Lista completa de Questões sobre Acunpuntura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ensaio clínico controlado e aleatorizado é considerado o tipo de estudo padrão-ouro em epidemiologia. A respeito das características desse estudo, assinale a opção correta.
É um estudo classificado como longitudinal e observacional.
A finalidade da aleatorização é formar grupos, experimental e controle, com características homogêneas.
A sua principal indicação é a pesquisa de etiologia e fatores de risco de agravos à saúde.
Esse ensaio apresenta baixa validade interna.
A medida mais indicada para avaliação dos resultados é a razão de ODDS ou razão de chances.
O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil foi criado legalmente pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/1990 e n.º 8142/1990. Com referência a esse sistema, julgue os itens subsequentes.
I É diretriz do SUS o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
II É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
III Não está entre as competências do SUS a participação na formulação da política e na execução das ações de saneamento básico.
IV Não está no campo de atuação do SUS a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos radioativos.
V É vedada a participação de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo em situações previstas em lei.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e V.
II e III.
II e IV.
IV e V.
Na investigação de um surto de febre tifóide, em uma região administrativa do Distrito Federal, os pesquisadores identificaram 18 pacientes. Escolheram 36 pessoas, da mesma comunidade, que não apresentavam a doença, pareadas por gênero e grupo etário com as que adoeceram. A partir daí, questionaram os doentes e os sadios a respeito de muitas variáveis, como local e tipo de alimentação, abastecimento de água, condições higiênicas nas suas casas, entre outros possíveis fatores de risco. Apenas o local de fazer as refeições apresentou diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos.
Com base nessa situação hipotética e quanto à investigação de possíveis causas do surto dessa doença, assinale a opção correta.
Foi realizado um estudo descritivo do tipo inquérito.
Os pesquisadores realizaram estudo conhecido como estudo de casos e controles, ou simplesmente caso-controle.
A medida de associação calculada foi estatisticamente significativa porque o valor de p foi maior que 0,05.
A febre tifóide é uma doença infectocontagiosa.
No tipo de estudo realizado, a medida de associação calculada foi a razão de prevalência.
Os novos testes diagnósticos, antes de serem utilizados na prática médica, devem ser validados quanto às suas propriedades. No que se refere a essas propriedades, assinale a opção correta.
Um teste é mais sensível quanto menos resultados falsos positivos ele produzir.
Os valores preditivos de um teste diagnóstico para determinada doença não dependem da prevalência dessa doença na população considerada.
Nas pesquisas de triagem de indivíduos com determinado agravo, devem ser recomendados exames altamente sensíveis.
Um exame é pouco específico quando gera alta proporção de resultados falsos negativos.
O valor preditivo negativo de um teste aumenta quanto maior for sua especificidade e menor a prevalência da doença a ser diagnosticada na população considerada.
A febre amarela no Brasil apresenta sazonalidade, incidindo preferencialmente nos meses quentes e chuvosos. A respeito dessa doença, de sua transmissão, prevenção e controle, assinale a opção correta.
O ciclo urbano da febre amarela foi eliminado no Brasil em 1942 e não há mais o risco de reurbanização da doença.
O principal vetor do ciclo silvestre da doença no Brasil é o Aedes aegypti.
A vacina contra a febre amarela em uso no mundo desde 1937 é constituída por vírus mortos.
O principal mosquito vetor da dengue é o mesmo mosquito vetor do ciclo silvestre da febre amarela.
A morte de primatas não-humanos, sem causa aparente, é um sinal de alarme para a possível circulação do vírus da febre amarela.
A mortalidade infantil no Brasil encontra-se em declínio. Há vários fatores que têm contribuído para isso, entre eles, a extensão de cobertura da atenção básica. Com referência à mortalidade infantil, assinale a opção correta.
A taxa de mortalidade infantil é a soma das taxas de mortalidade neonatal precoce, neonatal tardia, pós-neonatal e mortalidade perinatal.
A mortalidade neonatal precoce refere-se aos óbitos de crianças de 0 a 27 dias de vida completos.
No Brasil, atualmente, o valor da taxa de mortalidade neonatal é menor do que o valor da taxa de mortalidade pós-neonatal.
A mortalidade neonatal tardia refere-se aos óbitos de crianças de 7 a 27 dias de vida completos.
