Lista completa de Questões sobre Acunpuntura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 24 anos de idade, ciclista, procura o serviço de acupuntura com queixas de dores na região glútea, que se irradia para o membro inferior direito, mas sem características de queimação ou sensação de choque. A pesquisa de reflexos não demonstrou anormalidades. O quadro doloroso iniciou-se há quatro dias. Com base nessa situação, assinale a alternativa correta.
A sintomatologia sugere ser um caso de acometimento do nervo ciático, que poderá ser tratado com pontos do DAN JING (Meridiano da Vesícula Biliar).
A A sintomatologia sugere ser um caso de acometimento do nervo ciático, que poderá ser tratado com pontos do DAN JING (Meridiano da Vesícula Biliar).
A sintomatologia sugere ser um caso de lesão por esforço repetitivo, que poderá ser tratado com pontos do PANGGUANG JING (Meridiano da Bexiga).
A sintomatologia sugere ser um caso de dor miofascial, que poderá ser tratado com inativação de pontos-gatilho.
A sintomatologia sugere ser um caso de dor ciática, que poderá ser tratado com pontos do PANGGUANG JING (Meridiano da Bexiga).
Várias reações teciduais ocorrem quando a agulha de acupuntura penetra o músculo. Segundo a literatura, é correto afirmar que
o estímulo libera mecanicamente uma explosão de potenciais de lesão.
a agulha provoca uma lesão permanente nos tecidos profundos, o que gera um efeito de curta duração.
a inserção da agulha estimula o sistema nervoso periférico somente quando é feita nos pontos tradicionais.
os proprioceptores, estruturas presentes nos músculos, não estão relacionados à sensação do De QI quando estimulados pela agulha.
a sensação do De QI somente é sentida quando o estímulo é feito na musculatura em estado de relaxamento.
Um paciente de 35 anos de idade, sexo masculino, portador de síndrome do cólon irritável, é encaminhado ao serviço de acupuntura para tratamento coadjuvante. Uma das opções terapêuticas da acupuntura é a abordagem no nível segmentar, por meio da utilização de pontos da
região cervical.
região dorsal superior.
região dorsal média.
região dorsal inferior.
cintura escapular.
Texto III, para responder às questões de 48 a 50.
Os antigos médicos chineses foram descobrindo, empiricamente, zonas neurorreativas em diversos segmentos corporais que, uma vez estimuladas mecanicamente com agulhamentos, ou termicamente por meio de aquecimento vigoroso, traziam respostas variadas de neuromodulação e imunomodulação, com restabelecimento de funções fisiológicas, controle de situações de dor e inflamação, normalização da atividade do sistema nervoso autônomo, etc. Uma vez que esses antigos médicos não dispunham dos conhecimentos relativos à expressão da linguagem neuroimunoendócrina contemporânea, descreveram as propriedades e efeitos dessas zonas neurorreativas tanto com descrições de efeitos topográficos e fisiológicos quanto com a linguagem cultural médica chinesa da época.
Ainda a respeito do texto, assinale a alternativa correta.
IG 1 beneficia a garganta; SJ 6 (TA 6) e SJ 8 (TA 8) dispersam o calor.
F 13 e B 21 removem a estagnação de alimentos; R 7 e Du 4 (VG 4) fortalecem o Shen Yin.
P5 e P 11 dispersam o frio de Fei; P 7 elimina o vento calor.
E 36 dispersa fatores patogênicos exteriores e fortalece a resistência corporal; BP 6 nutre o Yin e o Xue; SJ 5 (TA 5) dispersa fatores patogênicos exteriores e elimina o frio.
IG 4 e IG 11 movem os intestinos; E 44 e E45 dispersam o calor de Wei (estômago).
Texto III, para responder às questões de 48 a 50.
Os antigos médicos chineses foram descobrindo, empiricamente, zonas neurorreativas em diversos segmentos corporais que, uma vez estimuladas mecanicamente com agulhamentos, ou termicamente por meio de aquecimento vigoroso, traziam respostas variadas de neuromodulação e imunomodulação, com restabelecimento de funções fisiológicas, controle de situações de dor e inflamação, normalização da atividade do sistema nervoso autônomo, etc. Uma vez que esses antigos médicos não dispunham dos conhecimentos relativos à expressão da linguagem neuroimunoendócrina contemporânea, descreveram as propriedades e efeitos dessas zonas neurorreativas tanto com descrições de efeitos topográficos e fisiológicos quanto com a linguagem cultural médica chinesa da época.
Acerca do texto apresentado, assinale a alternativa correta.
Ren 17 (VC 17) promove a descida do Qi rebelde de Wei; PC 6 e Ren 12 (VC 12) promovem a descida do Qi rebelde de Fei (estômago).
