Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que apresenta patologia ou situação em que se recomenda a profilaxia antibiótica para endocardite infecciosa.
estenose aórtica
comunicação interventricular
valva aórtica bicúspide
prolapso de valva mitral com regurgitação
anomalia de Ebstein
Acerca de endocardite infecciosa, assinale a opção correta.
O tratamento cirúrgico cardíaco da embolia cerebral, possível complicação da endocardite infecciosa, tem eficácia discutível.
O ecocardiograma transtorácico apresenta sensibilidade elevada (80 a 90%) no diagnóstico de endocardite infecciosa.
As valvas cardíacas mais acometidas pela endocardite infecciosa, por ordem decrescente, são: mitral, aórtica, pulmonar e tricúspide.
Massa intracardíaca, novo sopro ou regurgitação cardíaca, aneurisma micótico e hemocultura positiva são critérios maiores no diagnóstico da endocardite infecciosa.
Pacientes em tratamento dialítico tem como principal agente etiológico de endocardite infecciosa o Staphylococcus epidermidis.
marca-passo com falha de sensibilidade do tipo oversensing
marca-passo com falha de comando
marca-passo normofuncionante, em portador de Mal de Parkinson
parada sinusal
marca-passo com falha de sensibilidade do tipo undersensing
A indicação classe I (absoluta) para implante de marca-passo cardíaco artificial definitivo ocorre em casos de bloqueio
de ramo alternante, irreversível, com tontura recorrente.
bifascicular, assintomático.
atrioventricular do primeiro grau, irreversível, com síncope, de localização intra ou infra-HIS.
atrioventricular tipo II, com QRS estreito, assintomático, irreversível.
atrioventricular total (BAVT) congênito, com QRS estreito, má resposta cronotrópica e arritmia ou QT longo, assintomático.
taquicardia por reentrada nodal (TRN)
taquicardia ortodrômica por via anômala acessória
taquicardia antidrômica por via anômala acessória
taquicardia sinusal inapropriada
taquicardia atrial focal
Ainda em relação a arritmias cardíacas, assinale a opção correta.
O único meio eficaz de prevenir morte súbita cardíaca em displasia arritmogênica do ventrículo direito é o implante de cardioversor-desfibrilador.
Na tentativa de reversão de taquicardia paroxística supraventricular (TPSV), a compressão dos seios carotídeos deve ser evitada, pois poderia estimular a ocorrência de hipotensão arterial severa.
A taquicardia de Coumel é uma arritmia que envolve a via acessória de condução lenta no sentido átrio-ventricular.
Na tentativa de cardioversão química ou elétrica, o uso de amiodarona em pacientes com fibrilação atrial refratária aumenta a refratariedade a novas cardioversões.
Sexo masculino e insuficiência valvar mitral são fatores de risco para acidente vascular encefálico em portadores de fibrilação atrial.
No tocante às arritmias cardíacas, assinale a opção correta.
No eletrocardiograma de superfície, a diminuição da dispersão do QT está associada a maior mortalidade por arritmia ventricular em coronariopatas e na síndrome do QT longo.
A administração endovenosa de propafenona no tratamento de crise de taquicardia paroxística supraventricular desencadeia broncoespasmo e dor torácica.
Verapamil e diltiazem são utilizados na reversão da fibrilação atrial para ritmo sinusal, com razoável índice de sucesso.
A principal causa de morte súbita cardíaca é a cardiomiopatia de forma dilatada e hipertrófica.
No eletrocardiograma de superfície, o resultado negativo para microalternância da onda T é indício de risco reduzido de fibrilação ventricular e de taquicardia ventricular; o resultado positivo, entretanto, tem pouco valor prognóstico.
A respeito da doença de Chagas, assinale a opção correta.
Áreas eletricamente inativas ao eletrocardiograma de chagásicos não estão relacionadas ao comprometimento da função ventricular esquerda.
Na cardiopatia chagásica, o eletrocardiograma de alta resolução (ECG-AR) apresenta boa sensibilidade e especificidade na identificação de pacientes com maior risco de arritmias ventriculares complexas, sendo considerado critério maior para risco de eventos arrítmicos.
As diretrizes do Ministério da Saúde recomendam o tratamento etiológico da doença de Chagas em fase aguda e de forma crônica indeterminada.
O sinal de Romaña, caracterizado por edema bipalpebral unilateral não doloroso e com congestão conjuntival, ocorre como resposta à contaminação pelo Trypanosoma cruzi via região ocular.
A forma indeterminada da doença de Chagas é caracterizada quando o paciente é assintomático, apresenta sorologia positiva para a doença e radiografia de coração, esôfago e cólon normais.
bradicardia sinusal
bloqueio atrioventricular do primeiro grau
bloqueio sinoatrial do primeiro grau
bloqueio atrioventricular total
ritmo sinusal em condução por via acessória lenta
A cirurgia paliativa, segundo Blalock e Taussig, foi realizada em paciente com diagnóstico de tetralogia de Fallot. Com base nessa informação, assinale a opção que indica o procedimento cirúrgico envolvido nessa operação.
fechamento do defeito no septo interventricular
ampliação da valva pulmonar
realização de anastomose entre a artéria subclávia e a artéria pulmonar
reconexão entre o ventrículo esquerdo e a aorta
ampliação da via de saída do ventrículo direito
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...