Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um jovem de dezoito anos de idade, previamente hígido e com histórico de uso eventual de álcool e tabaco, procurou a emergência de um hospital com dispneia intensa. Apresentava um quadro clínico de tosse não produtiva, mialgia, indisposição e febre (até 38,8 ºC) havia cinco dias. Ele relatou que um dia antes do início dos sintomas havia saído com os amigos, ingerido bebida alcoólica abusivamente e que também havia fumado. Informou que nenhum de seus colegas adoecera. O paciente negou doenças prévias ou viagens recentes. O exame físico revelou pressão arterial de 114 mmHg × 76 mmHg; frequência cardíaca de 108 bpm; e frequência respiratória de 32 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco regular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros, e a ausculta pulmonar revelou estertores em bases. O restante do exame físico foi normal. A radiografia de tórax mostrou infiltrado pulmonar difuso. O eletrocardiograma, o hemograma, os exames toxicológicos, sorológicos, as enzimas cardíacas e os demais exames bioquímicos não indicaram anormalidades. O paciente evoluiu para insuficiência respiratória e precisou de ventilação mecânica. Diante disso, foi realizado o lavado broncoalveolar que evidenciou eosinofilia de 55% e neutrofilia de 15% na contagem diferencial, e resultados negativos para Gram, pesquisa de BAAR e presença de fungos.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Independentemente de tratamento adequado, o prognóstico é reservado, com taxa de mortalidade intra-hospitalar superior a 30% em casos semelhantes ao do referido paciente.A toracotomia no trauma de tórax é indicada caso haja drenagem igual ou maior que 1.500 mL e instabilidade hemodinâmica.
A doença inflamatória intestinal é o termo empregado para descrever os dois enigmáticos processos patológicos da colite ulcerativa e da doença de Crohn. As doenças estão relacionadas em virtude de apresentarem uma etiologia desconhecida, sintomas clínicos em comum e características histológicas que se superpõem. Entretanto, o tratamento médico e cirúrgico dessas duas entidades é bastante diferente.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das doenças inflamatórias intestinais colônicas com suas respectivas características.
A sequência correta é
Com relação à aterosclerose, julgue os itens subsequentes. A aterosclerose é uma doença inflamatória aguda de origem genética que ocorre em resposta à agressão das células musculares lisas da camada média e acomete principalmente as artérias de pequeno calibre.
A toracotomia no trauma de tórax é indicada caso haja diagnóstico de hérnia diafragmática aguda.
O baço é um órgão intra-abdominal frequentemente lesado no traumatismo fechado. Sobre as lesões esplênicas, no paciente politraumatizado, é correto afirmar que
Com relação à aterosclerose, julgue os itens subsequentes. A niacina inibe a atividade da enzima diacilglicerol aciltransferase-2 (DGAT-2) nos microssomos dos hepatócitos e, assim, a síntese hepática de triglicerídeos. Consequentemente, com seu uso, pode-se observar um aumento no catabolismo de apo B, a elevação do HDL (high density lipoprotein) colesterol e a redução da lipoproteína (a).
Considerando os critérios para a retirada do dreno de tórax, julgue os itens que se seguem. Ausência de fuga aérea e pulmão expandido à radiografia de tórax, com exceção de derrame loculado e dreno não funcionante (sem oscilação), são critérios para a retirada do dreno de tórax.
Analise as seguintes afirmativas concernentes aos distúrbios motores do esôfago:
I- Na doença de Chagas, ocorre destruição das células ganglionares musculares lisas dos plexos mioentéricos de Auerbach, pela invasão do Trypanossoma cruzi, com consequente disfunção motora e dilatação progressiva do esôfago.
II- O espasmo esofagiano difuso é um distúrbio de hipermotilidade, com contrações esofagianas repetitivas, simultâneas e de alta amplitude.
III- Acalasia é um distúrbio de hipomotilidade e apresenta, geralmente, os seguintes sintomas: disfagia, regurgitação e perda de peso.
Estão corretas as afirmativas
Com relação aos aspectos nutricionais e fisiopatológicos da absorção da vitamina D, julgue os seguintes itens. Óleo de fígado de bacalhau e peixes gordurosos, como o salmão e o atum, são fontes naturais de vitamina D.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...