Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em muitas situações clínicas o transplante cardíaco é a última medida terapêutica à disposição do médico assistente. Uma situação que impede a realização desse procedimento é:
A utilização de estimulação cardíaca artificial com marca-passos cardíacos deve ser indicada quando há presença de alterações do tipo:
O tratamento da insuficiência cardíaca (IC) da cardiopatia chagásica crônica tem peculiaridades próprias da doença, entre elas:
A doença de Chagas foi descrita em 1909 por Carlos Chagas. O protozoário causador da patologia, T. cruzi, pode se alojar em diversas partes do organismo humano, principalmente no coração. Além disso, constata-se que
A respeito de arritmias cardíacas, assinale a opção correta.
A síndrome do QT longo congênita (SQTL) tem como arritmia característica a torsade de pointes.
A síndrome de Brugada apresenta o perfil eletrocardiográfico típico de bloqueio de ramo esquerdo e infradesnivelamento de ST de V1 a V3.
A síndrome do QT curto tem como ferramenta terapêutica o uso de betabloqueadores na prevenção de morte súbita.
O tratamento da taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica tem como contraindicação o uso de betabloqueadores de longa duração, como o nadolol.
Na displasia arritmogênica do ventrículo direito, a amiodarona, quando comparada a outros antiarrítmicos, é a mais efetiva na supressão das arritmias.
Acerca de pericardite constritiva, assinale a opção correta.
O uso de diuréticos em altas doses é a terapêutica clínica de primeira linha em caso de pericardite constritiva, com o objetivo de eliminar o edema, a estase jugular e a ascite, aliviando, assim, os sintomas.
A pericardite constritiva caracteriza-se por restrição ao enchimento ventricular sistólico e redução da função ventricular, em razão de pericárdio espessado e, frequentemente, calcificado.
Desdobramento de primeira bulha é usualmente encontrado na pericardite constritiva, em virtude do fechamento precoce da válvula aórtica.
Baixa voltagem de QRS, ondas T invertidas e bloqueios atrioventriculares são alterações reveladas no eletrocardiograma de pacientes com pericardite constritiva.
Acerca do tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, assinale a opção correta.
Esplerona é um bloqueador de aldosterona bastante eficaz, porém, gera maior risco de ginecomastia.
Durante o uso de digoxina e betabloqueadores, pacientes que desenvolvem bradicardia sintomática devem suspender o uso de betabloqueadores e manter o digital.
Os diuréticos de alça são mais eficazes em manter a insuficiência cardíaca compensada que os diuréticos tiazídicos.
Estudos recentes demonstram que a associação de um inibidor da ECA e um BRA é eficaz em reduzir hospitalizações, desde que não haja uso concomitante de betabloqueadores.
Os betabloqueadores cardiosseletivos foram recentemente aprovados para utilização em tratamento de insuficiência cardíaca descompensada.
Assinale a opção que apresenta contraindicação absoluta para o transplante cardíaco em portadores de insuficiência cardíaca.
sorologia positiva para HIV
diverticulite ativa
diabetes melito com lesão de órgão-alvo
obesidade mórbida
doença vascular cerebral grave
Assinale a opção que apresenta situação de indicação provável de transplante em insuficiência cardíaca grave.
angina instável não tratável por cirurgia ou angioplastia com fração de ejeção menor que 25%
hospitalizações frequentes
arritmias ventriculares recorrentes sintomáticas
consumo de oxigênio (VO2) máximo menor que 10 mL/kg/min
classe IV de NYHA persistente
Acerca de reabilitação cardiovascular assinale a opção correta.
A reabilitação cardiovascular reduz os teores plasmáticos de LDL-colesterol e de triglicerídeos e aumenta a concentração de HDL-colesterol.
A reabilitação cardiovascular e a prática regular de atividade física têm relação direta com a interrupção do tabagismo.
Programas de reabilitação cardíaca com duração de 8 a 12 meses podem aumentar em até 50% a capacidade funcional de pacientes submetidos a transplante cardíaco.
A melhora da isquemia miocárdica por meio da reabilitação cardiovascular é resultado do aumento do volume diastólico ventricular e da atenuação da bradicardia durante exercício com cargas submáximas de esforço.
Em casos de insuficiência cardíaca, a reabilitação melhora a qualidade de vida e a resposta ao tratamento medicamentoso, uma vez que o treinamento reduz o consumo de oxigênio de pico e a potência anaeróbica máxima.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...