Lista completa de Questões sobre Cirurgia Pediátrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A melhor conduta para um menino de 18 meses que é portador de um testículo de localização intra-abdominal é:
fazer orquiopexia usando videolaparoscopia.
aguardar até que ele complete dois anos de idade.
usar testosterona em massagem no escroto.
realizar a colocação do testículo no escroto, por via inguinal.
prescrever gonadotrofina coriônica.
Qual a causa mais comum de obstrução gastrointestinal congênita em lactente de dois meses?
Estenose de esôfago.
Membrana pré-pilórica.
Estenose hipertrófica do piloro.
Estenose de primeira porção do duodeno.
Pâncreas anular.
Lactente do sexo masculino, com dois meses de idade, apresenta, há cerca de três dias, vômitos alimentares em jato, apetite aumentado, diurese diminuída e perda de peso. O diagnóstico mais provável é:
refluxo gastresofagiano.
membrana pré-pilórica.
estenose hipertrófica do piloro.
estenose de primeira porção do duodeno.
pâncreas anular.
Com relação à epidemiologia da hérnia diafragmática congênita, assinale a alternativa correta.
Tem incidência similar à estenose hipertrófica do piloro.
Tem incidência estimada de 1 (um) para cada 2.000 a 5.000 recém-nascidos vivos.
É diagnosticada mais à direita do que à esquerda.
A anterior é mais frequente do que a posterior.
É mais frequente com saco herniário do que sem saco.
Com relação ao diagnóstico pré-natal de onfalocele, assinale a alternativa incorreta.
O exame de ultrassonografia pré-natal é comumente feito entre 11-14 semanas de gravidez para confirmação da idade gestacional e diagnóstica de gravidez múltipla.
O ultrassom de alta frequência transvaginal tem permitido o diagnóstico de malformação congênita por imagem no primeiro trimestre de idade gestacional.
O diagnóstico pré-natal de onfalocele requer o uso de ressonância nuclear magnética.
O diagnóstico diferencial pré-natal entre onfalocele e gastrosquise pode ser feito por ultrassom de alta frequência transvaginal.
O exame de ultrassonografia pré-natal, quando permite o diagnóstico de onfalocele, orienta a equipe de assistência ao recém-nato para conduta a ser tomada logo após o nascimento.
As angiodisplasias são causadas por um defeito no desenvolvimento ou na organização do tecido vascular sanguíneo ou linfático. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A síndrome de Sturge-Weber apresenta hemangiomas tuberosos com envolvimento ocular e desenvolvimento de glaucoma.
Trata-se de lesões hamartomatosas, representadas pelos hemangiomas e linfangiomas, cujo principal componente é a célula do endotélio vascular.
Na síndrome de Kasabach-Merritt, há trombocitose associada a grandes hemangiomas proliferativos.
Linfangiectasias intestinais cursam com o desenvolvimento de hipercolesterolemia, devido à presença de linfáticos dilatados na parede intestinal e no mesentério.
Nos grandes linfangiomas cervicais congênitos, a melhor conduta para se evitar a compressão traqueal, ainda no período neonatal, é a escleroterapia da lesão, com o uso de bleomicina, quimioterápico que causa destruição local do endotélio e regressão da lesão.
Um lactente de oito meses de idade apresentou-se com quadro clínico de obstrução intestinal. Foi realizada ultrassonografia de abdome cujo laudo descrevia o sinal do pseudorrim. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é
cisto de duplicação intestinal.
obstrução intestinal por Ascaris.
abscesso periapendicular.
intussuscepção intestinal.
estenose hipertrófica do piloro.
A ureterocele constitui anomalia congênita com implicações e desarranjos anatômicos em nível vesical, ureteral e renal. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Ocorre somente nos sistemas ureterais duplicados.
Apresenta-se com maior frequência no sexo feminino na relação de 7:1.
Em 80% dos casos, está associada à duplicidade do ureter do polo renal inferior.
No tratamento endoscópico, a ressecção do teto da ureterocele é o mais adequado.
No tratamento cirúrgico, com acesso transvesical, o recomendado é apenas a ressecção da ureterocele.
Com relação à piloroplastia realizada em conjunto com a fundoplicatura gástrica para a doença do refluxo gastresofágico, assinale a alternativa correta.
Absolutamente indicada se o esvaziamento gástrico é muito lento.
Nunca deve ser realizada.
Deve ser realizada quando há estenose esofágica associada.
Deve ser realizada se há história de dumping gástrico.
Pode ser útil na prevenção de complicações do esvaziamento gástrico após a manipulação do esôfago abdominal e cárdia na fundoplicatura.
A estenose da junção pieloureteral com consequente hidronefrose representa aproximadamente 40% das massas renais na criança. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Mesmo com o aumento da pressão no sistema urinário, motivado por urina produzida e não drenada, não há risco do desenvolvimento de insuficiência renal.
Sendo a pelve renal muito complacente, as técnicas de descompressão do trato urinário intraútero mostraram-se desnecessárias, mesmo nas hidronefroses bilaterais identificadas a partir da 18.ª semana gestacional.
Nas pieloplastias desmembradas, a modelagem da pelve renal tem por objetivo facilitar seu esvaziamento, pois o desencadeamento das ondas peristálticas faz-se pela distensão da pelve renal, ativando pressoceptores do urotélio.
Nas hidronefroses bilaterais, com níveis alterados de ureia e creatinina, ainda no período neonatal, a melhor conduta é a pieloplastia bilateral, com o uso de molde ureteral do tipo cateter duplo J.
A endopielotomia traz melhores resultados quanto à recuperação funcional da pelve renal se comparada à pieloplastia cirúrgica convencional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...