Lista completa de Questões sobre Acunpuntura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre doenças respiratórias que acometem crianças, julgue os itens subsequentes.
I Se um pré-escolar evolui há quinze dias com febre diária, vespertina, tosse seca, sudorese noturna, anorexia e emagrecimento; a radiografia do tórax mostra adenomegalia peri-hilar e condensação de lobo inferior direito; e o exame de lavado gástrico é negativo para bacilo de Koch, o diagnóstico de tuberculose pode ser descartado.
II Caso uma criança com três anos de idade apresente, há dois anos, episódios repetidos de pneumonia e diarreia, a causa mais provável será a deficiência de alfa-1-antitripsina.
III Considerando que um lactente com três meses de idade apresente agudamente quadro febril, tosse e dificuldade para respirar e a radiografia do tórax mostre acentuada hiperinsuflação pulmonar, o diagnóstico clínico será de bronquiolite viral, e o agente etiológico mais frequente nesse tipo de caso é o adenovírus.
IV Radiografia de tórax com condensação em lobo inferior direito e discreto derrame pleural sugere pneumonia por Clamydia pneumoniae.
V Pneumonia por Mycoplasma pneumoniae costuma apresentar-se com o hemograma normal ou com discreta leucocitose.
A quantidade de itens certos é
1.
2.
3.
4.
5
A mídia televisiva e impressa tem noticiado ultimamente relatos de violência contra crianças, muitas das quais vítimas fatais. A Sociedade Brasileira de Pediatria tem dado grande importância ao tema da segurança da criança e do adolescente, com informações tanto aos pediatras quanto à comunidade em geral. Acerca dos acidentes e dos maus tratos nessa faixa etária, julgue os itens abaixo.
I As intoxicações são os acidentes domésticos mais frequentes na faixa etária de 2 a 4 anos.
II As fraturas de ossos longos na criança pré-escolar geralmente são completas e expostas.
III Criança entre 12 e 18 meses, com até 13 kg, deve ser transportada em assento infantil adaptável ao banco traseiro do automóvel, de frente para o painel.
IV Na suspeita ou na confirmação de que o agressor é o responsável pela criança, o caso deve ser tratado pela equipe multiprofissional da instituição de saúde, devendo ser de comunicado o conselho tutelar e tomadas as outras providências legais pertinentes.
V Em pequenos queimados, as primeiras medidas são: romper bolhas existentes e aplicar soluções antissépticas.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
IV e V.
Acerca de situações clínicas envolvendo parasitas intestinais na área pediátrica, assinale a opção correta.
Se o exame de fezes em um escolar assintomático for positivo para Entamoeba hystolitica, será desnecessário tratamento específico.
Para uma pré-escolar que apresenta prurido anal e vulvar, predominantemente à noite, o diagnóstico clínico é trichiuriase.
Se um escolar, até então sem queixas, passar a apresentar subitamente dificuldade respiratória e sibilos, como se tivesse um broncoespasmo e sua radiografia do tórax mostrar infiltrados nodulosos em ambos os hemitóraces, o diagnóstico de infestação por A. lumbricoides, ou por A. duodenale ou por S. stercoralis deverá ser considerado.
A maioria dos casos de infestação por T. solium são assintomáticos e nunca levam a complicações ou sequelas.
Para um lactente de 8 meses, eutrófico, que tem diarréia há 2 semanas, com evacuações líquidas e explosivas, cujos sintomas iniciaram-se com febre e vômitos e em cujo exame o médico observou desidratação leve e hiperemia perianal. O diagnóstico etiológico mais provável é de Cryptosporidium sp.
Com base no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Brasil para a região do Distrito Federal, assinale a opção incorreta.
O esquema básico no primeiro ano de vida propõe: vacina anti-hepatite B e BCG intradérmico ao nascer; vacina antihepatite B com 1 mês de vida; vacina tetra, antipoliomielítica e antipneumocócica aos 2, 4 e 6 meses; vacina contra rotavírus aos 3 e 5 meses; vacina contra hepatite B e febre amarela aos 6 meses e tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) aos 12 meses de vida.
Vacinas de bactérias ou vírus vivos atenuados não devem ser administradas em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; ou com neoplasia maligna; ou em tratamento com corticosteroides em esquema imunossupressor.
Não constituem contraindicação geral à vacinação: doenças benignas comuns, como infecção de vias aéreas superiores ou diarreia aguda; desnutrição, mesmo que grave, desde que sem doença infecciosa grave; encefalopatia crônica nãoprogressiva; prematuridade ou baixo peso ao nascer, exceto para a vacina BCG, que deve ser adiada para quando o peso for maior ou igual a 2.000 g.
Se, após seis meses, criança vacinada com a BCG em uma unidade de saúde de referência para imunização não apresenta cicatriz vacinal, essa criança deve ser revacinada, sem necessidade de realização prévia do teste tuberculínico.
Aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida é uma das medidas de maior eficácia e de menor custo de que se dispõe no enfrentamento da mortalidade infantil. À luz dos conhecimentos sobre o leite materno, julgue os itens seguintes.
I Quanto à composição proteica do leite humano, 80% correspondem a caseína e 20%, a lactoalbumina.
