Lista completa de Questões sobre Clínica Cirúrgica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 60 anos de idade queixa-se de dor abdominal e colúria. Na HPP, ela relata episódios semelhantes há 15 anos, quando foi submetida à colecistectomia e exploração das vias biliares com remissão dos sintomas. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, com icterícia de ++/4 e dor à palpação em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais mostram elevação da fosfatase alcalina e da bilirrubina com predomínio da direta. A ultrassonografia mostra dilatação acentuada da via biliar principal com 2,5 cm de diâmetro, múltiplas imagens sugestivas de cálculos na sua porção terminal e ausência da vesícula biliar. Esses achados são confirmados por colangiorressonância que revela a existência de oito cálculos no hepatocolédoco.
A melhor conduta no caso é a realização de:
São causas não cirúrgicas de dor abdominal
Em uma criança que sofreu traumatismo torácico fechado, é incorreto afirmar:
Em caso de paciente de 18 anos, vítima de trauma fechado em abdome, hemodinamicamente estável com dor e defesa abdominal à palpação superficial, qual seria a próxima conduta?
Um paciente de 19 anos de idade, obeso e portador de dor abdominal iniciada há 12 dias, procura atendimento no pronto-socorro. Encontra-se em bom estado geral, com febre de 37,4 ºC e, ao exame físico, apresenta massa dolorosa à palpação na fossa ilíaca direita. O hemograma mostra 12 500 leucócitos com 7% de bastões e 2% de eosinófilos.
Para melhor definição de conduta a ser adotada, é recomendável o seguinte exame complementar:
O Escore MELD é o mais utilizado no transplante hepático. Quais são os parâmetros levados em conta para seu cálculo?
Paciente de 23 anos de idade, vítima de colisão de automóvel, foi encontrado fora do veículo pela equipe de resgate. Dá entrada no pronto-socorro sonolento, hipocorado, com frequência cardíaca de 120 bpm e dor abdominal difusa. Na avaliação secundária, foi realizado lavado peritoneal diagnóstico, que foi negativo.
Os prováveis diagnóstico e seu tratamento são, respectivamente:
Medicina - Clínica Cirúrgica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2017
A seguinte estrutura anatômica compõe o limite posterior do anel femoral:
Paciente de 70 anos, submetido à cirurgia de andar superior de abdômen, evolui com febre nas primeiras 24h de pós-operatório. Qual é a provável etiologia da febre?
A ruptura diastática do ceco é uma possível complicação das obstruções intestinais baixas com válvula ileocecal competente.
O parâmetro que deve ser utilizado para indicar a cirurgia precocemente é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...