Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da enxaqueca, julgue os próximos itens.
A aura mais comum nos pacientes com enxaqueca é a visual, que ocorre em mais de 50% dos pacientes. Os escotomas, em geral, são constituídos por alucinações elementares, o que pode ser explicado pelo envolvimento frequente do lobo occipital na crise de enxaqueca.
Ainda com relação ao gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, assinale a opção correta.
Para melhor gerenciamento e contenção de custos, recomendase que os sacos de lixo sejam resistentes e que possam ser reaproveitados depois de esvaziados e lavados.
Todos os recipientes de acondicionamento de unidades de saúde devem ser providos de tampa com acionamento por pedal, inclusive em salas de cirurgia e unidades de terapia intensiva.
Trabalhadores que manuseiam os resíduos gerados em unidades de saúde devem estar atentos ao uso correto e adequado de equipamento de proteção individual (EPI).
A coleta externa de resíduos consiste na remoção de resíduos que se acumulam na área externa da unidade de saúde, como galhos, folhas, papéis etc.
Resíduos do grupo D gerados em serviços de saúde são proibidos de serem encaminhados à reciclagem.
No que se refere às perícias psiquiátricas no âmbito administrativo, julgue os seguintes itens segundo o Manual de Perícias do Servidor Público Federal.
O servidor portador de quadro depressivo recorrente, com sintomas psicóticos, deve ser considerado, para fins periciais, alienado mental, ainda que não haja comprometimento grave e irreversível de sua personalidade.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Leia o enunciado a seguir e responda às questões de números 82 e 83.
Mulher, 48 anos, portadora de valvopatia aórtica reumática, realizou troca valvar por prótese mecânica há 14 anos. Refere que há cerca de 6 meses passou a apresentar cansaço intenso aos esforços e tem notado palidez cutânea. Nega exteriorização de sangramentos e refere que o acompanhamento da anticoagulação vem sendo feito regularmente, sempre com o tempo de protrombina em nível ideal (inr entre 2,0 e 3,0). O exame físico mostra a paciente descorada 3+/4, acianótica, ictérica +/4 e afebril. PA = 110x70 mmHg e FC = 102 bpm. A ausculta cardíaca evidencia sopro sistólico ejetivo 5+/6 em foco aórtico e foco aórtico acessório, com irradiação para a fúrcula esternal. Ausculta-se também um sopro diastólico aórtico 3+/6. O hemograma evidencia Hb = 7,5 g/dL com discreta macrocitose.Provavelmente, o tratamento definitivo ideal dessa paciente será com
vitamina B12.
troca da prótese valvar.
corticoide.
sulfato ferroso IV.
ácido fólico.
A respeito da enxaqueca, julgue os próximos itens.
Entre os medicamentos antidepressivos, a amitriptilina é eficaz como tratamento profilático da enxaqueca, pois diminui a recaptação de serotonina na fenda sináptica, tendo uma ação antagonista dos receptores 5-hidroxitriptamina 2 (5-HT2) e 5-hidroxitriptamina 3 (5-HT3).
Assinale a opção correta acerca do gerenciamento de resíduos em serviços de saúde.
Resíduos do grupo A devem ser identificados pelo símbolo de substância infectante, com fundo preto e desenho e contornos vermelhos.
Constituem resíduos do grupo A aqueles em que é possível a presença de agentes biológicos, como peças anatômicas, ampolas de vidro e bolsas de sangue.
Resíduos do grupo D, mesmo que gerados em ambiente hospitalar, não apresentam risco biológico, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde deve ser elaborado apenas por unidades de saúde que produzam todos os tipos de resíduos, os tipos A, B, C, D e E.
O gerenciamento de resíduos em unidades de saúde é de responsabilidade exclusiva do estabelecimento gerador, desde a geração até o destino final.
No que se refere às perícias psiquiátricas no âmbito administrativo, julgue os seguintes itens segundo o Manual de Perícias do Servidor Público Federal.
Comprovada, por avaliação pericial de junta médica, deficiência mental grave de dependente de servidor, ser-lhe-á concedido auxílio pré-escolar até o limite da idade cronológica de dezoito anos.
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Leia o enunciado a seguir e responda às questões de números 82 e 83.
Mulher, 48 anos, portadora de valvopatia aórtica reumática, realizou troca valvar por prótese mecânica há 14 anos. Refere que há cerca de 6 meses passou a apresentar cansaço intenso aos esforços e tem notado palidez cutânea. Nega exteriorização de sangramentos e refere que o acompanhamento da anticoagulação vem sendo feito regularmente, sempre com o tempo de protrombina em nível ideal (inr entre 2,0 e 3,0). O exame físico mostra a paciente descorada 3+/4, acianótica, ictérica +/4 e afebril. PA = 110x70 mmHg e FC = 102 bpm. A ausculta cardíaca evidencia sopro sistólico ejetivo 5+/6 em foco aórtico e foco aórtico acessório, com irradiação para a fúrcula esternal. Ausculta-se também um sopro diastólico aórtico 3+/6. O hemograma evidencia Hb = 7,5 g/dL com discreta macrocitose.Assinale a alternativa que contém os exames que certamente acrescentarão informações decisivas para o correto diagnóstico da anemia dessa paciente.
Dosagem de reticulócitos e haptoglobina.
Transferrina, dosagem sérica de vitamina B12.
Ferro sérico e ferritina.
Dosagem de bilirrubina direta e ácido fólico.
Ferritina, TGO e TGP.
Acerca da formação e da instabilidade da placa aterosclerótica, julgue os itens que se seguem.
No processo de formação da placa aterosclerótica, o surgimento de moléculas de adesão leucocitária na superfície endotelial é estimulado pela presença da lipoproteína de baixa densidade (LDL) oxidada. Essas moléculas são responsáveis pela atração de monócitos que migram para o espaço subendotelial, onde se diferenciam em macrófagos. Os macrófagos repletos de lípides são o principal componente das estrias gordurosas, que são as lesões macroscópicas iniciais da aterosclerose.
Um paciente com trinta e oito anos de idade, hígido, deu entrada no pronto-socorro com dor no corpo, cefaleia e mal-estar. A aferição dos sinais vitais revelou PA de 240 mmHg × 122 mmHg.
Com referência a esse achado, assinale a opção correta.As manifestações clínicas das emergências hipertensivas dependem do grau de disfunção dos órgãos alvo, sendo incomum com pressão arterial diastólica inferior a 130 mm Hg.
Nesse caso, é recomendável a rápida redução da PA a valores considerados normais.
Pelos sintomas apresentados, deve-se pensar no diagnóstico de encefalopatia hipertensiva, pois, se não tratada de imediato, pode evoluir para edema cerebral, coma e morte.
O paciente deve ser hipertenso crônico e tem mais facilidade para suportar níveis pressóricos elevados. Assim, seu quadro clínico pode aguardar avaliação e tratamento ambulatorial.
O quadro é de uma verdadeira emergência hipertensiva, pois a PA sistólica está acima de 180 mmHg, e a pressão arterial diastólica está acima de 120 mmHg. Isso pode produzir uma variedade de doenças agudas, complicações potencialmente fatais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...