II O controle da secreção e da ejeção do leite humano são efetivados, respectivamente, pelos hormônios prolactina e ocitocina.
III Considera-se que a pega está adequada quando a boca do bebê está bem aberta, o lábio inferior está voltado para fora e o superior para cima, o queixo toca o peito da mãe, aparece mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo e ele suga e deglute de forma coordenada.
IV Entre as imunoglobulinas presentes no leite humano, predominam as IgG e IgM. V O médico deve recomendar a uma mãe com infecção pelo vírus da hepatite C que não amamente.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e III.
III e IV.
IV e V.
No que diz respeito à sistematização da reanimação neonatal, julgue os seguintes itens de acordo com as normas do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.
I Toda criança que nascer sem respirar deve ser considerada em apneia primária e receber oxigênio inalatório como medida terapêutica.
II As medidas iniciais são: prover calor e posicionar o recémnascido em decúbito dorsal sob leve declive e estender levemente o pescoço. Depois, aspirar vias aéreas, se necessário.
III Todo recém-nascido que nascer em apneia e envolto em líquido meconial deve ser imediatamente aspirado por meio de tubo orotraqueal.
IV Considerando que uma criança, ao nascer, respire regularmente, apresente frequência cardíaca de 140 bpm e tenha cianose das extremidades nos primeiros vinte segundos de vida, o médico deverá administrar oxigênio a 100% por via inalatória até desaparecer a cianose.
V A ventilação com balão autoinflável, máscara e oxigênio a 100%, se usada adequadamente, consegue resolver menos da metade dos casos em que é necessário reanimar um neonato na sala de parto.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Seiscentos pacientes, comprovadamente diagnosticados com leishmaniose tegumentar, após terem sido tratados, e clinicamente ficarem curados, foram randomicamente alocados em 2 grupos do mesmo tamanho: o primeiro, experimental, recebeu um novo medicamento para evitar recidiva e o segundo, controle, um comprimido idêntico, na sua apresentação, ao anterior, porém sem o princípio ativo. Nenhum dos participantes da pesquisa nem os pesquisadores sabiam quem estava tomando o comprimido com o princípio ativo. Eles foram acompanhados durante 2 anos. No grupo experimental, houve 30 recidivas. No grupo controle, houve 75 recidivas.
Assinale a opção correta com relação ao estudo citado no texto.
Trata-se de um estudo do tipo quase experimental.
Trata-se de um estudo observacional do tipo de coortes.
O novo medicamento reduziu a incidência de recidivas de leishmaniose tegumentar em 20%.
A razão de riscos de recidiva foi 0,4 e a eficácia do novo medicamento em proteger os pacientes contra recidiva de leishmaniose foi de 60%.
A estrutura epidemiológica básica das doenças infecciosas compreende o agente, o hospedeiro e o meio. Com relação às características e à dinâmica de transmissão dessas doenças, assinale a opção correta.
Quanto maior for a virulência do agente etiológico, maior será o nível endêmico de uma doença.
A letalidade de uma doença está diretamente relacionada com a infectividade do agente etiológico.
As doenças infecciosas são contagiosas quando sua transmissão é direta imediata ou mediata.
O isolamento dos indivíduos para evitar a propagação de uma doença infecciosa deve ser feito, obrigatoriamente, durante todo o período de duração da doença.
O controle de todas as doenças de transmissão vetorial está baseado no combate aos vetores.
Existem diferentes modelos teóricos de conceber o processo saúde-doença e as medidas para melhorar o nível de saúde de uma população. O modelo da história natural das doenças e níveis de prevenção de H.R. Leavell e E.G. Clark é um deles. Com base nesse modelo, assinale a opção correta.
Um inquérito para detecção precoce de pessoas com hipertensão arterial elevada, em uma comunidade, é uma medida de prevenção secundária.
As medidas de controle da transmissão vetorial da doença de Chagas, por meio da aplicação domiciliar de inseticida, são consideradas medidas de promoção da saúde.
O tratamento precoce de uma pessoa com pneumonia lobar é uma medida de prevenção primária.
As medidas de reabilitação ou readaptação são classificadas como medidas de prevenção secundária.
A vacinação contra poliomielite, tendo em vista a já obtida eliminação da doença no território brasileiro, é uma medida de promoção da saúde.
Constata-se que a população brasileira está envelhecendo, com aumento da esperança de vida e maior proporção de óbitos por doenças cardiovasculares e neoplasias malignas. Com referência a esse tema, assinale a opção correta.
O indicador de Swaroop-Uemura está em franco declínio no Brasil.
A mortalidade proporcional, segundo o gênero, é maior entre as mulheres em todos os grupos etários.
A relação entre o número de pessoas com 60 anos ou mais e o número daquelas com menos de 15 anos tem apresentado valores decrescentes em todas as grandes regiões geográficas do Brasil.
Dois indicadores revelam o envelhecimento da população brasileira: o aumento da proporção de idosos, 60 anos ou mais, e o aumento da proporção dos menores de 5 anos.
A razão de dependência é um indicador demográfico que relaciona os indivíduos menores de 15 anos, mais os de 60 anos ou mais, com os indivíduos de idade entre 15 e 59 anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...