Questões de Medicina do ano 2021

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere uma senhora idosa que é portadora de DM, HAS e insuficiência renal crônica (com clearence de 20) que dá entrada no hospital com pneumonia lobar.
Qual é a droga mais adequada ao caso?

    A) Cetriaxona

    B) Levofloxacina

    C) Ciprofloxacina

    D) Ampicilina sulbactan

    E) Sulfametoxazol trimetropim

Assinale a alternativa correta em relação à causa de delírio em idosos.

    A) hipertensão

    B) hipervolemia

    C) hiperglicemia

    D) hipercalcemia

    E) hipovitaminose

Segundo a patobiologia do envelhecimento, várias teorias podem justificar a senescência.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O envelhecimento resulta da interferência genética na capacidade das células para se reproduzirem. 2. O relógio biológico altera a secreção de hormônios, resultando em alterações no RNA mensageiro. 3. A função celular diminui, aumentando as chances de desenvolvimento de infecções e câncer. 4. O encurtamento dos telômeros em células somáticas influencia na capacidade das células para se dividirem. 5. Quanto maior a taxa metabólica basal (a taxa em que o corpo, em repouso, usa a energia), menor a expectativa de vida. 6. Mutações em genes ocorrem com o envelhecimento, eventualmente fazendo com que as células parem de funcionar. 7. A lesão tecidual é causada pelos radicais livres, como os radicais superóxido ou hidroxila.
Assinale a alternativa correta.

    A) Somente três afirmativas estão corretas.

    B) Somente quatro afirmativas estão corretas.

    C) Somente cinco afirmativas estão corretas.

    D) Somente seis afirmativas estão corretas.

    E) Todas as afirmativas estão corretas.

A doença celíaca (DC) é uma doença sistêmica imunomediada, induzida pela ingestão das prolaminas, em indivíduos geneticamente predispostos, que se expressa por uma enteropatia mediada por linfócitos T.
Analise as afirmativas abaixo sobre essa doença.
1. É uma intolerância permanente induzida pelo glúten. 2. O Glúten é a principal fração proteica presente no trigo, no centeio e na cevada. 3. Os principais testes sorológicos para a DC são o anticorpo antiendomísio da classe IgA, anticorpo antitransglutaminase da classe IgA e o anticorpo antigliadina desamidada da classe IgA e IgG. 4. O papel do endoscopista no diagnóstico da doença por meio da biópsia de intestino delgado é fundamental com biópsias de fragmentos da segunda ou terceira porção do duodeno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Uma adolescente de 14 anos foi diagnosticada com hepatite viral há 1 ano confirmada sorologicamente . Apresentou boa evolução na fase aguda da doença. No controle ambulatorial na Unidade de Saúde, seus exames sorológicos mostraram Anti-HBC IgG positivo, HBsAg negativo, Anti-HBs positivo e Anti- -HBc positivo.
A conduta a seguir deve ser

    A) Repetir sorologias em 6 meses.

    B) Considerar como cura da Hepatite B.

    C) Iniciar tratamento com Interferon para Hepatite B crônica.

    D) Conformar diagnóstico de cronificação com biópsia hepática.

    E) Risco de evolução para Hepatite B fulminante.

A síndrome diarreico agudo na criança é uma das principais causas de atendimento pediátrico nas Unidades de Pronto Atendimento e emergências de hospitais.
A diarreia aguda, caracterizada com aumento súbito do número de evacuações, de conteúdo liquido, acompanhada de dor abdominal tipo cólica, náuseas e vômitos, geralmente em um surto na escola, creche ou na comunidade, caracteriza uma:

    A) Gastroenterite aguda funcional por alergia alimentar.

    B) Gastroenterite aguda por infecção por Escherichia coli enteropatogênica.

    C) Gastroenterite aguda por infecção por Salmonella sp.

    D) Gastroenterite aguda por infecção por rotavírus.

    E) Gastroenterite aguda funcional por intoxicação alimentar.

A maior prevalência de quadros de abdome agudo na criança maior, é a do tipo inflamatório, com dor abdominal peri umbilical de intensidade crescente que após 24 horas se localiza em fossa ilíaca direita; febre baixa que geralmente não ultrapassa 38,5°C e náuseas e vômitos frequentes.
Se no momento do exame físico for encontrado também sinais de irritação peritonial localizada ou difusa, estamos frente a um quadro de:

    A) Apendicite aguda.

    B) Doença inflamatória intestinal.

    C) Invaginação intestinal ileo ceco cólica.

    D) Diverticulite de Meckel.

    E) Gastroenterite aguda.

Lactentes com quadro de vômitos não biliosos, de intensidade frequente, geralmente após as mamadas e em jato, que não respondem ao tratamento clínico.
Considerando o diagnóstico diferencial do refluxo gastro esofagiano nesta faixa etária, o diagnóstico inicial e sua confirmação são feitos respectivamente com:

    A) Estenose Refluxo gastro esofagiano e seriografia esôfago gastro duodenal com refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago.

    B) Refluxo gastro esofagiano e endoscopia digestiva alta.

    C) Estenose hipertrófica do piloro e palpação da oliva pilórica no exame físico.

    D) hipertrófica do piloro e ultrassonografia abdominal com identificação da oliva pilórica espessada.

    E) Membrana pré pilórica e seriografia esôfago gastro duodenal com sinal do cordão ao nível do piloro.

Os sinais de alarme cirúrgico do recém-nascido, de dispneia e cianose, são sinais e sintomas comuns a várias malformações congênitas que levam a suspeita diagnóstica de algumas doenças, como por exemplo, da Atresia de Esôfago.
Neste caso, o mecanismo fisiopatológico que desencadeia esses sinais e sintomas, está relacionado a:

    A) Persistência da circulação fetal no período pós natal com desvio do sangue da circulação esquerda/direita com diminuição da saturação de O2 da hemoglobina e aumento de CO2.

    B) Aspiração de saliva e/ou leite para a árvore tráqueo brônquica levando a bronco espasmo e asfixia com diminuição da hematose pulmonar.

    C) Persistência do ducto arterial e do forame oval no período pós natal, levando a persistência da circulação fetal após o nascimento, com desvio de sangue da circulação direita para a esquerda.

    D) Substituição do parênquima pulmonar por tecido pulmonar não funcionante sem comunicação com a árvore tráqueo brônquica.

    E) Compressão do pulmão pelo conteúdo abdominal herniado pelo orifício diafragmático e desvio do mediastino e ictus cordis independente do grau de hipoplasia pulmonar.

A icterícia por predomínio da bilirrubina indireta (BI) em recém-nascidos (RN) é comum e, na maioria das vezes, fisiológica.
Entretanto, o aumento da bilirrubina direta (BD) traduz a presença de doença hepatocelular ou biliar e necessita de investigação diagnóstica, para todas as doenças listadas nas alternativas abaixo, exceto:

    A) Endocrinopatias (hipopituitarismo).

    B) Doenças infecciosas (infecção por Gram-negativo).

    C) Doenças metabólicas (galactosemia, tirosinemia, erro inato do metabolismo dos sais biliares).

    D) Atresia biliar intra ou extra hepática.

    E) Diabetes mellitus tipo I.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...