P 7 promove a transpiração; C 5 fortalece o Xin Qi e o Xin Yang; C 7 nutre o Xin Xue e dispersa o fogo de Xin.
ID 6 trata distúrbios que causam dor e a mobilidade dos ombros, da região cervical e lombar; B 10 expele o vento frio exterior e o vento interior; BP 10 nutre e aquece Xue.
E 40, BP 9 e Ren 9 (VC 9) transformam a umidade; R 3, Du 4 (VG 4) e VB 38 fortalecem o Jing; F 14 promove a lactação.
F 3 remove a estagnação de Qi e Xue; B 17 nutre o Xue e remove a estagnação de Xue, regula o diafragma; B 40 remove a estagnação de Xue, relaxa os tendões, protege a região lombar e os joelhos.
É indicado o uso de trombólise intravenosa em paciente que tenha recebido o diagnóstico de acidente vascular cerebral isquêmico, e que apresente
tempo de evolução neurológica inferior a três horas até o momento do início do trombolítico.
trombocitopenia (menos de 100.000 plaquetas/mm3).
pressão arterial igual 190 mmHg × 120 mmHg.
melhora rápida das manifestações neurológicas.
crises convulsivas no início das manifestações clínicas.
Com relação às anemias, julgue a associação apresentada em cada item a seguir.
I Anemia por deficiência de vitamina B12 hipersegmentação de neutrófilos
II Esferocitose hereditária reticulocitose
III Anemia ferropriva aumento dos níveis de ferritina e redução da capacidade total de ligação do ferro IV Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase corpúsculos de Heinz
V Anemia falciforme hemoglobina S
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Um paciente de 24 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica devido a adinamia, febre baixa e manchas nãopruriginosas na pele. Na avaliação clínica, foram observadas pápulas eritematoacastanhadas lisas localizadas de forma generalizada em todo o tronco, nos membros superiores e inferiores e acometimento das superfícies palmoplantares, além de lesões lisas e elevadas em forma de placas na mucosa oral. A investigação laboratorial permitiu a realização do diagnóstico de sífilis. Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
I As manifestações clínicas relatadas são compatíveis com a forma secundária da moléstia diagnosticada. II Não é possível detectar o agente etiológico por meio de pesquisa direta (microscopia em campo escuro), na referida fase da doença em questão.
III O tratamento recomendado para esse paciente é penicilina benzatina, na dose de 2,4 milhões de UI, via intramuscular, que deve ser repetida após uma semana.
IV Na mencionada fase da doença em apreço, apenas o VDRL mostra-se reativo.
V A presença da reação de Jarisch-Herxheimer representa uma reação de hipersensibilidade aos antimicrobianos e é indicativo para a interrupção do esquema terapêutico, na afecção considerada.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
Acerca das pneumonias adquiridas na comunidade (PAC) em pacientes imunocompetentes, assinale a opção correta.
Têm como agentes etiológicos mais frequentes os germes atípicos e o Streptococcus pneumoniae.
Pacientes com idade inferior a 50 anos, sem comorbidades, com sinais vitais pouco alterados e sem distúrbios sensoriais devem ser tratados em regime de internação.
Em pacientes com PAC, e que tenham diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica e história do uso de antibióticos e(ou) corticosteroides nos últimos três meses, deve-se evitar o uso de fluoroquinolona respiratória, devido ao risco de agravamento da hipoxemia.
Nesse tipo de pneumonia, a acentuação do infiltrado radiológico nas primeiras 48 horas é forte indicativo de falha terapêutica, independentemente da evolução clínica.
Em uma consulta ambulatorial de clínica médica, verificou-se, durante o exame físico, em um paciente com 22 anos de idade, assintomático cardiovascular, a presença de discreto abaulamento e impulsão sistólica da região paraesternal esquerda baixa, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, com hiperfonese e desdobramento amplo e fixo da segunda bulha cardíaca (que não varia com as manobras de Rivero-Carvallo e de Valsalva) no foco pulmonar, sopro sistólico ejetivo no segundo espaço intercostal esquerdo, sem irradiação, ausência de cliques e estalidos. O eletrocardiograma convencional e a radiografia de tórax mostraram, respectivamente, ritmo sinusal, eixo do QRS desviado para a direita, leve sobrecarga do ventrículo direito e bloqueio completo pelo ramo direito do feixe de His; as imagens radiológicas evidenciaram vasos pulmonares periféricos e centrais dilatados, aumento moderado da área cardíaca à custa das câmaras direitas e botão aórtico pequeno.
Nesse caso clínico, a principal hipótese diagnóstica é de
hipertensão arterial pulmonar.
comunicação interatrial.
estenose na valva pulmonar, grave.
comunicação interventricular.
comunicação interventricular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...