Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente diabético tipo 2, em uso de hipoglicemiante oral do grupo das sulfonilureias, sempre apresentou mau controle metabólico, contudo, recentemente vem demonstrando melhora de seu controle glicêmico, apesar de não ter mudado sua dieta ou ajustado a dose de sua medicação. Assinale a alternativa que apresenta o que provavelmente está acontecendo.
A medicação hipoglicemiante está agindo melhor.
A função renal do paciente está se deteriorando.
A resistência periférica do paciente à insulina está melhorando.
A secreção de insulina do paciente está maior.
O paciente deve estar usando outra medicação.
Em qual dos cenários abaixo, observados na UTI, é mais provável ocorrer tromboembolismo venoso?
Obesa em ventilação mecânica com enoxiparina 40 mg subcutâneo ao dia.
PO de cirurgia cardíaca em caminhoneiro tabagista e diabético.
Jovem usuária de anticoncepcional após viagem de 3 horas em classe econômica internada por redução do nível de consciência.
Idosa no PO de cirurgia de quadril com heparina não fracionada 5.000 UI 12/12 horas.
Lúpica com história prévia de TVP internada por neoplasia de mama.
Um homem com 70 anos, previamente hígido, é diagnosticado com meningite bacteriana adquirida na comunidade. O tratamento empírico inicial recomendado é:
vancomicina + gentamicina.
ampicilina + vancomicina + metronidazol.
ceftriaxona + levofloxacina + linezolida.
ampicilina + ceftriaxona + vancomicina.
cefotaxima + vancomicina + metronidazol.
Em uma paciente com quadro típico de necrose tubular aguda associada ao uso de antibiótico nefrotóxico é provável o encontro de
sódio urinário inferior a 10 mEq/L.
sedimento urinário normal.
osmolaridade urinária superior a 400 mOsm/L.
relação osmolaridade urinária sobre plasmática superior a 1.
fração de excreção de sódio superior a 1%.
Vaginose (tricomoníase); miconazol creme a 2%, via vaginal.
Vaginose (candidíase); metronidazol 500mg, via oral.
Vaginite (tricomoníase); fluconazol 150mg, via oral.
Vaginose (gardnerelose); metronidazol 500mg, via oral.
Vaginite (candidíase); miconazol creme a 2%, via vaginal.
Paciente JJW, 70 anos, masculino, há 12 horas em observação no PA (pronto-atendimento) por febre de 39ºC (graus Celcius) e com evidência de quadro infeccioso com foco presumível pulmonar (conforme passagem de plantão e descrição no prontuário), além de mal-estar não especificado. Em reavaliação, pela manhã, e após uso de sintomáticos para febre durante à noite, os dados foram: FC (frequência cardíaca) 90 bpm (batimentos por minuto), ritmo irregular; FR (frequência respiratória) 18 ipm (incursões por minuto); temperatura 38,5ºC; hemograma anexado ao prontuário apresentando hemoglobina de 6,6 g/dL (gramas por decilitros), 2.000 leucócitos/mm³ (por milímetros cúbicos) e 100.000 plaquetas/mm³; glicemia capilar 110 mg/dL (miligramas por decilitro). Notava-se também que o paciente oscilava entre sonolência e obnubilação (lento para respostas por estímulo verbal ou tátil), diurese aferida em recipiente apresentando em torno de 10mL/h (mililitros por hora), e presença de tosse com eventual eliminação de secreção espessa com raias de sangue. A pressão arterial de controle variou entre 90 e 98 mmHg (milímetros de mercúrio) de sistólica, e 54 a 56mmHg de diastólica. Apresenta histórico pregresso: fibrilação atrial, hipertensão arterial sistêmica em tratamento regular e tabagismo (3 cigarros palha por dia há aproximadamente 50 anos). O quadro descrito para o J.J.W. é de:
Choque cardiogênico.
Choque séptico.
Sepse grave.
SIRS (síndrome da resposta inflamatória sistêmica).
Sepse.
Paciente é admitido com acidente vascular encefálico com lesão de núcleo rubro. Apresenta tremor cerebelar e coreia contralaterais, além de paralisia do III par craniano ipsilateral à lesão. Tal descrição leva ao diagnóstico da síndrome de:
Millar-Gubler-Foville.
Anton.
Balint.
Benedikt.
Weber.
No derrame pleural causado por tuberculose pleural espera-se encontrar os resultados abaixo, EXCETO
células nucleadas com predomínio de linfócitos.
elevação de DHL.
ausência ou número muito baixo de células mesoteliais.
concentração de proteínas maior que 3,0 g/dL.
pH maior que 7,40.
Homem de 40 anos e 72 kg de peso apresenta creatinina de 4,0 mg/dL. O clearence de creatinina, em mL/min, estimado neste paciente é de
30.
15.
25.
50.
Uma senhora de 50 anos procura o Médico de Família e Comunidade queixando-se de fogachos e amenorreia há 1 ano. Ela pergunta sobre os prós e contras da Terapia Hormonal (TH). A favor da TH, o Médico pode argumentar com essa senhora que os estudos demostram a associação de TH com diminuição do risco de
câncer de mama.
trombose venosa profunda.
infarto do miocárdio.
fratura óssea.
acidente vascular encefálico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...