Lista completa de Questões sobre Cirurgia Pediátrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Menino com sete anos de idade foi operado, aos oito meses, por anomalia anorretal com fístula retouretral. Queixa-se de perdas urinárias durante o dia, apresenta episódios de micção normais e nega enurese noturna. O exame físico revela sacro normal e bom períneo. Para o reparo da sua anomalia, foi submetido à abordagem abdominoperineal.
Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que a causa mais provável para a perda urinária éRecém-nascido do gênero feminino, portador de malformação anorretal, apresenta ainda um tumor palpável no abdome inferior. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é
Recém-nascido de termo, com uma semana de vida, apresenta vômitos há 24 horas, parada da eliminação de fezes e letargia. O exame físico revela desidratação e abdome levemente escafoide com defesa voluntária. O exame retal demonstra resíduo fecal com muco e sangue. A laparotomia exploradora revelou má rotação intestinal e volvo do intestino médio.
Quanto ao tratamento cirúrgico indicado nesse caso, assinale a alternativa correta.Acerca das duplicações intestinais, assinale a alternativa correta.
Menino com seis anos de idade apresenta dor abdominal recorrente há aproximadamente oito horas. A dor tem duração aproximada de cinco minutos e cessa espontaneamente. Refere vômitos com restos alimentares e características de borra de café. A última evacuação ocorreu há dois dias. Ao exame físico, a criança demonstra fácies de dor, leve palidez cutânea e pigmentações dos lábios e palmas das mãos. O abdome é moderadamente distendido, sem visceromegalias e(ou) tumores.
Nesse caso hipotético, o diagnóstico mais provável éA prevalência de doenças colestáticas e de trombose da veia porta faz que, geralmente na criança, a hipertensão portal não seja acompanhada de insuficiência hepática, ao contrário do que ocorre, habitualmente, no adulto. Com base nessa informação, assinale a alternativa incorreta quanto à hipertensão portal pediátrica e às suas principais causas.
A criptorquidia é uma das afecções urológicas mais frequentes na criança. Sua incidência é idade-dependente e ocorre em 1,8 a 4% de todos os meninos nascidos a termo com peso superior a 2.500 g. Com relação à criptorquidia, assinale a alternativa correta.
A onfalocele e a gastrosquise são defeitos congênitos da parede abdominal anterior, caracterizados por exteriorização de alças intestinais e vísceras. Acerca das malformações congênitas da parede abdominal, assinale a alternativa incorreta.
Texto para responder às questões 32 e 33.
Menino com cinco anos de idade apresenta massa abdominal. Seus pais relatam letargia, hiporexia e perda ponderal nos últimos quatro meses, além de acharem que a criança está mais pálida. Ao exame físico, palpa-se volumoso tumor abaixo da borda costal esquerda, firme e imóvel, de superfície irregular e com extensão para o flanco direito. Exames laboratoriais revelaram hemoglobina de 8,6 g/dL, hematócrito de 25%, leucócitos de 8.500 (com diferencial normal) e sumário de urina com 7 hemácias por campo. Considerando o caso hipotético apresentado no texto, assinale a alternativa que não apresenta condição clínica relacionada com aumento no risco de desenvolvimento da neoplasia.Texto para responder às questões 32 e 33.
Menino com cinco anos de idade apresenta massa abdominal. Seus pais relatam letargia, hiporexia e perda ponderal nos últimos quatro meses, além de acharem que a criança está mais pálida. Ao exame físico, palpa-se volumoso tumor abaixo da borda costal esquerda, firme e imóvel, de superfície irregular e com extensão para o flanco direito. Exames laboratoriais revelaram hemoglobina de 8,6 g/dL, hematócrito de 25%, leucócitos de 8.500 (com diferencial normal) e sumário de urina com 7 hemácias por campo. A respeito do caso clínico apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável é{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...