Acerca de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de infecções em pediatria, cada uma das opções abaixo apresenta um caso clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.
Um neonato a termo, nascido de parto vaginal após 24 horas de rotura das membranas amnióticas, depois de 24 horas de vida desenvolveu dificuldade respiratória. Uma radiografia do tórax mostrou infiltrado inflamatório difuso, compatível com pneumonia. Nesse caso, o médico deve notificar o caso como infecção hospitalar.
Uma escolar apresenta febre alta, dor de garganta e mal-estar geral. Após 24 horas, surgiu exantema eritematopuntiforme, mais intenso nas dobras da pele e na face, com palidez perioral. No exame da cavidade orofaríngea, a faringe encontra-se hiperemiada e edemaciada, as amígdalas hipertrofiadas, hiperemiadas e com exsudato, e a língua muito vermelha. Nesse caso, o diagnóstico clínico mais provável é escarlatina.
Um pré-escolar apresenta quadro febril agudo, mal-estar e exantema macular. No exame físico, destaca-se, além do exantema, micropoliadenopatia. A sorologia para toxoplasmose mostrou IgM positivo. Nesse caso, a criança deve ser tratada com sulfametoxazol e trimetropin por, no mínimo, 3 semanas.
Uma criança desnutrida, com hepatoesplenomegalia, tem suspeita diagnóstica de calazar. Nesse caso, leucocitose com neutrofilia e normoplaquetemia será o resultado de um hemograma compatível com o caso.
Um escolar teve confirmado o diagnóstico de meningite por pneumococo. Nesse caso, todas as pessoas que tiveram contato íntimo com a criança devem receber quimioprofilaxia com rifampicina.
Um recém-nascido a termo, vigoroso, adequado para a idade gestacional e nascido de parto vaginal eutócico, apresentou icterícia até a raiz das coxas 24 horas após o nascimento. Revendo-se a história clínica desse paciente, observou-se que a tipagem sanguínea e o fator Rh da mãe era O positivo e a do bebê, A positivo. O exame de Coombs direto no neonato foi negativo e o exame clínico mostrou apenas icterícia 2+/4 da cabeça até a raiz dos braços e das coxas.
Acerca dessa situação clínica, assinale a opção incorreta.
A icterícia, quanto ao tempo de aparecimento, deve ser classificada como precoce, porque surgiu nas primeiras 24 horas de vida pós-natal.
O diagnóstico de certeza da causa da icterícia é doença hemolítica perinatal ABO.
Quanto à zona dérmica de progressão craniocaudal da icterícia, é correto considerar como zona III de Kramer.
O nível de bilirrubinemia é esperado em torno de 12 mg/dL.
Como medida terapêutica inicial, está indicada a fototerapia intensiva.
Assinale a opção correta com relação aos cuidados no pós-parto e à amamentação.
Comparado ao leite maduro, o colostro contém mais minerais e proteínas e globulinas, porém menos açúcar e gorduras.
O agente etiológico mais provável de endomiometrite com início após o 8º dia pós-parto de uma adolescente primigesta é o Streptococcus do grupo A.
O agente etiológico mais provável de endomiometrite com início após o 8º dia pós-parto de uma adolescente primigesta é o Streptococcus do grupo A.
Pacientes usuárias de lítio não devem suspender a medicação, porque essa droga, mesmo quando secretada no leite materno, não apresenta concentração terapêutica no sangue da criança.
Distúrbios endócrinos e hipertensão são fatores de alto risco gestacional. Acerca dessas condições clínicas, assinale a opção correta.
Pacientes diabéticas descompensadas tendem a apresentar fetos com crescimento intrauterino retardado e oligoidrâmnio secundário à presença de doença microvascular.
A escolha do agente tocolítico em pacientes com diabetes melito em trabalho de parto prematuro é limitada. O sulfato de magnésio é uma boa indicação, enquanto os simpaticomiméticos devem ser usados com cautela, porque podem exacerbar a hiperglicemia e causar cetoacidose.
A necessidade de insulina no diabetes do tipo 1 diminui de 2 a 3 vezes durante a gravidez.
As alterações fisiológicas da gravidez tendem a amenizar os riscos de sobrecarga cardíaca já existente em pacientes hipertensas crônicas.
O tratamento de escolha na gestante hipertensa crônica grave são os medicamentos inibidores das enzimas conversoras da angiotensina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...