) Período subclínico.

    B) Período de incubação.

    C) Período de transmissibilidade.

    D) Período de convalescença.

    E) Período manifesto.

Na epidemiologia de doenças infecciosas, o novo coronavírus, descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS-CoV-2), é o agente causador da pandemia COVID-19.
Essa doença epidemiologicamente é classificada como uma doença transmissível de caráter:

    A) Erradicada e reemergentes.

    B) Estabilizada de tendência declinante.

    C) Crônica com tendência de estabilidade.

    D) Evolutiva com quadro de persistência.

    E) Emergente e/ou reemergentes.

Durante o pré-natal uma primigesta assintomática fez uma urocultura de rotina que apresentou como resultado o crescimento de Streptococcus agalactiae com mais de 100.000 Unidades Formadoras de Colônias.
Qual a conduta mais adequada?

    A) Como a gestante está assintomática, apenas realizar antibioticoprofilaxia no parto para proteção do neonato.

    B) Iniciar antibioticoterapia imediatamente e, no momento do parto, realizar antibioticoprofilaxia para proteção do neonato.

    C) Iniciar antibioticoterapia se sintomas urinários ou febre e e, no momento do parto, realizar antibioticoprofilaxia para proteção do neonato.

    D) Iniciar antibioticoterapia se sintomas urinários ou febre e reavaliar a necessidade de profilaxia no parto com cultura específica vaginal e anal com 35 semanas de gestação.

    E) Iniciar antibioticoterapia imediatamente e reavaliar a necessidade de profilaxia no parto com cultura específica vaginal e anal com 35 semanas de gestação.

Primigesta a termo iniciando trabalho de parto com 3 centímetros de dilatação e contrações efetivas. Fez acompanhamento pré-natal adequado, com diagnóstico de sífilis no primeiro trimestre e tratamento adequado (para ela e o parceiro). Não teve outras intercorrências na gestação. O VDRL antes do tratamento era 1/32, e o último exame, realizado há 1 semana, apresentava título de ¼. Os demais exames de pré-natal estão todos normais. O teste rápido realizado na internação foi positivo.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

    A) Iniciar novo tratamento no puerpério.

    B) Iniciar novo tratamento imediatamente.

    C) O teste rápido positivo indica nova infecção.

    D) O teste rápido positivo é esperado e não indica necessariamente nenhum problema.

    E) Deve ser solicitado novo teste treponêmico confirmatório.

Assinale a alternativa em que todas as condições maternas mencionadas são fatores de risco para descolamento prematuro de placenta.

    A) Tabagismo, Hipervitaminose C, síndrome antifosfolípide

    B) Uso de anticonvulsivantes, tabagismo, atividade física no terceiro trimestre

    C) História familiar de descolamento prematuro de placenta, diabetes, antecedente pessoal de trombose

    D) História pessoal de descolamento prematuro de placenta em gestação anterior, contato com pesticidas, pré-eclâmpsia

    E) História pessoal de descolamento prematuro de placenta em gestação anterior, uso de cocaína, distúrbios hipertensivos

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...