Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de setenta e seis anos de idade, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) severa, foi atendido na emergência devido a piora da dispneia e aumento da tosse produtiva havia dois dias. Nos últimos três meses, ele havia sido internado devido à DPOC descompensada em duas ocasiões. Ao exame físico, encontrava-se afebril, acianótico, com frequência cardíaca de 112 bpm, frequência respiratória de 31 irpm, saturação de oxigênio em ar ambiente de 87% e pressão arterial de 98 mmHg × 64 mmHg. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em bases e roncos esparsos. O restante do exame físico não revelou alterações significativas. Após três nebulizações com salbutamol e ipatrópio, sua frequência respiratória era de 27 irpm e a saturação de oxigênio em ar ambiente de 89%.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se indicar o uso de corticoide sistêmico com o objetivo de melhorar a função pulmonar e a hipoxemia arterial e reduzir a recidiva precoce.Uma paciente assintomática de quarenta e quatro anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica havia um ano, procurou o ambulatório para o exame periódico. Ela praticava atividade física regularmente, não tinha vícios, comorbidades ou histórico familiar de doença aterosclerótica e estava em uso regular de clortalidona 12,5 mg ao dia. Ao exame físico, apresentava peso de 55 kg; altura de 1,62 m; circunferência abdominal de 76 cm; pressão arterial de 132 mmHg × 82 mmHg (sentada, média de três medidas); frequência cardíaca de 62 bpm e demais sistemas normais. Os exames complementares revelaram colesterol total = 212 mg/dL; HDL-C = 64 mg/dL; LDL-C = 119 mg/dL; triglicérides = 145 mg/dL e glicemia de jejum = 92 mg/dL. O eletrocardiograma e os demais exames complementares foram normais.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
A terapêutica anti-hipertensiva deve ser substituída por um inibidor da enzima de conversão da angiotensina.Uma paciente assintomática de quarenta e quatro anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica havia um ano, procurou o ambulatório para o exame periódico. Ela praticava atividade física regularmente, não tinha vícios, comorbidades ou histórico familiar de doença aterosclerótica e estava em uso regular de clortalidona 12,5 mg ao dia. Ao exame físico, apresentava peso de 55 kg; altura de 1,62 m; circunferência abdominal de 76 cm; pressão arterial de 132 mmHg × 82 mmHg (sentada, média de três medidas); frequência cardíaca de 62 bpm e demais sistemas normais. Os exames complementares revelaram colesterol total = 212 mg/dL; HDL-C = 64 mg/dL; LDL-C = 119 mg/dL; triglicérides = 145 mg/dL e glicemia de jejum = 92 mg/dL. O eletrocardiograma e os demais exames complementares foram normais.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Recomenda-se a automedida da pressão arterial (AMPA), que pode ser realizada no domicílio pela própria paciente, como uma fonte de informação adicional sobre o controle da pressão arterial, desde que realizada em aparelho semiautomático de braço, validado para este fim.Uma paciente assintomática de quarenta e quatro anos de idade, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica havia um ano, procurou o ambulatório para o exame periódico. Ela praticava atividade física regularmente, não tinha vícios, comorbidades ou histórico familiar de doença aterosclerótica e estava em uso regular de clortalidona 12,5 mg ao dia. Ao exame físico, apresentava peso de 55 kg; altura de 1,62 m; circunferência abdominal de 76 cm; pressão arterial de 132 mmHg × 82 mmHg (sentada, média de três medidas); frequência cardíaca de 62 bpm e demais sistemas normais. Os exames complementares revelaram colesterol total = 212 mg/dL; HDL-C = 64 mg/dL; LDL-C = 119 mg/dL; triglicérides = 145 mg/dL e glicemia de jejum = 92 mg/dL. O eletrocardiograma e os demais exames complementares foram normais.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
A tomografia de coronárias para análise do escore de cálcio está indicada para a estratificação do risco cardiovascular global e a avaliação da necessidade de prescrição de estatina.Os estímulos provenientes da ferida operatória, já no momento da incisão, são os deflagradores iniciais da resposta endócrina e metabólica.
Sobre os efeitos do hipermetabolismo no estresse cirúrgico, é correto afirmar que ocorre
Com relação à fibrilação atrial (FA), julgue os itens seguintes. A redução intensiva de peso em pacientes obesos e o uso do CPAP (continuous positive airway pressure) no tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono são medidas não farmacológicas na redução da recorrência da FA.
Paciente 40 anos, vítima de colisão de veículo em alta velocidade, foi encaminhado ao pronto socorro com quadro de dispneia, hipotensão, turgência jugular, múrmurio respiratório abolido à direita e desvio de traqueia.
O diagnóstico mais provável desse paciente é
Com relação à fibrilação atrial (FA), julgue os itens seguintes. Até um terço dos pacientes com FA são portadores de mutações genéticas que os predispõem à arritmia. A principal modificação encontrada é a do gene Pitx2 (paired-like homeodomain transcription factor 2) no cromossomo 4q25.
Em paciente grande queimado, a reposição hídrica adequada é fundamental. Existem diversas fórmulas, como a de Parkland e a de Brooke, para a administração de cristaloides e coloides nas primeiras 24 horas.
Corresponde ao principal parâmetro para monitorização e avaliação da efetividade da reposição volêmica a(o).
Uma mulher de trinta e oito anos de idade, previamente hígida, compareceu ao atendimento médico com queixas de azia e rouquidão iniciadas havia três meses. Ela informou que, inicialmente, sentia azia após ingerir alimentos condimentados e doces, mas que esse sintoma tinha passado a ocorrer sem fatores desencadeantes e diariamente. Ela relatou que a rouquidão começava a interferir em sua atividade de lecionar. Negou outros sinais e sintomas. Os resultados dos exames físico e complementar convencional foram normais. A endoscopia digestiva alta não revelou alterações significativas. Com o uso de pantoprazol 40 mg, uma vez ao dia durante oito semanas, a melhora dos sintomas havia sido apenas parcial.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Recomenda-se a realização da pHmetria esofágica durante o período de 24 horas.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...